Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma ganha em quatro cidades do Grande ABC


A petista Dilma Rousseff também garantiu a vitória no Grande ABC. Ela ganhou do tucano José Serra em quatro cidades: São Bernardo, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra. O ex-governador de São Paulo ficou na frente em Santo André, São Caetano e Ribeirão Pires.
A maior vantagem da ex-ministra da Casa Civil na região ocorreu em Diadema. Na cidade comandada pelo correligionário Mário Reali, Dilma obteve 66,46% dos votos (160.238), ante 33,54% (80.874). Por outro lado, foi São Caetano que deu a mais larga vitória a Serra na região. Na cidade chefiada pelo aliado José Auricchio Júnior (PTB), o tucano ficou com 68,97% dos votos (62.329), contra 31,03% (28.038) de Dilma.
No primeiro turno, ela só havia perdido justamente no município dirigido por Auricchio. Mudaram de lado na segunda etapa e deram vitória a Serra os eleitores de Santo André e Ribeirão Pires.
A disputa mais apertada foi em Santo André, com 51,2% (207.663) para Serra e 48,8% (197.936) para Dilma.
Em números absolutos, Dilma conquistou 796.993 votos nas sete cidades do Grande ABC, contra 677.566 de José Serra, uma diferença de 119.427 votos.
Petista vence em 15 estados e no Distrito Federal
Em número de Estados, a vitória de Dilma Rousseff ontem foi menor do que a obtida no primeiro turno. No dia 3, a petista sagrou-se vencedora em 18 unidades da Federação, enquanto que agora ela terminou na frente em 15 Estados mais o Distrito Federal.
A maior diferença da petista ante o adversário tucano José Serra foi no Amazonas, onde ela teve 80,6% dos votos, contra 19,4% do ex-governador de São Paulo. Logo depois vem Maranhão (79,1% para Dilma e 20,9% para Serra) e Pernambuco (75,6%, contra 24,4%). São Estados que têm justamente dois aliados de primeira hora da petista: o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e o governador Eduardo Campos (PSB), respectivamente.
O senador eleito Aécio Neves (PSDB) não conseguiu cumprir a promessa de dar a José Serra a vitória no Estado. Dilma obteve dos mineiros 58,5% dos votos, contra 41,5% do tucano. Em contrapartida, a ex-ministra da Casa Civil viu seu avdersário virar o jogo no Rio Grande do Sul, que terá como governador o petista Tarso Genro. Entre os gaúchos, Serra obteteve 51% dos votos, ante 49% de Dilma. No primeiro turno, ela venceu no Estado.
UNÂNIME - Dilma conseguiu a unanimidade entre os nove estados da região Nordeste, motivados, principalmente pela alta aprovação de seu padrinho político, o presidente Lula, e pelo grande número de moradores que recebem o Bolsa Família. Além de Maranhão e Pernambuco, ela venceu em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Serra também teve sua unanimidade: venceu nos três Estados do Sul.
O Distrito Federal, única localidade em que Marina Silva (PV) saiu vitoriosa no segundo turno, desta vez escolheu Dilma. Na região que voltará a ser comandada pelo PT - com vitória de Agnelo Queiroz -, a nova presidente obteve 52,8%, contra 47,2% de Serra.
Além do Rio Grande do Sul, Dilma também amargou derrota em Goiás, outro Estado em que venceu no primeiro turno.

Nenhum comentário: