Powered By Blogger

sábado, 13 de novembro de 2010

parana

Portos do Paraná registram movimentação recorde

Redação e agências
A movimentação de mercadorias pelos portos do Paraná, em Paranaguá e Antonina, até o mês de outubro já superou todo o ano passado. Foram 32,6 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas até outubro, contra 31,2 milhões de toneladas em 2009, o que representa um aumento de 4,42%. Os dados foram divulgados ontem pela diretoria empresarial dos portos do Paraná.

No comparativo com o mesmo período do ano passado, a movimentação geral de cargas registrou aumento de 20% - até outubro de 2009, foram movimentadas 27,16 milhões de toneladas de mercadorias.
“Nossa expectativa é que a movimentação de mercadorias este ano pelos portos paranaenses chegue bem próxima ou supere o recorde registrado no ano de 2007, quando movimentamos 38 milhões de toneladas de mercadorias”, afirmou o superintendente dos portos do Paraná, Mario Lobo Filho.

Entre os destaques registrados, está a carga geral que apresentou aumento de movimentação de 21% no comparativo dos dez primeiros meses do ano com o mesmo período de 2009.
A exportação do açúcar ensacado foi um dos responsáveis por aumentar este índice. Até outubro, o aumento da exportação da mercadoria foi 52% maior em comparação com o mesmo período do ano passado.

Já os granéis sólidos registraram aumento de 22% na movimentação, sendo que o destaque ficou com a exportação de milho. Até outubro deste ano, foram 2,54 milhões de toneladas exportadas do produto, contra 1,55 milhão de toneladas no mesmo período de 2009 o que representou aumento de 64% nas exportações do produto.

A exportação de soja que foi de 5,23 milhões de toneladas cresceu 10% em relação a 2009, e o farelo de soja, 8%. O açúcar a granel também registrou aumento nas exportações - 16%. No comparativo do total registrado em 2009, a movimentação de granéis sólidos pelos portos do Paraná, até outubro deste ano, já superou todo o ano passado em 8%.

Importações

No que se refere às importações, o destaque maior é a movimentação de fertilizantes, que teve alta de 43% e fechou o mês de outubro com a importação de 4,93 milhões de toneladas.
A importação de sal também cresceu e passou de 106,1 mil toneladas até outubro de 2009 para 162,6 mil toneladas este ano (alta de 53%). A movimentação de granéis líquidos considerando importações e exportações aumentou 4% no comparativo dos dez primeiros meses do ano, chegando a 3,5 milhões de toneladas movimentadas

Nenhum comentário: