Powered By Blogger

sábado, 27 de novembro de 2010

parana

dez presos serão transferidos para o Paraná
Gustavo AzeredoDez presos do Rio serão transferidos para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, na manhã deste sábado. Nove deles são criminosos que participaram de incêndios de carros e ônibus nos últimos dias. A Secretaria de Segurança do Rio informou que outros presos nas operações policiais desses últimos dias também serão incorporados ao sistema penitenciário federal.

Hugo Leonardo de Souza Oliveira, de 23 anos, tentou atear fogo num carro na Tijuca. Fábio Ramos Calixto, de 22; Diogo Luiz Cunha Cafferes, de 27; Fabiano Cortes Ferreira, de 30; e Gilberto Victor da Silva Oliveira, de 26, foram presos após o ataque a um ônibus em Santa Cruz. Magnum Tavares dos Santos incendiou um ônibus em Vicente de Carvalho. Fernando Buecker dos Santos, de 26; e Wellington Pereira da Silva, de 21, foram presos após incendiar um ônibus em Botafogo. Alessandro do Santos Campos, de 18, foi preso em Vila Isabel com garrafas de gasolina, coquetéis molotov e uma pistola 9mm.

Além deles, será transferido Paulo Cézar de Figueiredo Cabral, o Bolão. O criminoso já estava preso e também teria ligação com os últimos ataques. Bolão comandava o tráfico de drogas no Morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana.

A transferência de Bolão já havia sido uma promessa do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, em maio, quando a Polícia Civil fez uma operação na comunidade. Na ocasião foi constatado que Bolão ainda mantinha controle sobre o Pavão-Pavãozinho. Além disso, foram descobertas cartas do traficante planejando atentados a uma das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Nas quatro penitenciárias federais restam 335 vagas a serem ocupadas atualmente. No Presídio Federal Porto Velho, em Rondônia, existem atualmente 159 detentos. Dez deles são do Rio. No Presídio Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, estão 136 detentos. O Rio conta com 31 internos. O Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, tem 38 presos. Doze são do Rio. O Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, conta com 164 internos. Vinte desses detentos são do Rio.

Nota rebate falha na segurança
Os Sindicatos dos Agentes Penitenciários Federais do Brasil divulgaram uma nota, ontem, em razão das cartas apreendidas endereçadas a Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, e Marcos Antonio Pereira Firmino da Silva, o My Thor. A nota rebate as acusações do deputado Raul Jungmann (PPS-PE). Com a descoberta das cartas e o anúncio da transferência desses presos de Catanduvas para Porto Velho, o deputado questionou a segurança das unidades federais. “Qualquer declaração, teoria ou mera divagação que pretenda impor responsabilidades ao Sistema Penitenciário Federal é falaciosa e desprovida de conhecimento”, diz um trecho do comunicado dos agentes.

Nenhum comentário: