Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

sinal dos tempos

Papa admite preservativos, mas só em “alguns casos”

Em livro, Bento 16 surpreende com declaração sobre um dos maiores tabus da igreja católica

Em um livro a ser lançado amanhã, o papa Bento 16 acena com uma mudança em uma das posições mais polêmicas da Igreja Católica: o veto ao uso de preservativos.

Na obra, baseada em 20 horas de entrevistas do Papa ao jornalista alemão Peter Seewald, ele admite o uso de camisinha em “alguns casos”.

Diante da repercussão da declaração, o Vaticano se apressou em emitir nota negando que tivesse havido mudança no discurso e na atitude da Igreja em relação à camisinha.

O fato é que, até agora, a posição oficial do Papa sobre a prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis se resumia a recomendar abstinência sexual e fidelidade no casamento.

No livro, que teve trechos publicados ontem no L’Osservatore Romano, órgão do Vaticano, o jornalista questiona o Papa sobre o fato de a Igreja ser fundamentalmente contrária ao uso da camisinha.

– Com certeza, (a Igreja) não vê (o preservativo) como uma solução real e moral – respondeu Bento 16.

Em seguida, o líder de 1,1 bilhão de católicos afirmou que “em certos casos, quando a intenção é reduzir o risco de infecção, pode ser um primeiro passo para abrir o caminho a uma sexualidade mais humana”. Observadores afirmaram que a declaração marca uma importante mudança de postura da Igreja sobre o tema.

– O Papa deu o passo em um momento maduro, que já era esperado – disse o vaticanista Luigi Accatoli, do jornal Corriere della Sera.

Bento 16 também se declarou contrário à proibição do véu islâmico integral (a chamada burca) em países como a França.

– No que se refere à burca, não vejo motivos para uma proibição geral – disse o líder religioso.

Nenhum comentário: