Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feriado de Páscoa é celebrado por cristãos e por judeus

Para judeus, a celebração dura oito dias.
Nas duas religiões, feriado faz menção a ‘passagem’.

'Ressureição de Cristo de Raphael' de Rafael Sanzio. (Foto: reprodução )Rafael
Sanzio, pintor italiano.  (Foto: reprodução )
A Páscoa é uma celebração que envolve o cristianismo e o judaísmo e apesar das crenças serem diferentes, as religiões apresentam semelhanças no significado da data. Passagem é a palavra chave para entender o feriado. Enquanto que para os judeus a Páscoa corresponde, entre outros significados, à passagem do povo judeu da condição de escravo para liberto, para os católicos a data significa a passagem da morte para a vida.

“Se não tivesse a Páscoa não existira a fé cristã”, explicou o professor universitário César Kuzma, que é coordenador do curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Para critérios religiosos, a data é mais importante do que o Natal porque significa o renascimento de Cristo.

Após a crucificação, Jesus morre na Sexta-feira Santa e ressuscita no domingo. Como Jesus era judeu e, para os judeus, o dia termina quando escurece, o cristianismo entende que o sábado à noite é o principal momento da Páscoa, quando se celebra a Vigília Pascal. “No domingo é a Páscoa por natureza”, disse César Kuzma.

O que a população deve refletir nesta época, disse Kuzma, é que a Páscoa “é um evento do passado que abre uma perspectiva de esperança”. Sobre os símbolos deste feriado, segundo o professor, o coelho e os ovos significam vida nova e o ato de presentear as pessoas queridas com ovos de chocolate é um gesto de amor, de fraternidade.
Logo após o carnaval, os fiéis católicos começam a se preparar para a Páscoa. É a chamada Quaresma, quando os cristãos ficam 40 dias sem comer carne. O carnaval é, portanto, a celebração que marca o início da preparação dos cristãos para a Páscoa. E neste período, conforme explicou o professor universitário, o povo se abstinha de comer carne, porque era uma comida de rei, de fatura. Na Quaresma “não se fazia nada de luxo”, então, era oferecido um banquete com diversidade de comida para marcar o início do período de preparação. Este banquete recebeu o nome de carnaval, como alusão ao alimento.

Nenhum comentário: