Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Governador e ministro da Justiça lançam nesta quinta-feira Gabinete de Gestão Integrada em Foz
27/04/2011 às 08:23

Além do GGI da Fronteira, serão criados três gabinetes de gestão municipais: um em Barracão, outro em Foz do Iguaçu e o terceiro em Guaíra.
Agência Estadual de Notícias

Estadual - Com o objetivo de reforçar as ações de segurança na fronteira com o Paraguai e a Argentina, os governos estadual e federal lançam nesta quinta-feira (28), em Foz do Iguaçu, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Segurança. Será o primeiro do gênero no País a cuidar do policiamento nas áreas de fronteira. O lançamento será feito em cerimônia prevista para as 10 horas, com a presença do governador Beto Richa, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e do secretário da Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida César.

O Gabinete de Gestão vai reunir um colegiado técnico, permanente, integrado por representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, polícias Rodoviária federal e estadual, Receita estadual e federal. Terá também a participação do Mato Grosso do Sul e a missão de planejar, coordenar e executar ações de combate ao crime no fronteira.

Além do GGI da Fronteira, serão criados três gabinetes de gestão municipais: um em Barracão, outro em Foz do Iguaçu e o terceiro em Guaíra. O GGI de Foz do Iguaçu ficará responsável pela coordenação.

“Esta é uma iniciativa importante para a formação de um cinturão de proteção no Estado”, diz o secretário Reinaldo do Almeida César. “O Paraná é um dos estados brasileiros que ainda não possuía um gabinete de gestão integrada e agora será o primeiro a contar com um colegiado específico para elaborar e executar operações de combate à criminalidade na região de fronteira, região que merece uma atenção especial”, destaca.

No Paraná, 19 municípios têm divisas com a Argentina e o Paraguai e 139 municípios estão na área de influência da fronteira.

Os detalhes da implantação do GGI foram acertados no começo do mês, em Brasília, durante reunião do governador Beto Richa com a presidente Dilma Roussef, em Brasília. A parceria envolve as forças de segurança pública do Paraná, do Mato Grosso do Sul e também as Forças Armadas Nacionais.

Segundo o secretário Almeida Cesar, a integração com o Ministério de Justiça, que não existia, já começou e vai trazer bons resultados positivos para todo o País. O secretário lembra que recentemente a secretária nacional de Segurança, Regina Miki, esteve no Paraná e fez um sobrevoo pela região, percorrendo um trecho do Rio Paraná para verificar alguns dos pontos mais vulneráveis.

O ministro da Justiça também esteve recentemente no Estado e, durante encontro com o governador Beto Richa, estabeleceu os primeiros passos da parceria. “Agora, eles voltam ao Estado para a implantação do Gabinete de Gestão Integrada na Fronteira. Será uma parceria fundamental para o fortalecimento do combate à criminalidade”, analisa Almeida César

Nenhum comentário: