Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Modelo encontrada morta em Ponta Grossa foi assassinada, diz IML

O corpo da modelo foi encontrado na casa dela no início de outubro.
Segundo IML, corpo apresentava sinais de estupro e asfixia.

Foi divulgado, nesta quarta-feira (30), o laudo do Instituto Médico Legal sobre a morte da modelo Agda Fátima Rocha, que aconteceu no início de outubro, em Ponta Grossa, no Paraná. Segundo o delegado Leonardo Carneiro, que investiga o crime, o laudo aponta indícios de que a vítima foi, de fato, assassinada. “O corpo apresentava equimoses, o que indica que ela foi arrastada até a cama onde foi encontrada”, disse.
Conforme o delegado, o laudo conclui que a causa da morte de Agda foi sufocação direta. “Havia indícios de obstrução das vias respiratórias”, contou o delegado. Conforme o laudo, a modelo ainda foi vítima de estupro por parte do assassino, pois o corpo também apresentava hemorragia genital.
A versão do suspeito de matar a modelo é diferente da tese defendida pela polícia. No dia em que foi preso, o homem afirmou ao delegado que ele e a modelo começaram a se beijar e iam ter uma relação sexual, mas ela caiu da cama e bateu a cabeça.

Famílias dormem em fila para garantir
vagas para os filhos em escolas do PR

Em Paranavaí, há pais acampados desde segunda (28) em frente às escolas.
Ainda faltam cerca de 200 vagas para o próximo ano na cidade.

Do G1 PR com informações da RPCTV
Em Paranavaí, região noroeste do Paraná, dezenas de pais passaram a noite desta quarta-feira (30) em frente a escolas e creches da região para garantir a matrícula dos filhos para 2012. Em algumas escolas, há pais acampados desde segunda-feira (28). E, apesar da espera, que não haverá vagas para todas as crianças no próximo ano.
Veja a reportagem do
Bom Dia Paraná, da RPCTV.

Embora tenha sido construída uma nova creche na cidade e outras unidades tenham sido ampliadas, as 300 novas vagas ainda não deverão dar conta de todos os alunos. Nessa nova creche, onde alguns pais esperam desde a tarde de terça-feira (29), as matrículas para 30 vagas no maternal começarão apenas às 14h desta quarta-feira.

Casal é encontrado morto a tiro em residência de Curitiba

Os corpos foram achados na noite de terça-feira (29), no bairro Cajuru.
Moça de 25 anos não ia para casa desde domingo (27), segundo a mãe.

Um casal foi encontrado morto dentro de uma casa em Curitiba, no bairro Cajuru, na noite de terça-feira (29). Os corpos do homem de 31 anos e da namorada, de 25, estavam com marcas de tiros. A polícia chegou até o local após a mãe da moça registrar um Boletim de Ocorrência, já que a vítima não voltava para casa desde domingo (27).
Por volta das 19h, a polícia realizou buscas na casa do namorado da mulher, e encontrou os corpos em cima da cama do quarto. De acordo com a polícia, a moça estava sem roupas, enrolada em um lençol, enquanto o rapaz vestia apenas bermuda. Ele era sócio de uma casa noturna de Curitiba.
A Delegacia de Homicídios investiga o caso, e uma perícia deve ser feita para apurar de onde partiu o tiro.

Sítios e chácaras do interior de São Paulo viram escritório do tráfico

De acordo com a polícia, carregamentos de drogas que vêm dos países vizinhos são escondidos em propriedades rurais do interior paulista.

No interior de São Paulo, várias cidades viraram entrepostos do tráfico drogas. As quadrilhas estão se escondendo em fazendas. Quase sete toneladas de maconha foram tiradas de circulação. A droga, incinerada pela polícia, foi encontrada em uma fazenda de cultivo de eucalipto e criação de gado.
A maconha estava escondida em buracos cavados na terra. Seis pessoas foram presas. Entre elas, estava Sidney, considerado um dos maiores traficantes do estado de São Paulo. Carros e caminhões também foram apreendidos.
As investigações mostram que as quadrilhas estão mudando de estratégia para tentar driblar a policia. De acordo com a polícia, carregamentos de drogas que vêm dos países vizinhos são escondidos em propriedades rurais do interior de São Paulo antes de seguiram para as maiores cidades brasileiras.
Para a polícia, uma das explicações para os traficantes atuarem no interior paulista é a facilidade de rotas. O contrabando que vem da Bolívia e do Paraguai entra no país pelas fronteiras de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Depois, por estradas secundárias, as mercadorias chegam a São Paulo, estado servido por rodovias que ligam as regiões Centro-Oeste e Sul à maior cidade do Brasil e ao Rio de Janeiro.
Nos últimos meses, a polícia já encontrou sete locais na zona rural que funcionavam como escritório do crime organizado. Em Gália, a polícia apreendeu crack, maconha, haxixe e pasta base de cocaína escondidos em tambores enterrados em uma chácara. Junto com a droga, foram encontrados revólveres e pistolas automáticas. O traficante foi preso.
Em Areiópolis, uma fábrica clandestina de cigarros funcionava em uma fazenda. O local tinha câmeras de monitoramento, e o cultivo de pepino era usado como fachada. No galpão havia grande estoque de fumo e centenas de caixas com inscrição em espanhol. Os cinco criminosos presos falsificavam também selos da Receita Federal. Toda a produção era distribuída no Nordeste. Máquinas avaliadas em R$ 5 milhões foram apreendidas.
“Na zona rural, nós temos menos pessoas e menos movimento. Então, se você dá uma aparência de normalidade em um sítio, não chama absolutamente a atenção, inclusive porque os vizinhos estão distantes. Com isso, dificulta uma denúncia sobre um local que esteja guardando droga ou desenvolvendo tráfico”, afirma o delegado seccional Marcos Mourão.
 


Vereador do CE morre após sofrer infarto durante sessão, diz hospital

Vereador passou mal quando discursava em sessão extraordinária.
Família deve decidir se corpo será ou não enviado ao IML, diz hospital.

Do G1 CE

Vereador morre após sofrer infarto (Foto: Câmara Municipal de Senador Pompeu/ Divulgação)Vereador morre após sofrer infarto (Foto: Câmara
Municipal de Senador Pompeu/ Divulgação)
O vereador José Linhares Filho ( PT) morreu na noite de terça-feira (29) após sofrer um infarto fulminante durante sessão na Câmara Municipal de Senador Pompeu, a 275km de Fortaleza. Segundo informações do hospital municipal de Senador Pompeu, o vereador de 49 anos chegou ainda respirando na emergência, mas morreu mesmo após atendimento com o médico plantonista.
O vereador passou mal quando estava discursando durante a sessão extraordinária por volta de 20h30, de acordo com informações da delegacia regional da Polícia Civil de Senador Pompeu. O hospital informou ainda que a família do vereador está decidindo se o corpo dele deve ser enviado ou não para o Instituto Médico Legal (IML), em Fortaleza, pois a vítima do infarto nunca havia apresentado problemas cardíacos.

Lei da Ficha Limpa entra na pauta desta quarta do Supremo

Julgamento da ficha limpa tinha sido suspenso por pedido de vista.
Ministro Joaquim Barbosa concluiu voto e permitiu volta do tema à pauta.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, incluiu na pauta de julgamento desta quarta-feira (30) três ações que tratam da aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012. A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.
Apesar de o tema ter oficialmente voltado à pauta, a decisão de voltar a julgar o caso deve ser tomada pelo presidente pouco antes do início da sessão.
A suspensão do julgamento ocorreu em sessão no início deste mês, quando o ministro Joaquim Barbosa pediu vista das três ações, que buscam esclarecer os efeitos da lei na eleição do ano que vem.
Conforme o G1 adiantou nesta segunda-feira (27) o voto de Barbosa ficou pronto na última sexta-feira, o que permite que o tema volte à pauta de julgamentos.  Antes da suspensão do julgamento, no último dia 9 de novembro, somente o relator do caso, ministro Luiz Fux, havia votado – a favor dos pontos da lei que garantem sua aplicação em 2012.
O Supremo vai analisar ponto a ponto a lei e definir se as regras são constitucionais e podem ser aplicadas às eleições municipais de 2012.
As ações que buscam definir os efeitos da norma para 2012, foram apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).
O primeiro impasse sobre a Lei da Ficha Limpa surgiu com a dúvida sobre sua aplicação nas eleições de 2010. De acordo com a Constituição, a lei que altera o processo eleitoral não pode ser aplicada no mesmo ano que entrou em vigor. Com base nesse argumento, em março deste ano, a maioria dos ministros do STF derrubou a validade da norma para o pleito do ano passado.
Diante das divergências em torno da aplicação da Ficha Limpa, passados 13 meses do fim das eleições, há políticos que, mesmo tendo conseguido votos suficientes para se eleger, ainda tentam na Justiça assumir os mandatos.
No julgamento, o Supremo vai analisar se a lei tem pontos que contrariam a Constituição. Para alguns ministros do STF, o fato de a lei atingir condenações anteriores à sua vigência seria contrário ao princípio da segurança jurídica.
O artigo 5º da Constituição afirma que "não há crime sem lei anterior que o defina". Dessa forma, os condenados por órgãos colegiados antes da lei não poderiam ser punidos agora. Se prevalecer essa tese, a Lei da Ficha Limpa valerá apenas para condenações ocorridas depois da edição da norma.
A Lei da Ficha Limpa é questionada ainda por declarar inelegíveis políticos que ainda poderiam recorrer das condenações que sofreram.
Segundo os críticos da lei, a ficha limpa contraria o chamado "princípio da presunção de inocência", pelo qual uma pessoa só pode ser considerada culpada depois de esgotadas todas as possibilidades de recurso.
 

Paraná tem 39 municípios com médio e alto risco de epidemia de dengue

Trinta e nove municípios do Paraná apresentam risco de ocorrência de epidemia de dengue. A informação consta do levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti no Paraná (Liraa), realizado em 59 municípios e divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde durante a 8ª reunião do Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue, realizada na segunda-feira (28) em Curitiba. O risco de epidemia é apontado como alto em quatro municípios e médio em 35. Na lista aparecem São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí e Jardim Alegre no Vale do Ivaí. Veja a lista



Alto risco (igual ou superior a 4%)
Guaíra – 5,6%
Capanema – 5,3 %
Loanda – 5,3%
Nova Londrina – 4,4%
Médio risco (entre 3,9% e 1%)
Medianeira
Iporã
Marechal Cândido Rondon
Mamborê
Rondon
Paraíso do Norte
Matelândia
São Pedro do Ivaí
Icaraíma
Nova Aurora
Tapejara
Paranavaí
Sarandi
Palotina
São João do Ivaí
Cianorte
Cidade Gaúcha
Nova Esperança
Porecatu
Goioerê
Umuarama
Assis Chateaubriand
Toledo
Quedas do Iguaçu
Sertanópolis
Santa Helena
Barracão
Missal
Florestópolis
Rolândia
Santa Terezinha do Itaipu
Altônia
Cruzeiro do Oeste
Paiçandu
Jardim Alegre

Por falta de água, presos fazem rebelião em delegacia superlotada

Revolta começou na noite de terça (29) e durou cinco horas, em Cianorte (PR).
Cerca de 170 presos dividem espaço projetado para 40 pessoas.

Cerca de 170 presos da delegacia de Cianorte, norte do Paraná, iniciaram uma rebelião na noite de terça-feira (29). Das 23h até as 4h desta quarta (30), eles colocaram fogo em colchões e destruíram diversas celas. O motivo da revolta, segundo a polícia, foi a falta de água que atingiu o bairro onde fica a delegacia.
"Começou por falta de água, mas faltou em todo o bairro e eles foram avisados várias vezes. Eles não têm consciência, quebraram tudo", reclamou ao G1 um funcionário da delegacia. Para conter a rebelião, 80 policiais de Umuarama, Maringá e outras cidades vizinhas foram chamados. Três presos ficaram feridos na confusão, e foram encaminhados para a Santa Casa de Cianorte. O problema, de acordo com os policiais, foi intoxicação por fumaça.
A carceragem da delegacia está superlotada. Os 170 detentos ocupam um espaço que deveria abrigar apenas 40 pessoas. Depois da destruição, parte da carceragem foi interditada e todos os presos foram levados para uma das alas da cadeia.
Uma reunião ainda na manhã desta quarta-feira deve definir se haverá transferência de presos, e serão avaliados os estragos e reformas necessárias.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Investigação: Corpo de jovem é encontrado enterrado em fundo de vale de Lerroville, em Londrina‏

A Polícia Militar encontrou o corpo de um homem, por meio de denúncia anônima, em fundo de vale do Distrito de Lerroville, zona sul de Londrina. José Castorini Domingues, 27 anos, estava desaparecido desde sábado (26). A perícia criminal constatou que a vítima foi morta com diversos golpes de faca e enterrada em uma cova feita no fundo de vale. O corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Domingues tinha diversas passagens pela polícia e o crime pode ter sido provocado por acerto de contas. Um inquérito foi aberto para apurar o assassinato.

Morte em IVAIPORÃ- Homem é encontrado morto em sua residência

Uma senhora de nome Rosana Aparecida Alves dos Santos, entrou em contato com a Polícia, informando que havia encontrado morto, um cidadão identificado por Alfredo Brandão, 71 anos. O fato aconteceu na Rua Sapopema, no Jardim Paraná às 09h40min de segunda-feira, 28. A mulher relatou que ao passar próximo na residência sentiu um odor desagradável, e que ao observar pelo vão de uma janela viu a vítima caída no chão da sala. Com a chegada da equipe Policial, constatou-se que o homem estava em óbito. O corpo foi levado para o IML com uma provável morte por causa natural.

Queria arroz, feijão e batatinha’, diz garoto que pediu cesta básica no Natal

As agências dos Correios de Maringá, no norte do Paraná, esperam, até o dia 9 de dezembro, pela adoção de cartas endereçadas ao Papai Noel. Na cidade, mais de 3 mil crianças carentes esperam por um presente no dia de natal.
Os pedidos variam bastante. Há quem queira uma bicicleta, como Gabriel, de nove anos. Outros querem ajuda para continuar os estudos, como a pequena Maria Vitória, que pediu material escolar.
Mas também há quem queira ajudar a própria família, Mateus, que pediu duas cestas básicas. O pai dele está desempregado e tem dificuldade para arrumar trabalho por conta de ter perdido a mão direita. “Queria que tivesse arroz, feijão, salada, batatinha, óleo, sal”, diz o menino, que não sabe se será possível ter o desejo realizado no natal.
O supervisor dos Correios, Reginaldo Silva, explica que, para ajudar as crianças basta ir a uma agência dos Correios, adotar uma carta e entregar o presente. “Nós temos algumas crianças humildes, que sonham e que a gente poderia ajudar”, diz a professora Sônia Benites.

VIOLÊNCIA: Menina de 7 anos é violentada após sua festa de aniversário

Uma menina de 7 anos foi estuprada em Cambé, neste domingo, logo após a sua festa de aniversário. O principal suspeito de ter cometido o crime é um jovem, T.G.L., de 23 anos, um dos convidados para a comemoração, realizada na casa da família da criança.
Os pais da menina teria ido até a calçada da residência se despedir de parentes e o rapaz teria ficado com a menor. A retornarem, perceberam sangue na criança e perguntaram o que havia ocorrido. Ela narrou o episódio de violência e T.G.L., que deixou o local rapidamente, passou a ser procurado pela polícia.
Acabou detido e foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Cambém na manhã desta segunda-feira (28). Policiais comentaram que ele confessou o crime.

Dezoito presos fogem de delegacia na Grande Curitiba durante a madrugada

Presos da delegacia de Colombo fugiram por buraco na parede.
Até as 7h30, nenhum deles havia sido recapturados.

  
Dezoito presos fugiram na Delegacia do Alto Maracanã em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada desta terça-feira (29). Segundo a Polícia Militar, eles fugiram através de um buraco na parede no fundo de uma das celas.

A PM faz buscas na região, mas nenhum preso foi recapturado até as 7h30. Segundo um policial, 34 homens estavam presos na carceragem da delegacia que tem capacidade para 12 pessoas.
Havia policiais de plantão no momento da fuga, contudo, um deles informou que ninguém percebeu a movimentação.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Locutor morre no ar em rádio de Iacanga, SP

O homem parou de falar pouco depois do início do programa.
Um funcionário encontrou o locutor caído na mesa
.

Um locutor de uma rádio da cidade de Iacanga, no interior de São Paulo,  teve mal súbito e morreu no ar durante um programa ao vivo da rádio, no início da manhã desta segunda-feira (28). Segundo um funcionário da emissora, Jeltro Pereira Barbosa, conhecido na cidade como “Del Porã”, narrava um programa sertanejo que começa às 5h.
Pouco depois, no início do programa, o locutor parou de falar de repente. Um funcionário, que estava ouvindo o programa de casa, foi até a rádio e encontrou o locutor caído na mesa do estúdio. Ele chamou o Samu, os enfermeiros ainda tentaram reanimar a vítima por quase uma hora, mas sem sucesso.
De acordo com os amigos e funcionários da rádio, Del Porã tinha 68 anos e tinha problemas de coração, inclusive usava três pontes de safena. O estado de saúde do locutor tinha piorado há cerca de duas semanas. O locutor será velado no Velório Municipal e em seguida sepultado no Cemitério Municipal da cidade.

Enem para detentos será aplicado nesta segunda e terça-feira

No total, há 14.118 candidatos inscritos.
Exame também serve para obter certificado de conclusão do ensino médio.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os presidiários e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas privados de liberdade serão aplicadas nesta segunda-feira (28) e terça-feira (29), nos estabelecimentos prisionais e nas unidades de internação.
No total, neste ano há 14.118 inscritos. Em 2010,14 mil internos de cerca de 500 presídios se inscreveram no exame.
São Paulo é o estado com maior número de inscritos, com 6.878, seguido do Rio Grande do Sul com 934. Paraná aparece em terceiro, com 879. Espírito Santo teve 762 participantes.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Todas as Notícias (Inep), do Ministério da Educação, as unidades prisionais ou socioeducativas são indicadas pelas secretarias de segurança pública de cada estado, secretarias de justiça, órgãos da administração penitenciária e subsecretaria de promoção dos direitos da criança e do adolescente. Cada unidade conta com um responsável pedagógico encarregado da inscrição dos participantes.
Segundo o edital, a participação no Enem é voluntária. A prova é destinada àqueles que já concluíram o ensino médio ou àqueles que não terminaram essa etapa, mas pretendem obter o certificado de conclusão por meio da prova. Ainda segundo o edital, não podem participar dessa edição do Enem pessoas que tiverem a liberdade decretada antes do exame.

Funcionário morre atropelado dentro do pátio de empresa de ônibus no PR

Homem de 45 anos foi atingido por ônibus que era manobrado em marcha ré.
Acidente foi no início da manhã desta segunda-feira (28), em Curitiba.

Um homem de 45 anos morreu atropelado por um ônibus dentro do pátio da empresa de transporte coletivo CCD, em Curitiba, onde ele trabalhava. O acidente foi por volta das 6h desta segunda-feira (28), segundo informações da Polícia Militar (PM).

O responsável do setor de acidentes da empresa, Sebastião Ferreira dos Santos, disse ao G1 que um outro funcionário da empresa estava manobrando um veículo, não viu o colega e o atingiu ao acionar a marcha ré. A vítima também era motorista e havia acabado de chegar para começar a trabalho.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba. Segundo Santos, “nunca houve” acidente semelhante a este na empresa.

O homem que dirigia o ônibus tem 54 anos e presta depoimento na Delegacia de Delitos do Trânsito (Dedetran). Às 9h40, o superintendente da Dedetran Santos disse que está recebendo as primeiras informações e o delegado Armando Braga Neto deve acompanhar o caso.

Saúde

Caminhada contra o câncer de mama reuniu três mil pessoas em Curitiba - 28/11/2011 09:40

A caminhada Unidos pela Vida – Vista-se de Rosa, promovida pelo Governo do Paraná neste domingo (27), teve o objetivo de incentivar as mulheres a fazer exercício físico e adotar hábitos saudáveis para prevenir a doença. No Paraná, 759 mulheres morreram em 2010 em decorrência do câncer de mama. Em 2011, já são 651 mortes. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que surjam 3,5 mil casos novos da doença por ano no Estado.

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, participaram da caminhada de cerca de 4 quilômetros entre a Praça do Japão e o Parque Barigui, que reuniu em torno de três mil pessoas. Caputo Neto ressaltou que o governo investe na promoção da saúde integral das mulheres, com o trabalho incansável das equipes voltado à redução da mortalidade materno-infantil e à prevenção e controle do câncer ginecológico e de mama.

“Vamos intensificar as ações para derrubar os números de câncer de mama no Estado. A detecção precoce aumenta as chances de cura da doença e temos tecnologia para isso”, afirmou o secretário da Saúde. O câncer de mama ainda é principal causa de morte entre as mulheres no mundo.

Fernanda Richa destacou que a iniciativa sensibiliza mulheres de todas as idades. “A caminhada foi um sucesso. Mobilizamos a cidade inteira em prol da causa e com apoio de todos certamente venceremos o câncer de mama”, disse.

A deputada federal Cida Borghetti também participou da caminhada e disse que esta é uma vitória de todas as mulheres. “As mobilizações são de extrema importância, pois chamam a atenção para o diagnóstico precoce”.

A caminhada foi o último evento promovido pelo Governo do Paraná neste mês com o foco na prevenção do câncer de mama. A lei 12.116 institui o dia 27 de novembro como dia nacional de luta contra a doença.

HOMENAGEM - Ao final do percurso, as mulheres que já lutaram contra a doença foram homenageadas pelos participantes, entre elas a ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira, que lutou 10 anos contra o câncer e morreu neste

Fiesta bate em poste de eletricidade próximo a Lunardelli



O acidente ocorreu por volta das 18h30 na PR 082 na conhecida curva da peróbinha próximo a Lunardelli. Leirianne de Caíres Santana 30 anos conduzia um Ford Fiesta Sedan placas ATL 1285 de Pinhão/PR, quando perdeu o controle do carro, saiu da pista e colidiu no poste de eletricidade. No carro, além da motorista, também estava uma criança, ambas tiveram ferimentos leves.

Briga e facadas em Cruzmaltina

Foi na madrugada de domingo (27), segundo a Policia Militar, na festa de rodeio, começou uma briga no meio da multidão, e um indivíduo não identificado feriu duas pessoas com golpes de faca, uma das vitimas teve uma perfuração no tórax e a outra no braço, as vitimas foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Municipal de Faxinal, o autor das facadas está foragido.

Três crianças desaparecem no rio Paranapanema


Três crianças de idades desconhecidas se afogaram no rio Paranapanema no início da noite deste domingo (27). A ocorrência foi registrada na região de Jacarezinho (Norte Pioneiro), na estrada para Ribeirão Claro (24km de Jacarezinho). Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, as vítimas acompanhavam um adulto que estava pescando no local. Elas decidiram entrar na água e acabaram sendo levadas pela correnteza.
Os bombeiros foram acionados por volta das 18h para realizar uma operação de busca. Devido ao longo período sem qualquer pista, acredita-se que as crianças tenham mesmo morrido. O IML de Jacarezinho já foi chamado para recolher os corpos.
Até as 20h deste domingo, os corpos ainda não haviam sido localizados.          Informações com o Bonde

Pai e madrasta são presos por morte de menina de 2 anos em SP

Crime aconteceu na Zona Leste da capital.
Corpo foi deixado em um bueiro.

Do G1 SP

O pai e a madrasta de uma menina de 2 anos foram presos em flagrante suspeitos de matar a criança na Zona Leste de São Paulo. O corpo dela foi deixado por ele em um bueiro no Jardim Iva neste domingo (27).
Segundo a Polícia Militar, o homem de 30 anos assumiu que forjou um assalto. Ele ligou para a central telefônica da PM por volta das 10h deste domingo, afirmando ter sido abordado por criminosos em duas motos que levaram seu carro com a filha dentro.
Uma hora depois, a polícia encontrou o veículo em uma rua do Jardim Iva. Moradores disseram à polícia que o carro havia sido deixado no local por volta das 6h. A PM também estranhou o fato de o motor estar frio.
Em conversa com a polícia, ele teria confessado que matou a menina e a jogou no bueiro. O depoimento em que ele admite ter batido na criança foi gravado pela polícia. A madrasta, de 22 anos, também teria participado do crime e foi presa.
"Eu bati muito forte, sei que já ficou inchado na hora. Com a queda da cabeça, fiquei com medo de levar ela no médico. Ela piorou mesmo de quarta pra quinta. Quando foi na sexta-feira de manhã, acordei, mandei a minha mulher ver. E a mulher falou: ‘Ela não tá respirando, não’. Deixei ela embrulhada no cobertor pra ver o que eu vou fazer. Aí, ficava pensando se levava no médico, ia ver o machucado na cabeça e o roxo do olho. Iam falar que eu tinha espancado a menina. Falei é ruim, né, não vou pra cadeia por causa disso daí", contou o pai.
Segundo o delegado Arli Antônio Reginaldo, do 69º DP, em Teotônio Vilela, a menina tinha hematomas pelo corpo e havia sido vítima de maus-tratos.
A mãe de Cauane, Jéssica de Moura, havia visto a filha pela última vez no dia 12 de outubro. “Não esperava que ele fosse fazer uma dessas com ela”, disse Jéssica.
O pai e a madrasta da vítima irão responder a processo por falsa comunicação de crime, ocultação de cadáver e homicídio duplamente qualificado. Para a polícia, eles a mataram por motivo fútil e usando meio cruel.
 

Motorista de ônibus é linchado após passar mal e bater veículo em SP

Coletivo bateu em três carros e em três motos em Sapopemba.
Pessoas que estavam em baile funk espancaram condutor.

Um motorista de ônibus foi espancado até a morte em Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, após perder o controle do veículo e bater em três carros e em três motos na noite deste domingo (27). Segundo a polícia, ele teve um mal súbito ao volante, o que fez com que deixasse de controlar o veículo.
Após o ônibus bater nos carros e motos, uma passageira puxou o freio de mão, o que fez com que o veículo parasse. Perto do local, ocorria um baile funk em uma praça. Pessoas que estavam no local passaram a depredar o ônibus e entraram no veículo para agredir o motorista de 59 anos, que foi espancado até a morte. Ninguém foi preso. O caso foi registrado e será investigado pelo 69º DP, em Teotônio Vilela.
Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), os motoristas da empresa de ônibus Via Sul no Parque Santa Madalena não saíram para trabalhar durante a madrugada. Às 3h30, foi acionado o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) para as linhas 314J/10 (Pq. Santa Madalena - Metrô Liberdade) e 4222/10 (Pq. Santa Madalena – Pça. João Mendes). A expectativa da SPTrans é que os motoristas retornem aos trabalhos após o enterro do colega morto na noite deste domingo

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 20 milhões nesta quarta

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.340 da Mega-Sena, sorteadas no sábado (26) em Wenceslau Braz (PR). A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado no dia 30, está estimado em R$ 20 milhões. Confira os números: 13 - 21 - 30 - 36 - 59 – 60 A CEF informou ainda que 71 apostas acertaram a Quina e levarão, cada uma, R$ 29.502,90. Já os 6.148 que fizeram quatro dezenas vão receber R$ 486,73 cada.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Noivos morrem em colisão a 15 dias do casamento

Um casal de noivos  morreu na noite desta quinta-feira (24), por volta das 21h30, em uma colisão frontal na rodovia BR-153, em Santo Antônio da Platina. Os dois jovens iriam se casar no dia 10 de dezembro.
Anderson Willen Sampaio Maia, 21, e Graciana Maria Carvalho, 18, estavam numa moto 125, com placas de Jacarezinho, e colidiram frontalmente com um veículo GM Captiva, com placas de Londrina, durante uma ultrapassagem a dois caminhões. Há informações que um dos caminhões tenha fechado o casal da moto, obrigando-o a jogar para a pista contrária para não colidir com o caminhão mas acabou dando de frente com o carro.
Segundo o motorista do Captiva, Guilherme Matos, 23, ele teria tentado evitar o choque mas não houve tempo suficiente.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o tráfego teve que ser reduzido para meia pista durante três horas.
As vítimas morreram no local e os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Jacarezinho. (Com informações do NP Diário)

Menino de oito anos morre em Curitiba, vítima de bala perdida

Ele foi atingido na noite quinta-feira (24), no bairro Tatuquara.
Rapaz de 18 anos, que também foi atingido, seria o alvo dos atiradores.

Um menino de oito anos foi morto, vítima de bala perdida, na noite de quinta-feira (24), em Curitiba. Segundo a polícia, ele estava na rua Irmã Faustina Kovalska, no bairro Tatuquara, quando dois homens em um veículo dispararam em direção a outra pessoa, mas acertaram o menor.
A Polícia Militar informou que o menino foi socorrido pelo próprio pai, que tentou leva-lo à Unidade de Saúde do bairro Pinheirinho. No entanto, ele já chegou sem vida ao hospital. Um rapaz de 18 anos também foi atingido, socorrido pelo Siate e encaminhado para o Hospital do Trabalhador.
O delegado Rubens Recalcatti, da Delegacia de Homicídios, confirmou que o alvo dos disparos era o jovem que ficou ferido, e que o menino foi atingido por estar no local. O motivo dos tiros está sendo investigado. “Nós vamos apurar agora o que ele tinha de bronca, e porque ele era o alvo”, afirmou Recalcatti ao G1.
 

Fábrica do Paraná produz camisetas com garrafas PET recicladas

Camisetas são produzidas em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais.
Preço é 20% mais caro do que as camisetas normais.

Comente agora
Uma fábrica de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná, faz camisetas com tecido feito de garrafas PET recicladas. As camisetas são especiais para a prática de esportes de aventura.
O fio para confecção do tecido ecológico é feito em Maringá, no norte do estado. O processo começa com a transformação das garrafas em uma fibra sintética, semelhante ao algodão. Depois dessa etapa, o material segue para Santa Catarina, onde é transformado em tecido e volta para Ponta Grossa, onde são costuradas as camisetas.
A fabricação da malha reciclada usa apenas 30% da energia que seria usada pra se fazer a malha do modo convencional.  Duas embalagens do produto são necessárias para fabricar uma camiseta. Em média, o custo é 20%  mais caro
do que as camisetas normais.
25/11/2011 08h42 - Atualizado em 25/11/2011 08h42

PM encontra 25 mudas de maconha perto de Torre Digital de TV, no DF

Policiais chegaram à plantação depois de denúncia anônima.
Dono das mudas não foi identificado.

Do G1 DF

As 25 mudas encontradas foram levadas para a Delegacia de Sobradinho (Foto: Divulgação)As 25 mudas encontradas foram levadas para a
Delegacia de Sobradinho (Foto: Divulgação)
A Polícia Militar encontrou, na noite desta quinta-feira (24), uma plantação de maconha perto da Torre de TV Digital, em Sobradinho, a 22 quilômetros de Brasília.
Cerca de 25 mudas estavam plantadas em oito jarros. Os policiais chegaram ao local depois de uma denúncia anônima. Um helicóptero e três cães farejadores ajudaram nas buscas.
A polícia ainda não identificou quem plantou as mudas, que foram levadas para a Delegacia de Sobradinho.
 

Idosa capota em rodovia e é salva antes de fogo destruir carro em MG

Acidente aconteceu na MG-050, em Passos, no Sul do estado.
Mãe e filha tiveram ferimentos leves.

Uma idosa de 73 anos que dirigia um carro cochilou ao volante e capotou na MG-050, em Passos, na Região Sul de Minas Gerais, nesta quinta-feira (24). Ela e a filha de 34 anos estavam no veículo. O carro pegou fogo em seguida e ficou totalmente destruído.
As vítimas conseguiram escapar das chamas. Segundo a Polícia Militar Rodoviárial, as duas foram encaminhadasm sem gravidade, à Santa Casa da cidade.
Um candidato aprovado no concurso da Polícia Civil do Paraná morreu ao realizar o teste de aptidão física (TAF), na tarde desta quarta-feira (23), no Colégio Estadual do Paraná (CEP), no Alto da Glória. Julio César Luiz, 40 anos, sofreu um mal súbito quando completava a terceira volta – metade da prova – correndo na pista de atletismo. Ele foi atendido por socorristas do Samu, mas morreu no local.
A fatalidade aconteceu por volta das 14h, quando ocorria a penúltima etapa de admissão para o concurso da Polícia Civil. Júlio havia passado pelas primeiras provas de conhecimentos e foi aprovado para realizar o teste de aptidão física para investigador.
O socorrista do Samu, Uesleis Onofre, contou que a ambulância estava de prontidão nas dependências do colégio e realizou os primeiros socorros, até a chegada do médico, que tentou reanimá-lo por quase meia hora. “Ele deu duas voltas na pista e na terceira caiu no solo. Provavelmente teve um infarto fulminante. Foi colocado dentro da ambulância até o médico chegar”, disse.
De acordo com um membro da organização do concurso, mais de cem candidatos foram chamados para fazer as provas físicas, realizadas num período de 30 dias. Julio era um dos últimos, já que os testes acabam nesta sexta-feira (25).
Julio era solteiro e morava com a mãe em Arapongas, onde atuava como conselheiro tutelar.
Nota
O Departamento da Polícia Civil emitiu nota em seu site oficial lamentando a morte do candidato a investigador da instituição. “Conforme atestado emitido em 16 de novembro deste ano pelo laboratório Logos de Arapongas, assinado pelo médico Jefferson Crespigio, o candidato apresentava-se em plenas condições para a realização da prova de aptidão física”, confirma a nota.
A comissão da prova informou que o exame apresentado é obrigatório e sem ele o candidato não pode participar dos exercícios que fazem parte da penúltima etapa para o ingresso na instituição.

Juiz derruba norma de idade mínima para criança entrar no fundamental

Nesta semana, uma notícia repercutiu em todo Brasil. Um juiz federal derrubou a norma que estabelecia idade mínima para a criança ingressar no primeiro ano do ensino fundamental e desencadeou uma polêmica entre educadores e pais de alunos. A regra foi suspensa em todo o Brasil por uma decisão da Justiça Federal de Pernambuco. A liminar deixa para a escola a decisão de aceitar ou não a matrícula antes da hora. Segundo o juiz, as escolas, principalmente as particulares, dispõem de recursos pedagógicos suficientes para impedir que crianças que ainda não estejam preparadas entrem no ensino fundamental. O sindicato dos donos de escola teme a pressão das famílias de alunos para aceitar a matrícula em idade fora das normas. Para a secretária de Educação Básica do MEC, Maria Do Pilar Lacerda, a medida judicial não forçará a mudança nas regras.

Câmara de Sarandi, no PR, é alvo de tiros durante a madrugada, diz polícia

Disparos foram efetuados de pistola nove milímetros, segundo a polícia.
Delegado investiga se o caso trata-se de atentado ou de protesto.

A Câmara Municipal de Sarandi, no norte do Paraná, foi alvo de pelo menos 15 tiros durante a madrugada desta sexta-feira (25), segundo a Polícia Civil. Após serem acionados por uma testemunha, os policiais verificaram que as cápsulas eram de pistola nove milímetros. Essa mesma testemunha contou à polícia que um rapaz, que estava em um carro preto com outros dois homens, desceu do veículo e efetuou os disparos. Ninguém ficou ferido.
O delegado Leandro Munin afirmou ao G1 que está investigando se o caso trata-se de um atentado ou de protesto. "Na semana passada o aumento no salário dos vereadores foi aprovado, isso pode ser uma das razões para uma possível revolta", disse Munin.
Até as 8h ninguém havia sido preso.
Recentemente, a Câmara Municipal de Maringá e a sede da afiliada da Rede Globo, RPC TV, também foram alvos de disparos.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Menores apreendidos com droga em São Pedro do Ivaí

Três menores de idade foram apreendidos em São Pedro do Ivaí portando maconha, os menores com idade de 15,16 e 17 anos. O menor de 16 de anos é de São João do Ivaí, já conhecido da Policia, os outros menores são de São Pedro do Ivaí. Todos foram encaminhados para Delegacia de Jandaia do Sul, já que na Delegacia de São Pedro está sem escrivão de policia.  Todas as vezes que alguém é preso temos que deslocar para Jandaia do Sul isso tem dificultado nosso trabalho disse um policial militar que pediu para não ser identificado, esperamos que isso seja resolvido logo e que seja nomeado um escrivão para nossa delegacia.

Quadrilha especializada em assaltos a idosos é presa no PR, diz polícia

Quadrilha atuava em Maringá, norte do Paraná; veja imagem de assalto.
Quatro homens e uma mulher foram presos.

Quatro homens e uma mulher foram presos suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assaltos a idosos no Centro de Maringá, norte do Paraná. A Polícia Civil conseguiu chegar aos criminosos através de imagens de câmeras de segurança, que flagraram alguns dos assaltos.
Veja a reportagem do Bom Dia Paraná, da RPC TV
Nas imagens, é possível perceber que o bando se mistura com outras pessoas no meio da rua e roubam a carteira do bolso da vítima. Ao perceber o assalto, o idoso olhou para trás, mas não conseguiu identificar quem era o ladrão.
'Mais ou menos cinco ou seis estavam atrás de mim. Na hora não deu pra saber quem bateu a mão no meu bolso", disse uma das vítimas, que não quis se identificar.
Segundo a polícia, a mulher  escolhia as vítimas e repassava as informações para os outros ladrões, que as assaltavam.

Polícia apreende maconha escondida em tábuas de cortar carne, no Paraná

Apreensão foi realizada em Irati, sudeste do estado.
Além das 100 tábuas, os policiais apreenderam uma pistola e munição.

Do G1 PR, com informações da RPC TV

100 tábuas estavam recheadas de maconha.  (Foto: Divulgação / PRF)100 tábuas estavam recheadas de maconha. (Foto: Divulgação / PRF)
Um homem foi preso com 79,6 kg de maconha escondidos dentro de tábuas de cortar carne na noite de quarta-feira (24), em Irati, no sudeste do Paraná. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o preso estava em um ônibus de turismo, que seguia de Foz do Iguaçu, oeste paranaense, para Curitiba. As 100 tábuas recheadas de maconha estavam embaladas e foram encontradas no bagageiro do ônibus. Além do entorpecente, os policiais ainda apreenderam uma pistola e munição.

Quatro homens são presos e menor é apreendido com drogas no Paraná

Apreensões ocorreram em Curitiba e Região Metropolitana.
Foram apreendidos 97,8 kg de maconha e 37 kg de crack.

A  Polícia Militar (PM) apreendeu 97,8 kg de maconha, por volta das 22h, de quarta-feira (23), em Curitiba. A droga estava escondida em pneus de caminhão dentro de uma kombi.
De acordo com os policiais, três pessoas foram presas e encaminhadas para a Polícia Federal. Um menor, que também estava no veículo, foi apreendido e encaminhado para a Delegacia do Adolescente.
Em uma outra apreensão, realizada no início da amanhã desta quinta-feira (24), foram apreendidos 37 kg de crack em um táxi, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O motorista também foi preso e encaminhado para a Polícia Federal.

Aposentado morto em assalto em SP ouvia música dentro de carro

Segundo família, vítima costumava fazer isso todas as tardes.
Dois suspeitos foram presos após fuga na Zona Leste.

O aposentado de 67 anos morto durante um assalto nesta quarta-feira (23) na Zona Leste de São Paulo ouvia música em seu carro quando foi abordado pelos criminosos. Segundo sua família, ele costumava fazer isso todas as tardes.
Segundo a polícia, o idoso foi abordado por dois homens. Como ouvia música e demorou para sair do veículo, os assaltantes atiraram. A vítima foi atingida no peito e morreu.
Os ladrões levaram o carro, mas rodaram apenas 2 km. Com problemas mecânicos, o veículo parou de funcionar. Eles abandonaram o carro e roubaram outro automóvel, mas acabaram presos pela polícia.
Um dos suspeitos tem 17 anos – ele foi encaminhado para a Fundação Casa. O outro, de 24 anos, foi preso em flagrante e vai responder por latrocínio.

Pescadores profissionais do Paraná já podem pedir o Seguro Desemprego

O governo do Paraná divulgou as regras para que pescadores profissionais possam receber o seguro-desemprego durante o período da Piracema. Pescadores que exercem suas atividades de forma artesanal podem requerer o seguro junto às Agências do Trabalhador, desde que possuam registro no Ministério da Pesca e Aquicultura.
Quem fizer o pedido terá direito a quatro parcelas do seguro, no valor de R$ 545, equivalentes a um salário mínimo. As parcelas serão pagas a partir do dia 1º de dezembro. No noroeste do Paraná, cerca de 2 mil pescadores têm direito ao seguro.                  Do G1 PR com informações da RPCTV

Mega-Sena acumula e prêmio deve ir a R$ 16 milhões

58 apostas acertaram a Quina, com R$ 23.616,19 para cada uma delas.
A Quadra registrou 5.087 apostas certas e cabe a cada uma R$ 384,66.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.339 da Mega-Sena, sorteadas nesta quarta-feira (23) em Wenceslau Braz (PR). A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado sábado (26), é de R$ 16 milhões.
Confira os números: 07 - 10 - 14 - 16 - 54 - 59
A Quina vai premiar 58 apostas, com R$ 23.616,19. A Quadra registrou 5.087 apostas certas, e cabe a cada uma delas R$ 384,66.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Operação interdita farmácias 
por venda de remédios de distribuição gratuita na região .
Ação aconteceu em: Cambé, Londrina, Rolândia, Apucarana, Califórnia e Marilândia do Sul
A operação Dose Certa – que envolveu técnicos das vigilâncias sanitárias do Estado e municípios, Polícia Civil, Receita Estadual e Conselho Regional de Farmácia – interditou nesta terça-feira (22) nove farmácias no Norte do Paraná. As drogarias comercializavam medicamentos em embalagens hospitalares (a granel) de venda proibida no comércio. As interdições ocorreram nos municípios de Cambé, Londrina, Rolândia, Apucarana, Califórnia e Marilândia do Sul. A operação foi motivada por denúncias recebidas pelas vigilâncias e pela polícia. Foram fiscalizadas 19 farmácias no Norte do Estado e apreendidos antiinflamatórios, antibióticos, antihipertensivos, antiulcerosos e anticoncepcionais. Outras seis farmácias foram autuadas por comercializar medicamentos vencidos, sem registro no Ministério da Saúde (com provável procedência do Paraguai), fracionados, fora da embalagem original e amostras grátis. Também foram encontradas irregularidades na escrituração e movimentação dos medicamentos controlados (que só podem ser vendidos com a retenção da receita médica). A vigilância sanitária e a polícia deverão investigar a procedência dos medicamentos apreendidos. Compete à farmácia interditada apresentar a nota fiscal dos produtos para que seja averiguada a origem junto ao distribuidor. Se ao final da investigação for comprovada a responsabilidade do estabelecimento, poderá haver a cassação definitiva da licença sanitária. Os medicamentos que têm a inscrição “Proibida a Venda no Comércio” de forma alguma podem ser comercializados diretamente à população. As denúncias de venda de medicamentos deste tipo podem ser feitas por meio da ouvidoria estadual pelo telefone 0800 644 44 14.

Piratas do Asfalto”

Bandidos levam caminhão na PR 445
A Polícia de Mauá da Serra, investiga um assalto praticado na Rodovia PR 445, no trecho que liga com Tamarana. A vítima e o motorista de um caminhão Ford/Cargo de placas ANL5821. Ele contou que estava trafegando pela rodovia PR-445, quando foi abordado por bandidos utilizando um automóvel Monza de cor escura. Os bandidos, três indivíduos encapuzados e armados com uma pistola, deram voz de assalto e pediram para que ele parasse no acostamento. Após ser dominado, foi amarrado, teve o rosto coberto com um pano e foi colocada no carro dos marginais que ficaram dirigindo durante duas horas. O motorista foi deixada na rodovia PR-272 sentido Mauá a Faxinal, local em que conseguiu uma carona até Mauá da Serra para pedir ajuda durante a madrugada. Alem do caminhão, levaram do caminhoneiro todos seus pertences, ficando apenas com sua CNH. Dos bandidos não há pistas.

Cobrança diferenciada na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou uma nova forma de cobrança na conta de luz. O consumidor que optar pela modalidade terá tarifas diferenciadas de acordo com o horário. Pelo novo sistema, cada distribuidora vai definir um intervalo de três horas, entre as cinco da tarde e dez da noite, em que o consumo de energia elétrica será mais caro. A nova regra deve entrar em vigor em 2014.

Presos têm liberdade condicional por falta de vagas em cadeias no Paraná

Cerca de 26 detentos receberam o benefício em Londrina.
Presos passaram por audiências rápidas antes de serem liberados.

Do G1 PR, com informações da RPC TV

Cerca de 26 detentos de Londrina, no norte do Paraná, receberam o benefício da prisão albergue domiciliar por causa da falta de vagas nos centros de detenção da cidade. O sistema é uma espécie de liberdade condicional.
Os detentos vão ficar soltos nesse regime até que surjam novas vagas em unidades que tenham o regime semi-aberto, quando eles sairão durante o dia mas voltarão à noite para dormir.
Na principal penitenciária de Londrina, os detentos passaram por audiências rápidas com o diretor e foram liberados aos poucos. Nesta quarta-feira (23) outros presos serão liberados.
A cidade tem mais de dois mil presos e alguns já deveriam ter sido transferidos para a Colônia Penal Agrícola, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Inscrições para o PSS – 2012 hoje é o último dia

Termina nesta quarta-feira (23), às 18h , o prazo de inscrição para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2012. O objetivo é compor banco de reserva para contratações temporárias em diversas funções ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED).
Assim como no ano passado, as inscrições só poderão ser feitas via internet e não há taxas a pagar. O candidato é responsável pela leitura atenta dos editais e das etapas que estabelecem as normas do processo seletivo.
A seleção acontecerá por meio da análise dos títulos informados pelos candidatos no ato da inscrição. A apresentação dos documentos comprobatórios será exigida no momento da convocação pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) no qual o candidato se inscreveu.
Para ler os editais e fazer a inscrição no PSS – 2012, acesse o endereço: www.pr.gov.br/divulgacoes/seed/concurso_remocao/pss.html .

Escolas preparadas para escolha de diretores

Este ano, 2.070 escolas possuem chapas inscritas que realizam a consulta junto à comunidade escolar para designação de diretores hoje dia 23 de novembro. Destas, 1.457 possuem chapa única e 583 mais de uma chapa. De acordo com a Comissão Central do Processo de Consulta à Comunidade para a Designação de Diretores e Diretores Auxiliares das escolas da rede estadual de ensino, 26 escolas tiveram ausência de candidatos e 41 não participaram, por serem de instituição religiosa.
O processo de consulta à comunidade escolar para designação de diretores e seus auxiliares está sendo supervisionado pela Secretaria de Estado da Educação e executado pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e escolas da rede estadual. Em cada NRE há uma comissão para dar o suporte necessário para a realização da eleição, que orienta e executa os trabalhos necessários para efetivação das eleições, além da Comissão Central da Secretaria.

Cidade do norte do Paraná oferece internet gratuita para toda população

O município de Pitangueiras está 100% coberto pelo sinal da rede.
Dos 2800 habitantes, 71% já usufruiu do benefício concedido.

Em Pitangueiras, norte do Paraná, toda a população do município pode ter acesso gratuito à internet. Para tanto, basta ai à prefeitura e pegar uma senha, já que a cidade toda está coberta pelo sinal da rede via rádio. Dos 2800 habitantes, cerca de 2000 – 71% - já estão conectados.
A iniciativa da prefeitura custa pouco aos cofres públicos. “Na época nos custou em equipamentos, no caso as torres de transmissão, R$ 32 mil, e hoje a manutenção é de R$ 5 mil mensais”, afirmou o prefeito Cristovon Ripol. O benefício do acesso à rede já é percebido pela população, como a jovem Gabriele, que pôde iniciar a faculdade de pedagogia à distância. “A internet assim foi um achado para a gente”, afirmou.
Pitangueiras é uma das 20 “cidades digitais” do Paraná. O número deve aumentar, já que especialistas têm viajado o estado e apresentado a viabilidade do projeto à prefeitos de diversas regiões do estado.

Passageiros armados assaltam
ônibus de turismo no PR, diz polícia

Assalto ocorreu por volta das 4h desta quarta (23), em Terra Boa.
Cinco ladrões roubaram dinheiro e pertences dos outros passageiros.

Um ônibus de turismo, que seguia de São Paulo para Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, foi assaltado por volta das 4h desta quarta-feira (23), em Terra Boa, na região central do Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), dois passageiros armados deram voz de assalto quando o veículo passava por um trecho da PR-317. O motorista foi obrigado a desviar o caminho para uma outra rodovia, onde adentraram no ônibus mais três assaltantes. Os ladrões roubaram dinheiro e pertences pessoais dos passageiros.
Um dos ocupantes levou um tiro de raspão na cabeça e ficou ferido.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Casal é preso no PR por abandonar criança em carro e ir para bailão

Um casal foi preso em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná, depois de deixar uma criança de dois anos em um carro e sair para um bailão. De acordo com a polícia, a ação foi criminosa, correspondente a abandono de incapaz. Ainda de acordo com a polícia, o homem, de 41 anos, e a mulher, de 24 anos, estavam bebendo na festa, por volta das 4h deste domingo (20), quando a criança acordou e começou a chorar, chamando a atenção de pessoas que passaram por perto. A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram acionados, levando à prisão dois, que foram levados para a 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa e transferidos para o Cadeião da cidade. A pena prevista no código é detenção de seis meses a três anos, que pode ser acrescida de mais um terço porque quem abandonou é pai ou mãe. O carro foi apreendido porque tinha documentação irregular. (POR G1)

Mulher fisga corpo durante pescaria em Votorantim, SP

Ele sentiu que havia algo preso ao anzol e puxou o homem morto.
Pescaria ocorria em um trecho do rio que corta a área urbana.

Uma mulher fisgou um corpo durante pescaria no Rio Sorocaba, no final da tarde deste domingo (20), em Votorantim, a 102 km de São Paulo. Ela pescava com vara e tinha lançado o anzol quando sentiu que havia alguma coisa na linha. Pensando tratar-se de peixe ou enrosco, puxou e viu boiar o corpo de um homem. A pescaria ocorria no trecho do rio que corta a área urbana, perto da praça José Ermírio de Moraes, na Vila Dominguinho. O corpo na margem do rio atraiu muitos curiosos.
O Corpo de Bombeiros retirou o cadáver da água e o manteve coberto até a chegada de peritos do Instituto de Criminalística de Sorocaba. O homem morto apresentava ferimentos. De acordo com a Polícia Militar, ele pode ter sido assassinado e jogado no rio ou caído por acidente e se afogado. O cadáver foi identificado pelo Instituto Médico-Legal (IML) de Sorocaba na noite desta segunda-feira (21). Um laudo deve apontar a causa da morte.

PARANÁ - Alunos de escolas públicas terão contraturno profissionalizante -

Uma parceria entre o governo do Estado e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) permitirá oferecer, a partir de 2012, cursos profissionalizantes para 300 mil alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino. As oficinas gratuitas serão realizadas nas escolas, durante o contraturno, ampliando a jornada escolar com aulas de empreendedorismo, sustentabilidade, cidadania e iniciação industrial. O termo de cooperação técnica para implantação do programa foi assinado nesta segunda-feira (21). no Palácio das Araucárias, pelo vice-governador Flávio Arns e pelo presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo. A entidade é parceira da iniciativa e ficará encarregada da metodologia, material e aplicação dos cursos. Em contrapartida, espera ampliar a oferta de mão de obra qualificada para as indústrias do Estado. Flávio Arns, que também é secretário da Educação, explicou que a iniciativa será aplicada também à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a alunos com deficiências físicas e psicológicas.
CURSOS – A Fiep levará para as escolas cursos semelhantes aos que já ministra em empresas do Paraná, por meio dos programas Indústria Itinerante, Sesi Click, Educação de Jovens e Adultos/EJA, Arranjo Educativo Local/AEL, Contraturno, Inclusão/Libras, Objetivos do Milênio/ODM, Egressos, Políticas Públicas, Portal Planeta SESI, Ensino a Distância/EAD, Formação Continuada, Educação Básica e Educação Profissional/EBEP – Técnicos e EBEP – Qualificação Profissional.

Governo aumenta salário mínimo de 2012 para R$ 622,73


O Ministério do Planejamento enviou ao Congresso nesta segunda-feira (21) o novo valor para o salário mínimo de 2012, elevando de R$ 619,21 para R$ 622,73. O ofício enviado pela ministra Miriam Belchior atualiza os parâmetros econômicos utilizados na elaboração da proposta orçamentária do próximo ano. A mudança ocorreu por conta da revisão do INPC deste ano, índice usado no reajuste do mínimo.
A previsão de INPC constante da proposta orçamentária enviada originalmente foi de 5,7%. Pela regra do reajuste, o número mais a taxa de 7,5% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, significou o valor de R$ 619,21 para o mínimo, o equivalente a um aumento de 13,6%. Com a atualização, a inflação subiu para 6,65% e o aumento foi para 14,26% para o mínimo atual de R$ 545.         Agência Estado

Ministério Público abre seleção para estagiários de Jornalismo

O Ministério Público do Paraná está com inscrições abertas para o processo seletivo que irá selecionar estagiário de Jornalismo para atuar na Assessoria de Imprensa da instituição. Podem se inscrever os estudantes matriculados a partir do 2º ano ou 3° período. As vagas são para estágio remunerado por período de um ano, prorrogável por mais um, nos turnos manhã ou tarde (8h às 12h ou 14h às 18h).
As inscrições para o teste seletivo vão até 25 de novembro e devem ser feitas na Divisão de Estágios do MP-PR (à Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Mais informações no site www.mp.pr.gov.br, no link Estágios. Clique aqui para ler o edital.

Encontro do Paraná discute combate à corrupção e democracia

Na ocasião, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou investimento de R$ 1,1 milhão no sistema prisional brasileiro.

Em Curitiba, um encontro reúne mais de sete mil pessoas para discutir assuntos importantíssimos para o Brasil: combate à corrupção, democracia e liberdade de imprensa.
Para os estudantes de Direito, é uma grande aula prática. “Na faculdade a gente fica preso ao mundo fechado, com pessoas iguais. Aqui a gente conversa com várias pessoas, vários advogados, professores”, comenta o estudante Vinicius Zampier.
Para os profissionais, é a chance de defender uma única causa: melhorar o sistema jurídico no Brasil. São quase 200 palestrantes debatendo os temas mais polêmicos e importantes do direito brasileiro. O novo Código Florestal, casamento entre pessoas do mesmo sexo, acesso à educação, mudanças nos códigos de processo civil e penal estão entre os temas discutidos.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai se reunir nesta terça-feira (22) para julgar na conferência a suspensão de jogadores que podem ficar fora das ultimas rodadas do Brasileirão.
Quando o tema foi a liberdade de expressão, o auditório ficou lotado. “Meu tema, por exemplo, me parece que é certo, é sobre liberdade de imprensa. Nós sabemos que a liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade”, declarou Carlos Ayres Britto, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Quando se trata de segurança pública, o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, defende que a pena de prisão só deve ser aplicada depois do julgamento. “Passou a ser a regra prender para depois apurar, quando o certo não é isso. Só se prende em hipóteses excepcionais”, defende o ministro do STF, Marco Aurélio Mello.
Para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o sistema prisional ainda precisa ser aperfeiçoado. “De um lado o cumprimento das penas, de outro lado a rigorosa observância dos direitos humanos”, ressaltou.
“É nessa perspectiva que o governo federal vai lançar agora, nessa semana, um programa de melhoria do nosso sistema prisional. Nós vamos investir R$ 1,1 milhão, além de baixarmos algumas normas e atos, e encaminharmos alguns projetos, que serão muito importantes para o país”, anunciou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
 

Deficientes físicos terão cadeiras especiais para frequentar o litoral

Cadeiras anfíbias estarão à disposição na praia de Guaratuba (PR).
Temporada de verão inicia no dia 17 de dezembro.





Os deficientes físicos terão mais facilidade para aproveitar a praia durante a temporada de verão em Guaratuba, no litoral do Paraná. A prefeitura está desenvolvendo um projeto de acessibilidade com esteiras que possibilitam o acesso de cadeira de rodas na faixa de areia, cadeiras anfíbias, e prancha para a prática de surf adaptado.
Veja a reportagem do Bom Dia Paraná, da RPC TV
Durante a temporada, que inicia no dia 17 de dezembro, profissionais darão assistência e promoverão atividades especiais para quem frequentar o litoral.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Elza  Cordeiro, para que os cadeirantes tenham acesso à praia, é necessário o uso da cadeira anfíbia. "São cadeiras preparadas para o mar, nós já temos duas pra dar o início para a implementação do projeto. Sensibilidade tem que existir, as pessoas tem que ter a liberdade de ir e vir", afirmou Elza.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Homem é preso com quase 1,4 mil comprimidos ilegais no Paraná

Medicamentos eram transportados em um ônibus de linha.
Alguns são de fabricação paraguaia; ônibus saiu da fronteira.

Do G1 PR com informações da RPCTV

Um homem foi preso no Paraná transportando ilegalmente quase 1,4 mil unidades de medicamentos. Ele estava em um ônibus de linha que ia de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, fronteira com o Paraguai, para Londrina, no norte. A apreensão de emagrecedores, estimulantes sexuais e emagrecedores foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os comprimidos estavam escondidos em caixas de celular e de aparelhos de som para carros. (Foto: Reprodução/RPC TV)Um homem foi preso no Paraná transportando ilegalmente quase 1,4 mil unidades de medicamentos. Ele estava em um ônibus de linha que ia de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, fronteira com o Paraguai, para Londrina, no norte. A apreensão de emagrecedores, estimulantes sexuais e emagrecedores foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os comprimidos estavam escondidos em caixas de celular e de aparelhos de som para carros. (Foto: Reprodução/RPC TV)

Número de pessoas com HIV chega a 34 milhões no mundo, diz ONU

Em 2010, houve 2,7 milhões de novas infecções e 1,8 milhão de óbitos.
Unaids divulgou novo censo de soropositivos nesta segunda-feira (21).

As Nações Unidas divulgaram nesta segunda-feira (21) que 34 milhões de pessoas no mundo conviviam com o vírus HIV até o fim do ano de 2010. O novo balanço de soropositivos foi divulgado pela Unaids, braço da organização que mantém estatísticas e iniciativas sobre a Aids.
No ano passado, foram 2,7 milhões de novas infecções pelo vírus HIV e 1,8 milhão de óbitos por conta de complicações ligadas à doença. Novos dados sobre infecções e mortes no Brasil.serão divulgados no dia 1º de dezembro pelo Ministério da Saúde.
Mas o número de mortes ligadas à Aids caíram 21% desde 2005. Novas infecções anuais pelo vírus HIV reduziram 21% desde 1997. Para Michael Sidibé, diretor executivo da Unaids, mesmo com a crise financeira mundial, o combate à doença não sofreu grandes consequências. Segundo a Unaids, o acesso a tratamento poupou 2,5 milhões de vidas desde 1995.
Informações da Unaids e da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 47% de 14,2 milhões que teriam direito a tratamento realmente terapia antirretroviral em países onde as pessoas têm renda baixa ou média, segundo padrões definidos pela ONU. Esse acesso aumentou em 1,3 milhão de pessoas desde 2009.
As quedas nas infecções anuais e nas mortes aconteceram por causa da melhora no atendimento contra a doença em nações da África Subsaariana. Mais embaixo, na África do Sul, houve uma redução de um terço no número de pessoas que contraíram o vírus desde 1997 - o país é o líder no ranking de novos soropositivos a cada ano.
No Caribe, as novas infecções tambem caíram cerca de 33% em comparação com os níveis de 2001. Os avanços principais ocorreram na Jamaica e na República Dominicana.
Batida em IVAIPORà                                                                                                  Na manhã desta segunda-feira, 21, aconteceu um acidente entre o Parque de Exposições, Expovale, de Ivaiporã, e o trevo de acesso principal a cidade. A colisão envolveu um Vectra – GLS, placa AHK-9355/Ivaiporã, conduzido por ROSELI BATISTA DE SOUZA GOMES, e uma motocicleta Yamaha, de Ivaiporã, conduzido por VALDINEI RODRIGUES, de 26 anos. Com a batida, motoqueiro ficou gravemente ferido e foi socorrido por uma equipe do Bombeiros, de Ivaiporã.

Acidentes em GODOY MOREIRA e SÃO JOÃO DO IVAÍ

Dois acidentes provocaram danos materiais e deixaram dois feridos
Dois acidentes registrados pelo Posto da Polícia Rodoviária de São Pedro do Ivaí, deixaram pessoas feridas no final da tarde e noite de Domingo, 20. Às 18:30 na PR 650 entre São João e Godoy Moreira, uma D-20 placas de São João do Ivaí, conduzida Armando Mattos Pereira, de 68 anos, tombou na Rodovia. Com o acidente, o condutor ficou ferido e foi levado para o Hospital Municipal de São João do Ivaí. SÃO JOÃO DO IVAÍ- O Segundo acidente que ocorreu as 21:55 horas, aconteceu no trevo de Fênix que fica na Rodovia PR 082 entre São Pedro a São João do Ivaí. Segundo a Polícia Rodoviária, um veículo Pálio de São João do Ivaí, conduzido por Antonio Carlos Sthefane, 52 anos, morador da Água do Bulha, supostamente teria cruzado a preferencial do trevo provocando uma batida com uma Honda Bros de São Pedro do Ivaí, conduzido por Paulo Oliveira dos Santos, 59 anos, morador da Água Maninho, zona rural de São João do Ivaí. Com a batida, o motoqueiro ficou ferido.

Lula passa por nova sessão de quimioterapia nesta segunda

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa nesta segunda-feira pela segunda etapa da quimioterapia contra um câncer na laringe. O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde ele fez a primeira sessão há cerca de três semanas, não informou por quais procedimentos Lula deve passar ou por quanto tempo ele ficará internado.
Segundo o diagnóstico, o tumor de Lula tem aproximadamente 3 cm. A equipe médica afirmou que a doença está em uma fase de desenvolvimento chamada de T2 e ainda não atingiu as cordas vocais. Pelo resultado de uma biópsia, a agressividade do tumor é considerada média e seu estágio de desenvolvimento é relativamente inicial.
Ex-presidente se antecipou aos efeitos do tratamento e raspou o cabelo e a barba
Ex-presidente se antecipou aos efeitos do tratamento e raspou o cabelo e a barba
Lula foi internado no dia 31 de outubro e passou pela primeira sessão de quimioterapia. De acordo com o boletim médico, o ex-presidente "sumeteu-se à colocação de catéter venoso central e intervenção cirúrgica" e passou por exames complementares no dia seguinte, quando teve alta médica.
O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

LOTERIAS - Mega sena sai para Salvador

Um único apostador, de Salvador-BA, ganhou o prêmio de R$ 5.448.452,03 ao adivinhar sozinho os números 01, 18, 19, 33, 43 e 60 da Mega-Sena, sorteados na noite deste sábado (20) no município de Campo Bom, no Rio Grande do Sul. Segundo a Caixa Econômica Federal, a arrecadação do sorteio foi de R$ 30.461.948,00. Entre os apostadores, 102 adivinharam a Quina e vão receber R$ 17.484,40. Outros 6.329 apostadores devem receber R$ 402,54 por acertar a Quadra. O próximo sorteio volta ao patamar comum e pode pagar R$ 2,3 milhões na próxima quarta-feira (23).

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Um grave acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (17) na Rodovia PR 552, que liga a cidade de Mandaguaçu a Ourizona deixou um religioso gravemente ferido. Segundo informações estava acontecendo corte de árvores nas margens da Rodovia quando um caminhão passava pelo local, e pessoas pediram para ele parar, o caminhão frenou bruscamente, e o Astra do padre DIRCEU ALVES DO NASCIMENTO, 41 anos, de São Jorge do Ivaí, não conseguiu parar e bateu violentamente na traseira do caminhão. O padre foi socorrido pelo SIATE e encaminhado para o Hospital Santa Rita de Maringá e segundo informações dos policiais que atenderam o acidente, ele sofreu traumatismo de tórax e de face, e não corre risco de morte.

BENEFÍCIO SOCIAL - Mães vão receber benefício para amamentar e cuidar do bebê

A família que tiver uma criança de 0 a 6 meses receberá seis parcelas mensais de R$ 32. O benefício começa a ser pago quando a criança for identificada no Cadastro Único
A partir de agora, 69.059 nutrizes em todo o País contarão com auxílio para proteção da mãe e do bebê. O Benefício Variável Nutriz (BVN) será pago juntamente com o Bolsa Família, a partir das estratégias do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo é aumentar a proteção à mãe e à criança e elevar a renda familiar. A família que tiver uma criança de 0 a 6 meses em sua composição receberá seis parcelas mensais de R$ 32. O benefício variável à nutriz começa a ser pago quando a criança for identificada no Cadastro Único. A família também recebe outro benefício variável por passar a contar com um novo membro, o bebê, respeitado o limite de cinco benefícios variáveis por família. Já a família com gestante receberá nove parcelas mensais de R$ 32 (uma por mês de gestação), correspondentes ao benefício variável à gestante, a partir de dezembro. As parcelas começam a ser pagas quando a beneficiária for identificada como gestante no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde, independentemente do estágio da gravidez. A única condição para continuar a receber o benefício é a realização do pré-natal (consultas e exames). Nos casos de aborto, o benefício não será cancelado, como forma de garantir recuperação saudável à mãe. Ao procurar a gestão local, seja do Programa Bolsa Família, seja da saúde, para informar sobre a gestação ou sobre a existência de um dependente menor de 6 meses, a mulher será instruída sobre a importância de iniciar o pré-natal, realizar a consulta do puerpério (após o nascimento) e vacinar as crianças menores de 7 anos. Esse acompanhamento é essencial não só para a saúde da família, mas também para a permanência no programa de transferência de renda.

Pastor da região é condenado a 14 anos de prisão por violência sexual contra enteada

A Justiça condenou um pastor evangélico de São Carlos do Ivaí, comarca de Paraíso do Norte, Noroeste do estado, a 14 anos de reclusão em regime inicialmente fechado por abuso sexual contra sua enteada, uma adolescente de 14 anos. A decisão atende denúncia criminal proposta pelo Ministério Público do Paraná, em Paraíso do Norte, por seu promotor de Justiça Júlio César da Silva, em julho deste ano. O caso chegou ao MP-PR através do Conselho Tutelar de São Carlos do Ivaí. A menina também fez queixa do padrasto na escola.

A partir da solicitação do CT, a Promotoria de Justiça, em conjunto com a Polícia Civil, recolheu diversas provas, inclusive gravações telefônicas e mensagens de texto de celular que provavam a culpa do réu, M.S.S. Ele confessou ter mantido relações sexuais com a jovem quando da ausência de sua mãe, por diversas vezes. A menina começou a ser violentada quando tinha 13 anos e relatou que o padrasto a espancava e ameaçava (delito previsto no art. 217-A do Código Penal).
Na decisão, o juiz Gustavo Adolpho Perioto destaca: “A materialidade dos crimes restou comprovada. (…) A autoria é certa e recai sobre a pessoa do réu, que confessou ter mantido várias relações sexuais com a enteada.”
Como se trata de crime hediondo, o juiz determinou ainda que M.S.S. não tem direito de apelar da sentença em liberdade. Ele está preso em Paraíso do Norte e deve ser transferido para uma Penitenciária do Estado. Cabe recurso da decisão judicial.
Assessoria de Comunicação MP-PR

Operação prende 29 policiais no PR

Tribuna do Norte
Crédito: Gazeta do Povo
Pelo menos 69 pessoas, sendo 29 policiais civis e militares, foram presos ontem em uma grande operação da Polícia Federal deflagrada em seis estados, mas com concentração no Paraná. O objetivo da corporação era combater uma organização criminosa especialista em contrabando de cigarros e veículos que atuava principalmente na região da fronteira, notadamente no município de Guaíra. Houve prisões não confirmadas nos municípios de Faxinal e Lidianópolis.
Foram expedidos pela Justiça Federal 150 mandados de busca e apreensão e 108 de prisão preventiva. Até as 18 horas de ontem, foram registradas 36 prisões em Guaíra, 5 em Londrina, 8 em Maringá, 3 em Foz do Iguaçu e 17 em Cascavel.

Adolescente é apreendido com cigarro de maconha em Escola de São João do Ivaí

Um adolescente de 12 anos foi apreendido por volta das 12h00 de quinta-feira (17) na Escola  Estadual José de Mattos Leão, com ele a foi encontrado um cigarro de maconha. De acordo com a PM, foi a Diretora da Escola que acionou os policias e o Conselho Tutelar, que em revista ao menor encontrou a droga. Um inquérito foi instaurado na delegacia para investigar o caso.