Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ladrões usam dinamite e explodem caixa eletrônico no interior do Paraná

Assalto ocorreu por volta das 4h desta terça-feira (31), em Ponta Grossa.
Câmeras não estavam funcionando e a ação não foi registrada.

Do G1 PR, com informações da RPC Ponta Grossa
Equipamento ficou totalmente destruído após a explosão.  (Foto: Reprodução / RPC TV) 
 
Equipamento ficou totalmente destruído após a explosão. (Foto: Reprodução / RPC TV)
Um caixa eletrônico, que fica dentro de um posto de combustível, foi explodido por volta das 4h desta terça-feira (31), em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. De acordo com a Polícia Militar (PM), os ladrões quebraram a porta de vidro e usaram dinamite para explodir o equipamento, que ficou totalmente destruído. O posto estava fechado no momento do assalto e ninguém ficou ferido.
“Nós não temos pista nenhuma dos ladrões porque as câmeras de segurança não estavam funcionando e não registraram nada”, disse o sargento Maurício Andrade.
A quantia levada pelos assaltantes ainda não foi calculada.

PF desarticula quadrilha internacional de tráfico de drogas em Foz de Iguaçu

Operação Brasiguai prendeu 30 em 9 meses de investigações no Paraná.
Droga da Bolívia e Paraguai era distribuída no país em carros de luxo.

Do G1 PR

A Polícia Federal em Foz de Iguaçu, no oeste do Paraná, conclui nesta terça-feira (31) a Operação Brasiguai, que há nove meses investigava uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que usava carros de luxo para distribuição da droga no Brasil.
Durante os nove meses de investigações, foram realizadas 30 prisões preventivas e também foram cumpridos mais de 30 mandados de busca e apreensão no estado. As apreensões somam aproximadamente 600 kg de cocaína e 3.000 kg de maconha. Vinte e seis veículos de luxo foram apreendidos e houve 24 prisões em flagrante.

A operação continua nesta terça-feira e a PF não divulgou o número de mandados de prisão que devem ser cumpridos até o fim do dia.

De acordo com a PF, a base da organização criminosa era Foz de Iguaçu, onde os traficantes recebiam drogas provenientes de Bolívia e do Paraguai. Os entorpecentes eram enviados para cidades das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
A quadrilha usava carros de luxo para transportar a droga para não levantar suspeitas.
Além disso, os veículos eram registrados em nome de motoristas contratados para fazer o transporte do produto ilegal. Geralmente, os envolvidos eram de boa aparência e usavam roupas boas. Alguns dos investigados, mesmo presos, continuavam atuando no tráfico de dentro dos presídios.

Os mandados de prisão e busca foram expedidos pelo juízo da 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba. “Durante os 9 meses de investigações, foram ocorrendo prisões pontuais que não foram divulgadas para não comprometer o curso da operação. Por isso, eram divulgadas como prisões esporádicas em alguns casos”, disse o porta-voz da PF em Foz de Iguaçu, Abranches.
O numero de prisões realizadas nesta terça-feira (31) e os mandados cumpridos nesta data serão divulgados até o final da manhã, diz a PF. Os presos estão sendo encaminhados para a delegacia da PF em Foz de Iguaçu.

 

Estado de saúde do cantor Wando é gravíssimo

Agência Estado


O cantor Wando, de 66 anos, está internado na unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Biocor, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, e seu estado de saúde é gravíssimo.
Conforme o hospital, o cantor foi submetido a uma angioplastia coronariana em caráter de urgência para desobstrução das artérias. Wando respira com ajuda de aparelhos e está sob efeito de sedativos.
A carreira de cantor de Wando começou em 1969 e o sucesso veio em 1973. Seu maior sucesso é “Fogo e Paixão”, lançado no álbum O Mundo Romântico de Wando, de 1988.

Policiais são flagrados bebendo cerveja em horário de trabalho

Blog da Joice



Os dois policiais militares que foram flagrados bebendo cerveja durante serviço já foram afastados do corporação. Eles faziam o policiamento de uma competição automotiva ontem à tarde em Araucária. A foto dos dois circula nas redes sociais desde a madrugada de hoje e vem acompanhada da seguinte frase: “Exemplo, vocês estão fazendo isso errado”.
O Major Eudes Camilo da Cruz, que está como responsável pelo 17º Batalhão – corporação da qual fazem parte os policiais, explica que os PMS vão ser indiciados e que também vão responder administrativamente a processos.
O major explicou que nunca tinha visto um caso como esse acontecer com a polícia militar do Paraná.
O major ainda contou que um dos policiais estava na corporação há cerca de 10 anos. Na imagem, um dos PMS está com uma lata da bebida na mão e o outro está consumindo a cerveja.

Adolescente de 14 anos é apreendida com 12,3 kg de maconha em ônibus

Apreensão foi realizada na madrugada desta terça (31), em Floresta (PR).
Adolescente seguia para Londrina, norte do estado.

Uma adolescente de 14 anos foi apreendida com 12,3 kg de maconha por volta das 2h desta terça-feira (31), em Floresta, no norte do Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a adolescente estava em um ônibus que seguia de Foz do Iguaçu, na região oeste, para Londrina, também no norte paranaense. A apreensão foi realizada durante uma fiscalização de rotina.
No mesmo ônibus os policiais encontraram oito malas com produtos eletrônicos contrabandeados do Paraguai. Ninguém foi preso.

Paraná decreta luto oficial de três
dias pela morte de Moacir Micheletto

Governador deve comparecer no velório na tarde desta terça-feira (31).
Parlamentar bateu carro de frente, estava sozinho e morreu na hora.

Do G1 PR
O estado do Paraná está em luto oficial por três dias, por decreto do governador Beto Richa (PSDB), pela morte do deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR). O parlamentar bateu de frente o carro que dirigia, na altura do quilômetro 588 da PR-239. Ele estava sozinho e morreu na hora. As pessoas que estavam no outro veículo, uma caminhonete, tiveram ferimentos nas pernas e foram levadas para um hospital de Toledo.
De acordo com a assessoria do governo, Richa deve comparecer no velório na tarde desta terça-feira (31). Ele declarou que o “Paraná perde uma liderança do agronegócio e um importante representante dos interesses do estado no Congresso Nacional. (...) Em nome do governo e da sociedade paranaense transmito sinceras condolências à família”.
O presidente em exercício, Michel Temer, também irá participar da cerimônia. Temer chega a Cascavel às 10h40 desta terça e segue para Assis Chateubriand. O retorno a Brasília está previsto para às 14h. Dilma Rousseff está em viagem oficial em Cuba.
De acordo com o site oficial, Micheletto nasceu em Xanxerê (SC), em 1942. Estudou Agronomia na Universidade Passo Fundo (RS). Em 1973 foi morar na cidade de Assis Chateaubriand (PR). Ele estava no sexto mandato como deputado federal.
Segundo informou a Secretaria-Geral da Câmara dos Deputados, o primeiro suplente da coligação, que será convocado para assumir a vaga de Micheletto, é Odílio Balbinotti (PMDB-PR).

Dilma chega a Havana para primeira visita a Cuba como presidente

Presidente foi recebida no aeroporto pelo chanceler Bruno Rodríguez.
Agenda desta terça inclui reunião com Raúl Castro e visita a porto.

Do G1, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff desembarcou no início da noite desta segunda-feira (30) na capital de Cuba, Havana, para sua primeira viagem presidencial à ilha caribenha. No aeroporto, ela foi recebida pelo chanceler Bruno Rodríguez, recebeu flores e deixou o local sem falar com a imprensa.
A presidente Dilma Rousseff, ao desembarcar no aeroporto de Havana, recebida pelo chanceler Bruno Rodríguez (Foto: Enrique de la Osa/Reuters)A presidente Dilma Rousseff, ao desembarcar no aeroporto de Havana, recebida pelo chanceler Bruno Rodríguez (Foto: Enrique de la Osa/Reuters)
Ainda nesta terça (31), conforme a agenda presidencial, Dilma terá reunião e almoço com o presidente de Cuba, Raúl Castro. Irá visitar depois o porto de Mariel, com investimentos brasileiros. Ela deixa o país ainda na terça. Na quarta (1°), Dilma tem compromissos no Haiti.
Antes, o primeiro compromisso da presidente será uma visita ao monumento e memorial de José Martí, político e pensador do século 19 que lutou pela independência do país da Espanha.
Dilma deve anunciar, durante a visita, liberação de um crédito de cerca de US$ 70 milhões para auxiliar no desenvolvimento da agricultura familiar de Cuba. O crédito, segundo o governo brasileiro, era uma forte demanda do governo de Cuba e vai financiar a compra de maquinário e insumos agrícolas por pequenos agricultores cubanos.

Deputados ficam nus em campanha contra imunidade na Eslováquia

Dezessete parlamentares do SaS tiraram a roupa em campanha.
Parlamento eslovaco vai votar proposta que derruba imunidade parlamentar.

Do G1, com AFP

Um partido político da Eslováquia colocou seus 17 parlamentares nus em uma campanha contra a imunidade parlamentar.
Na foto, divulgada nesta terça-feira (31), os deputados do Partido da Liberdade e Solidariedade (SaS) aparecem nus, com seus órgãos sexuais cobertos por uma faixa que diz: 'Vamos despir os parlamentares de sua imunidade'.
O parlamento deve votar uma proposta nesse sentido ainda nesta terça.
Deputados ficam nus em campanha contra imunidade na Eslováquia (Foto: AFP PHOTO/Freedom and Solidarity Party/HO)Deputados ficam nus em campanha contra imunidade na Eslováquia (Foto: AFP PHOTO/Freedom and Solidarity Party/HO)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Polícia do Paraná anuncia reforço de efetivo no período de pagamentos

Em Curitiba e Região Metropolitana serão mais 400 homens nas ruas.
'Operação Pagamento' começa nesta segunda-feira (30).

Do G1 PR

Dinheiro (Foto: Reprodução/TV Gazeta) 
Polícia anunciou "Operação Pagamento" para tentar
evitar assaltos a trabalhadores
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)
A Polícia Militar (PM) do Paraná anunciou que a partir desta segunda-feira (30) haverá um reforço no efetivo para tentar evitar assaltos no fim de janeiro e início de fevereiro, período em que há maior movimento de dinehiro por causa dos pagamentos salariais. A medida chamada de “Operação Pagamento” estará vigente até segunda-feira (6).
Em Curitiba e Região Metropolitana, serão mais 400 homens nas ruas. Em todo estado, o reforço chega a 1.500 policiais, que devem atuar nas proximidades de agências bancárias ou qualquer outro estabelecimento que trabalhe com pagamentos.

Segundo a polícia, serão desenvolvidos todos os tipos de policiamento ostensivo e, se necessário, repressivo. Os policiais vão circular pelas cidades a pé ou motorizados e, em alguns casos, as viaturas ficaram paradas nos lugares de maior movimento.

Jovem fica presa em córrego por cinco dias em Populina, SP

Ela perdeu o controle da direção e caiu com o carro no local.
Corpo de Bombeiros e SAMU ajudaram no resgate.

Em Populina, no interior de São Paulo, uma jovem de 19 anos perdeu o controle da direção e caiu com o carro em um córrego, às margens da Rodovia Eliéser Montenegro Magalhães.
Ela pediu socorro, mas não foi ouvida. A jovem só foi resgatada depois de quase cinco dias por um casal que passava pelo local que chamou a polícia. O acidente ocorreu na última terça-feira (24), mas ela só foi socorrida na noite deste domingo (29).
Para retirar a jovem do local, foi preciso a ajuda do Corpo de Bombeiros e do Samu de Ouroeste, também interior paulista. A jovem foi levada para a Santa Casa de Fernandópolis onde permanece internada em estado grave. Segundo a Polícia, ela sobreviveu porque bebeu água da enxurrada, até ser socorrida.

MANOEL RIBAS “Filho mata o pai”

Depois de um bate boca Pai leva duas facadas do filho e morre no Hospital
A Polícia Militar de Manoel Ribas, confirmou nesta segunda-feira, 30 de janeiro que o pai esfaqueado pelo filho morreu internado em um Hospital da cidade. A vítima é Marcelino Haskel, de 59 anos, e o filho que já está preso é Roberto Carlos, de 39 anos.  A Polícia  tomou conhecido do fato por volta das 00h25min de domingo, 29 de janeiro de 2012, quando uma atendente do hospital local, comunicou que havia dado entrada na emergência um homem, vítima de lesão corporal, causada por golpes de faca, a equipe então deslocou até o hospital e ao entrar em contato com familiares da vítima os mesmos narraram que o homem havia se desentendido com seu filho e que no calor da discussão veio a desferir dois golpes de faca contra seu pai, a equipe indagou sobre o paradeiro do autor e os familiares disseram que o mesmo estava em sua residência na comunidade Barra Santa Salete. Com a chegada da Polícia, foi dada a voz de prisão ao mesmo e conduzindo o autor do fato até a DP local para que se fossem tomadas as devidas providências. O pai morreu na noite de domingo.

Prefeito é preso em cidade do Norte Pioneiro

O prefeito do município de Jundiaí do Sul, Valter Abras (PSDB), foi preso no início da tarde deste domingo (29), na casa onde mora, em Ribeirão do Pinhal (57 km a oeste de Jacarezinho), no Norte Pioneiro.  O mandado de prisão foi expedido pela comarca de Ribeirão do Pinhal. Abras está sendo encaminhado para Jacarezinho, a única cidade da região que conta com cela especial. Segundo informações do site NP Diário, os motivos da prisão estão relacionados ao último mandato dele como prefeito. Segundo ação movida pelo Ministério Público, o tucano se utilizou de contratos públicos para fazer o desvio de recursos. Ele é acusado de improbidade administrativa. Apesar de ter vencido as eleições em 2008, o prefeito só assumiu o cargo em Jundiaí do Sul no ano passado. Ele possuía pendências judiciais e só foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ser empossado como prefeito, em 2011. O vice-prefeito, Jair Sanches (PR), deve assumir o cargo deixado por Abras ainda nesta semana. (com informações do NP Diário de Bonde)


Adolescentes são apreendidos em bailes funk em SP

Bar escondia entrada de galpão onde festas eram realizadas.
Operação foi feita nesta madrugada na região do M’Boi Mirim.

Do G1 SP



Quarenta e dois adolescentes foram apreendidos na madrugada desta segunda-feira (30) durante uma operação feita pela Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e a Prefeitura na região do M’Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo. Os adolescentes estavam em bailes funk. No total, quatro bares foram fechados nesta madrugada durante a operação “Pancadão”.
Entre os adolescentes estavam 18 meninas – uma delas, de 14 anos, grávida. Todos foram levados para a delegacia e só serão liberados com a presença dos pais.
Um dos bailes, onde 38 adolescentes foram apreendidos, acontecia em um galpão, cuja entrada era escondida por um bar. Foram apreendidos bebida alcoólica, frascos de lança-perfume e pinos de cocaína vazios, além de caixas de som e geladeiras. O dono do bar recebeu quatro multas – bebida alcoólica era vendida para menores de idade e havia cinco máquinas caça-níqueis.
Na semana passada, no mesmo bairro, uma operação semelhante apreendeu 27 adolescentes. Eles participavam de um baile ao ar livre. Na ocasião, a polícia apreendeu 13 carros com som alto e uma grande quantidade de bebidas alcoólicas.

Prefeito de Jundiaí do Sul é preso por crimes contra a administração pública

Valter Abras (PSDB) foi preso no domingo (29) em Ribeirão do Pinhal (PR).
Ele foi condenado a 8 anos de prisão em regime semi-aberto.

Do G1 PR, com informações da RPC TV

O prefeito de Jundiaí do Sul, no norte do Paraná, Valter Abras (PSDB), foi preso na tarde de domingo (29) na casa da família dele em Ribeirão do Pinhal. O mandado de prisão, expedido na quarta-feira (25) e assinado pelo juiz Antonio Sergio Bernardinetti, foi cumprido por policiais militares e civis. Não houve resistência.
Abras foi condenado a oito anos de prisão, em regime semiaberto, por crimes praticados contra a administração pública. A sentença foi em última instância.

De acordo com o Ministério Público, durante a primeira gestão, de 1997 a 2000, Abras seria o responsável por um esquema de corrupção que usaria notas falsas para fazer pagamentos da prefeitura.
O prefeito foi levado para a Delegacia de Jacarezinho, onde passou a noite.
Valter Abras assumiu a prefeitura de Jundiaí do Sul em novembro de 2011. Ele tinha vencido as eleições de 2008, mas teve o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A defesa do prefeito conseguiu reverter a decisão no fim do ano passado.

Filho de vereador da região de Curitiba é encontrado morto em motel

Rapaz era filho do vereador de Almirante Tamandaré, Ângelo Prosdócimo.
Corpo estava em uma banheira; polícia investiga causa da morte.

O corpo de um rapaz de 29 anos foi encontrado dentro da banheira de hidromassagem um motel, em Curitiba, na noite de sábado (28). O jovem era filho de Antônio Ângelo Prosdócimo (PMDB), vereador de Almirante Tamandaré, município da Região Metropolitana de Curitiba. O corpo será sepultado às 17h deste domingo (29).
De acordo com a Polícia Civil, ainda não é possível afirmar a causa da morte. Não havia sinais de violência no corpo.
Existe a suspeita de que outras duas pessoas estavam no motel com a vítima. Elas teriam saído três horas antes de o corpo ser encontrado por funcionários do motel, segundo a polícia.

FRAUDE EM VESTIBULAR - Jovens são presos em vestibular de Maringá

Mais de dez  pessoas foram detidas após tentarem fraudar o vestibular para o curso de medicina do Centro Universitário de Maringá, no norte do Paraná. Eles são acusados de usarem celulares e pontos eletrônicos escondidos na região Peitoral e sob a lingeriedurante a realização da prova. Os candidatos eram de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Mega sena ficou acumulada no sábado, 28 de janeiro

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.358 da Mega-Sena sorteadas neste sábado, 28 de janeiro. O prêmio, que será sorteado na quarta-feira, dia 01, pode alcançar a soma de R$ 27 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. Os números sorteados neste sábadao foram: 03 - 15 - 16 - 35 - 37 - 47. Ao todo, 145 apostadores acertaram a quina e levaram R$ 16.856,70 cada um. Outras 10.440 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 334,45 cada. As apostas na Mega-Sena podem feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das 11 mil unidades lotéricas do País. As apostas custam a partir de R$ 2,00.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


Equipes de resgate encontram documentos de possíveis vítimas de desabamento

POR ANGÉLICA FERNANDES
Rio - As equipes de socorro, comandadas pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros com o apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar, acharam na manhã desta sexta-feira bolsas, documentos e objetos pessoais de provavéis vítimas do desabamento de três prédios na Rua Treze de Maio, no Centro, na última quarta.
Foi achada uma bolsa com documentação de Alessandra Alves Lima e objetos pessoais. Bombeiros encontraram ainda uma carteira de identidade em nome de Edson de Oliveira Menezes, de 42 anos. Uma outra bolsa feminina foi achada, sem documentos, mas com uma oração de Sao Sebastião em um compartimento externo.
As equipes de resgate localizaram mais um corpo na manhã desta sexta-feira nos escombros dos prédios que desabaram no Centro. Já são sete mortos e pelo menos 20 desaparecidos, vítimas da tragédia na noite da última quarta.
>> FOTOGALERIA: Bombeiros trabalham em resgate de vítimas 
O Instituto Médico-Legal (IML) informou que foram identificados Cornélio Ribeiro Lopes, de 73 anos, porteiro do Edifício Liberdade, onde morava com a mulher, Margarida Vieira de Carvalho, que está desaparecida, e Celso Renato Braga Cabral, de 44 anos – cujo enterro ocorrerá nesta manhã, em Niterói, na Região Metropolitana.
Foto: Severino Silva / Agência O Dia
As equipes de socorro, comandadas pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros com o apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar, intensificarão nesta sexta o trabalho de busca por mais vítimas. Cães farejadores ajudam nos resgates. As dificuldades, segundo os bombeiros, são geradas principalmente pela nuvem de poeira que ainda é intensa no local.
Cerca de 22 toneladas de escombros foram retiradas da área. Toda a região em volta dos três prédios que desabaram – um de 18 andares, outro de 10 e o menor com quatro pisos – será mantida isolada, segundo as autoridades locais. Por segurança, quatro prédios que ficam próximos aos edifícios que desabaram estão fechados.
As investigações sobre as causas do acidente ainda não foram concluídas. Mas a suspeita mais provável, segundo os investigadores, é que houve colapso na estrutura do prédio mais alto, devido a falhas em uma reforma feita em um dos andares, onde funcionava uma empresa de informática.
A desconfiança é que a reforma, que ocorria há dois meses, levou à retirada de vigas de sustentação, ameaçando a estrutura do prédio. Os dois edifícios que estavam ao lado acabaram sendo atingidos pela força da primeira queda, segundo investigações preliminares.
Cães ajudam no resgate de soterrados | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
As famílias das vítimas estão sendo mantidas em um núcleo de atendimento, na Câmara Municipal do Rio, que fica perto do local onde ocorreram os desabamentos. Os atendimentos aos parentes e amigos são feitos por funcionários da Defesa Civil e da prefeitura da capital.
Histórias profissionais em ruínas no meio do desabamento
No total de 34 pavimentos dos três prédios que desabaram na Avenida Treze de Maio, haviam salas comerciais onde funcionavam empresas de informática, imobiliárias, escritórios de advocacia, consultorias de recursos humanos, agências de publicidade, entre outras.

No térreo do prédio 44, construído em 1940 e que possuía 18 andares, além de loja e sobreloja, funcionava uma agência do Banco Itaú. Os outros dois prédios foram construídos em 1938. O imóvel número 40 tinha quatro andares, e o número 38, dez pavimentos. No prédio menor funcionava uma loja de produtos naturais.
O dentista Antônio Molinari, 60 anos, conta que tinha cinco consultórios odontológicas em um dos edifícios, e ainda não sabe como retomar o trabalho. Calcula prejuízo em torno de R$ 300 mil. “Além de ter perdido tudo, sou obrigado a ver pessoas garimpando equipamentos em meio aos destroços”, critica Antônio.
Segundo o presidente da Associação Comercial do Rio, Antenor Barros, as lojas da região vão demorar pelo menos uma semana para retomar a rotina de antes da tragédia.

PARANÁ - Gafanhotos: ex-deputado estadual é preso em Curitiba

O ex-deputado estadual, Carlos Simões, foi preso no final da tarde desta quinta-feira (26) em Curitiba. Ele é acusado de participar do esquema Gafanhotos na Assembleia Legislativa. Segundo informações, Simões já foi levado a Delegacia de Vigilância e Capturas. O mandado de prisão por crime de peculato, apropriação indevida de dinheiro público, foi expedido pela 9ª vara criminal da cidade. Ainda na quinta-feira, Carlos Simões seria transferido para o Centro de Triagem II de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.
"Gafanhoto" O caso chamado de "Gafanhoto" é investigado pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) desde 2003 e começou depois que uma servidora da Caixa Econômica Federal procurou o MPF e relatou que havia caído na malha fina da Receita Federal por não declarar rendimentos que teria recebido da Assembleia – onde nunca havia trabalhado. O MPF investigou e descobriu que os documentos da funcionária da Caixa foram usados, sem que ela soubesse, pelo ex-deputado Carlos Simões para nomeá-la num cargo na Assembleia em 1999 e que o salário dela era depositado na conta de Geraldo Cruz – sogro de Simões. O ex-deputado foi denunciado em agosto de 2008 pelo Ministério Público Estadual por desviar R$ 18,5 mil – ação que ainda tramita na Justiça. Ao todo, cerca de 400 funcionários da Assembleia, ex-servidores da Casa e dezenas de políticos paranaenses são investigados por desvio de dinheiro público, sonegação de impostos federais e estelionato.

DER destina R$ 38 mi ao Vale do Ivaí

Tribuna do Norte
As rodovias estaduais do Vale do Ivaí serão contempladas com R$ 38 milhões nos próximos dois anos. O recurso já foi liberado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística por meio do Departamento de Estrada e Rodagem (DER). Serão R$ 30 milhões destinados para execução de reparos e conservação do pavimento. O restante será designado para serviços de roçagem, limpeza de canaletas e bueiros. Em todo Paraná, o Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas (Perc) vai investir R$ 839 milhões.
A estimativa de acordo com o diretor de Operações do DER, Paulo Melani, é que as obras comecem entre o final de maio e início de junho. “As licitações vão ocorrer nos meses de fevereiro e março e, se o processo licitatório correr bem, acredito que conseguimos lançar o programa ainda no primeiro semestre”, planeja.
Nos primeiros seis meses, segundo ele, vão ter prioridade os trechos que apresentam maior deterioração da via. “Na região do Vale do Ivaí, os técnicos identificou apenas um pequeno trecho entre o Distrito de Pirapó e Apucarana, localizado na PR-170, que demanda por obras emergenciais”, afirma.
Técnicos do Departamento fizeram um levantamento dos quase 10 mil quilômetros de rodovias, sobre domínio do Estado, entre agosto e outubro, e apresentaram um relatório sobre as condições em que se encontram.

Reajuste da verba da Alep “compensa” fim do 14.º e 15.º salários

Gazeta do Povo
O aumento da verba parlamentar determinado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Valdir Rossoni (PSDB), pode custar mais caro para o cidadão do que o pagamento do 14.º e 15.º salários aos parlamentares estaduais. Os dois salários extras foram cortados em dezembro do ano passado pelo tucano – o que provocou uma forte reação contrária dos deputados, que ameaçaram inclusive apresentar um projeto para impedir a reeleição na Casa. O objetivo da proposta seria retaliar Rossoni, que no ano que vem pode se candidatar novamente à presidência da Casa.

Com os dois salários adicionais, o custo anual por deputado aos cofres públicos era de R$ 40,8 mil. Já o reajuste do valor da verba de ressarcimento poderá chegar a R$ 46,8 mil por parlamentar ao ano.
A principal diferença entre os salários extras e a verba de ressarcimento é que os vencimentos adicionais iam diretamente para os deputados sem necessidade de comprovação de gastos. Já a verba de ressarcimento deve ter as despesas justificadas. Cada parlamentar hoje está autorizado a gastar R$ 27,5 mil por mês com a verba. Mas, com o aumento, o teto será de R$ 31,4 mil, a partir de fevereiro. A verba pode ser usada para bancar despesas com transporte, correios, gasolina e alimentação.
Oficialmente, Rossoni afirma que o reajuste da verba (de 14,44%) apenas cobre a inflação do período em que ela não foi aumentada. Mas ontem ele admitiu que a medida é “simpática” aos demais parlamentares. “Tudo que é legal vou implantar. O que for ilegal vou cortar. Além disso, a verba tem um teto, que os deputados não são obrigados a gastar tudo”, diz. O parlamentar nega que a atitude esteja relacionada à reeleição à presidência da Casa.
Na avaliação do professor de Ciência Política Adriano Codato, da UFPR, a medida serve para agradar aos deputados e faz parte da campanha de reeleição de Rossoni. “Ele falou que a função dele é agradar aos deputados [em entrevista ontem à Rádio CBN]. Seria o mesmo que eu dizer que a minha função é agradar aos alunos”, afirmou Codato. “É escandaloso”.
O cientista político e professor da PUCPR Mário Sergio Lepre tem opinião semelhante. Para ele, o reajuste é uma forma de compensar o corte dos salários extras. “De repente, na negociação intramuros, houve um acordo anterior. Na visão da sociedade, fica muito feio receber o 14.º e 15.º salários. Para o parlamentar, porém, o valor continua praticamente o mesmo, uma troca de seis por meia-dúzia.”
Transparência pela metade
Embora a prestação de contas da verba parlamentar conste do Portal da Transparência da Assembleia, parte dela não está disponível para consulta. Dos R$ 27,5 mil mensais, o portal informa apenas o destino de R$ 15 mil. Os R$ 12,5 mil de cota postal telefônica e de transporte não são divulgados – com o novo valor, R$ 14,3 mil deixam de ser explicados.
A prática caracteriza descumprimento das leis da transparência estadual e nacional. A Assembleia informou que os deputados são obrigados a explicar à Casa como gastam essa parcela da verba que não está no site. Mas os dados só serão informados ao público após a reformulação do site.

Professores vão protestar no 2º dia de aula do ano

Folha de Londrina
Os professores da rede estadual vão realizar uma grande mobilização em todo o Estado no dia 9 de fevereiro, segundo dia do ano letivo, para cobrar do governo a implantação de um terço de hora-atividade, previsto na Lei do Piso.
As aulas neste dia terão duração de apenas 30 minutos em protesto ao posicionamento do governo estadual. A categoria também reivindica saúde para os trabalhadores, qualidade para a educação, 10% do PIB para a educação, implementação da correção do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN de 22,22%) e melhorias na carreira dos funcionários. Durante os três primeiros meses do ano ocorrerão atividades para marcar o posição da categoria.

Em fevereiro, além da grande mobilização do dia 9, estão previstos: APP na Escola (no dia 3), com debate do material da Semana Pedagógica e eleição dos representantes, e, no dia 16, Seminário Estadual de Professores Estaduais e Municipais sobre a Efetivação da Lei do Piso. Entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, haverá reunião dos conselhos regionais ou assembleias regionais nos Núcleos Sindicais. Para março, estão previstas atividades do Dia Internacional da Mulher (no dia 8), com a temática da reforma agrária, contra os agrotóxicos e pelo fim da violência contra as mulheres.
Greve – Em sintonia com o movimento nacional capitaneado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), para março está programada para o Paraná a integração ao movimento nacional de greve, para uma cobrança mais incisiva do direito garantido pela Lei do Piso (11.738/2008). O movimento, entre os dias 14 e 16 de março, terá como eixos o pagamento do PSPN, a carreira dos profissionais da educação e o investimento, imediato, de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública.

Richa comenta que negociações
com PMs estão em andamento

'Não temos recursos para todas demandas de aumentos salariais', disse Richa.
Policiais pedem reposição de perdas salariais.

Do G1 PR, com informações da RPC TV


O Governador do Paraná, Beto Richa, comentou em entrevista à RPC TV, na tarde de quinta-feira (25) em Toledo, que as negociações com os policiais civis e militares estão em andamento.

Veja o vídeo do Bom Dia Paraná, da RPC TV

“Não temos recursos para atender todas as demandas de aumentos salariais de todas as categorias que compõe o funcionalismo do Estado. Mas estamos caminhando para o entendimento e acredito que a proposta que está sendo concluída, debatida, par e passo com os representantes, será aceita e será recebida satisfatoriamente”, afirmou.

Os policiais militares e bombeiros pedem o cumprimento da Emenda 29 que, entre outros, prevê a reposição de perdas salariais acumuladas há 13 anos. Já os policiais civis, querem salários equivalentes a formação de nível superior, além de promoções e melhora das condições das cadeias superlotadas.

Na segunda-feira (21), representantes do Fórum Permanente das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares se reuniram com o Comando Geral da Polícia Militar e decidiram fazer reuniões fechadas todos os dias até definirem um pacote de propostas e reivindicações a ser enviadas ao Governo do Estado. Eles querem uma resposta até o dia 13 de fevereiro.

Um protesto pacífico reuniu associações e sindicatos relacionados com a Polícia Militar e Civil do Paraná no Centro de Curitiba no sábado (21), para informar á população das reivindicações de reposição salarial. Panfletos distribuídos na manifestação alertavam para possibilidade de greve.
Outros temas
Richa também comentou sobre as obras de duplicação da BR-277 e as medidas contra a seca que o Estado está tomando.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cantor da dupla Edson e Hudson tem prisão decretada por não pagar pensão

O juiz Diogo Volpe Soares, da 1ª Vara Cível de Limeira, a 131 km de São Paulo, decretou a prisão do cantor sertanejo Udson Gadorini Silva, da dupla Edson e Hudson, por falta de pagamento de pensão alimentícia para a filha Letícia Higa da Silva, de 18 anos. O cantor, que faz a segunda voz da dupla, chegou a ficar sob o risco de ser preso, já que o mandado de prisão foi expedido no final da tarde de terça-feira, mas acabou fazendo um acordo nesta quarta. Ele e o irmão Edson têm casa e estúdio em Limeira, mas não estavam na cidade quando o mandado de prisão foi expedido. A tarde de quarta, o advogado de Letícia, Flamínio de Campos Barreto, informou ter havido um acordo entre as partes. Ele protocolou no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) um pedido de revogação do mandado de prisão. Hudson teria deixado de pagar a pensão desde setembro de 2010. O valor devido é superior a R$ 90 mil. A falta de pagamento de pensão alimentícia é punida com prisão sem direito a fiança, segundo as leis brasileiras. A assessoria do cantor informou que houve apenas um mal entendido. A dupla, uma das mais conhecidas do mundo sertanejo, está em turnê pelo Paraná. Na quinta-feira está prevista uma apresentação em Foz do Iguaçu e, na sexta, na cidade de Cascavel, ambas no oeste do Paraná.

Ligações entre celulares e fixos ficarão mais baratas

Agência Estado
As ligações entre celulares e telefones fixos ficarão cerca de 10% mais baratas a partir de fevereiro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou ontem à noite o ato que aplica o novo regulamento para as tarifas cobradas nessas chamadas, aprovado em novembro do ano passado.
Com uma tabela progressiva para a redução das tarifas nas ligações fixo-móvel, o regulamento prevê uma redução líquida de até 45% no custo das chamadas para os usuários até 2014.

PF faz operação em 3 Estados contra tráfico de drogas


Agentes da Polícia Federal do Paraná cumprem hoje pela manhã 16 mandados de prisão preventiva e 11 para busca e apreensão, nos Estados do Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. A Operação Empório tem o objetivo de reprimir o tráfico interestadual de drogas. A PF ainda não tem número de presos.
Durante as investigações, que duraram três meses, foram apreendidas duas toneladas de maconha em um caminhão-tanque abordado em Curitiba, e 15 kg de cocaína e um fuzil, encontrados em fundo falso na lataria de um veículo localizado em Cascavel, no Paraná.
As ordens de prisão e para as buscas foram expedidas pela Vara de Inquéritos Policiais, na capital do Estado, para onde os presos serão transferidos objetivando regular recolhimento ao sistema penitenciário.

Suspeito de roubar equipamentos de companhia telefônica é preso no PR

Ele efetuou o roubo na noite de quarta-feira (25), em Curitiba.
Polícia localizou a casa onde suspeito se escondeu através de rastreadores.

Do G1 PR

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de roubar um carro de uma companhia telefônica na noite de quarta-feira (25), em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. Ele contou com ajuda de mais uma pessoa para efetuar o assalto, mas o segundo suspeito conseguiu fugir no momento da abordagem da PM.
O veículo estava cheio de carregadores da companhia, equipamentos de alto valor. Foi através destes carregadores, que são monitorados por rastreadores, que a PM chegou até a residência onde os suspeitos se encontravam, na Cidade Industrial de Curitiba. O veículo foi encontrado abandonado em Araucária.
O homem preso estava com um revólver, e seu companheiro conseguiu fugir pelo telhado da casa. Até as 7h45 ele não havia sido localizado.

Receita Federal apreende 2 kg de haxixe em fundo falso de mala no PR

Bagagem pertencia a passageira de ônibus que ia de Foz à Ponta Grossa.
Fiscalização foi feita na quarta-feira (25), na BR-277, no oeste do estado.

Do G1 PR

Haxixe estava escondido em fundo falso de mala (Foto: Divulgação/Receita Federal) 
 
Haxixe estava escondido em fundo falso de mala (Foto: Divulgação/Receita Federal)
A Receita Federal do Paraná apreendeu 2 kg de haxixe dentro de um ônibus na BR-277, na região de Foz do Iguaçu, oeste do estado. A droga estava escondida no fundo falso da mala de uma mulher, e foi encontrada com o auxílio de um cão farejador na quarta-feira (25).
Os funcionários da Receita voltavam para a sede da Delegacia em Foz, quando viram o veículo – que seguia para Ponta Grossa – parado no acostamento em sentido contrário ao da via. Os passageiros estavam descarregando mercadorias, o que motivou a abordagem para verificação das bagagens no pátio da Receita.
A suspeita foi presa em flagrante e encaminhada junto da droga à Polícia Federal do município.
 

Homem morre após queda de árvore sobre veículo em Curitiba

Acidente foi por volta das 7h desta quinta-feira (26), no centro da cidade.
Motivo da queda da árvore não foi esclarecida; vítima estava sozinha.

Uma árvore caiu em cima de um veículo e matou o motorista na manhã desta quinta-feira (26), em Curitiba. O acidente foi na esquina da Avenida Silva Jardim com a Rua Alferes Poli, no centro da cidade, por volta das 7h.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava sozinha no carro no momento do acidente e a causa da queda da árvore não foi esclarecida. Por volta das 8h45 o trânsito continuava bloqueado na Silva Jardim com a Alferes Poli, e na Alferes Poli com a Avenida Iguaçu.

Mega-Sena acumula e pode pagar
R$ 21,5 milhões

Quina vai premiar 116 apostas com 17.572,17.
Quadra registrou 6.940 apostas certas, e cabe a cada uma delas R$ 419,59.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.357 da Mega-Sena, sorteadas nesta quarta-feira (25), em Santos (SP). A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado no sábado (28), é de R$ 21,5 milhões.
As dezenas sorteadas foram: 01 - 19 - 24 - 26 - 52 - 55.
A Quina vai premiar 116 apostas com R$ 17.572,17. A Quadra registrou 6.940 apostas certas, e cabe a cada uma delas R$ 419,59.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer uma das 11 mil lotéricas da Caixa. A aposta mínima é de R$ 2.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Grávida, adolescente é apreendida com drogas em Campo Mourão

Uma adolescente de 17 anos, foi apreendida hoje à tarde com 350 gramas de maconha no Lar Paraná. Grávida de três meses e com pais separados, ela entrou em desespero ao contar que seu namorado não sabe de seu vício. O que ela mais temia era perder a companhia do pai de seu filho, quando ele tomar conhecimento da situação. “O meu namorado é trabalhador e não sabe que sou viciada desde os 11 anos. Quando ele souber toda a verdade nunca mais vai querer me ver”, lastimou, aos prantos. No quarto da casa onde ela pernoitava, a Polícia Militar encontrou drogas, balanças de precisão e quatro celulares.

Lotérica é assaltada em Jandaia do Sul

Dois homens em uma moto Honda CG 125 cor prata, um deles de macacão preto e outro de macacão prata, ambos de capacete prata, um deles portando uma arma de fogo e o outro com uma chave de fenda, chegaram à lotérica por volta das 14h00, e levaram uma quantia em dinheiro. A policia investiga o assalto.

Mega-Sena sorteia R$ 18 milhões nesta quarta-feira


A Mega-Sena poderá pagar um prêmio de R$ 18 milhões nesta quarta-feira (25), para o apostador que acertar as seis dezenas do concurso 1.357. O sorteio será realizado no Caminhão da Sorte da Caixa, estacionado na Praça das Bandeiras, na cidade de Santos, no litoral de São Paulo.
Caso apenas um ganhador leve a fortuna, ele poderá garantir uma renda mensal de aproximadamente R$ 100 mil, apenas investindo a bolada na poupança.
O dinheiro também é suficiente para montar uma frota de 720 carros populares ou ainda comprar 120 casas no valor de R$ 150 mil cada. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser efetuada até 19 horas (horário de Brasília) do dia da aposta em qualquer uma das lotéricas do país.

Casos de dengue aumentaram 16% em janeiro no PR

Os casos suspeitos de dengue aumentaram em quase 16% em janeiro deste ano em comparação com o mesmo mês no ano passado. Foram 11 mil quatrocentas e 60 notificações de agosto do ano passado até janeiro deste ano, contra nove mil e novecentas no mesmo período do ano anterior.
Até agora, foram confirmados 243 casos da doença no estado e mais de quatro mil notificações seguem em análise. Nenhuma morte foi registrada. Dos 399 municípios do Paraná, 251 tiveram notificações de dengue e 61 confirmaram casos da doença.
A cidade com o maior número de ocorrências é Londrina, no norte do estado, seguida por Foz do Iguaçu, no oeste.


Mais de 600 presos em greve de fome costuram lábios no Quirguistão

Protesto seria contra as condição de detenção.
Autoridades afirmam que crime organizado está por trás dos protestos.

Da AFP

Em um protesto contra suas condições de detenção, três mil presos lançaram uma greve de fome nas prisões do Quirguistão, e pelo menos 640 deles costuraram os lábios, informou o mediador da República, Tursunbek Akun.
As autoridades afirmam que a revolta de prisioneiros foi motivada pelo crime organizado depois do lançamento de uma "operação mãos limpas" nas prisões do Quirguistão em 16 de janeiro, após o homicídio de um chefe de máfia.
Preso com os lábios costurados em prisão de Bishkek, no Quirguistão, nesta terça-feira (24) (Foto: AP) 
Preso com os lábios costurados com arame em prisão de Bishkek, no Quirguistão, nesta terça-feira (24) (Foto: Reuters)

Casal morre em acidente na BR-376, em Curitiba, na manhã desta quarta

Motorista perdeu o controle da direção e bateu contra carro e caminhão.
Acidente foi por volta das 6h15 desta quarta-feira (25).

Um casal de idosos morreu em um acidente por volta das 6h15 desta quarta-feira (25) na BR-376, em Curitiba. De acordo com a Polícia Militar, o homem de 65 anos que dirigia uma caminhonete perdeu o controle da direção e invadiu a pista contrária. Em seguida, ele bateu com um carro e depois com um caminhão.

O idoso e a mulher de 60 anos, passageira da caminhonete, morreram no local. O motorista do carro atingido teve ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital do Trabalhador.
 

Governo do PR quer adaptar prédios públicos para deficientes até 2014

Apesar dos esforços, lei sobre acessibilidade é federal, do ano 2000.
Ambição do vice-governador Arns é transformar PR em 'referência'.

Do G1 PR

Um diagnóstico das condições de acessibilidade dos prédios públicos da administração do Paraná deve começar nesta semana. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (24), depois de encontro do grupo Ponto Focal de Atendimento. Esse grupo tem a responsabilidade de definir ações de atenção especial à pessoa com deficiência.
De acordo com a nota oficial, o Ponto Focal é “formado por representantes de todas as secretarias e órgãos vinculados ao governo, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Coede) e de entidades do setor”. A partir do levantamento deve também sair um cronograma de adequações.
A ambição do vice-governador Flavio Arns é de transformar o Paraná uma “referência em acessibilidade, um tema que afeta diretamente milhões [de pessoas no estado]”. Ele também promete que “até o fim da gestão, os prédios estejam adequados”.
De acordo com a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, o governo vai “dar tratamento especial à pessoa com deficiência. Há barreiras arquitetônicas e de comunicação que precisamos resolver a partir da elaboração de políticas públicas claras”.
Apesar dos esforços do governo do Paraná, a lei sobre acessibilidade em prédios públicos é federal, do ano 2000, já normatizada pela ABNT.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dilma confirma Enem com duas edições em 2013

Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff confirmou que, a partir do ano que vem, O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá duas edições por ano, medida que estava prevista para ser implantada ainda este ano, mas que foi adiada pelo Ministério da Educação (MEC). O Enem tem sido alvo de muitas críticas por causa das falhas ocorridas nas últimas edições. Problemas que levaram o governo a enfrentar muitas ações na Justiça.
Dilma comparou o Enem ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que chegou à marca de 1 milhão de bolsas de estudos concedidas. Para comemorar a marca, houve uma solenidade no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (23). A presidenta disse, no evento, que o ProUni também teve que passar por aprimoramentos.
Leia mais…

Desentendimento entre policiais e moradores acaba em briga no PR

Comando da Polícia Militar disse que policiais precisam se defender.
Moradores dizem que houve excesso dos soldados.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Cascavel



Moradores de Cascavel, no oeste do Paraná, acusam policiais militares de agir com violência na hora de atender a uma reclamação de perturbação de sossego. Três homens, com ferimentos no rosto e nas pernas, foram presos por desacato. E dois policiais também ficaram feridos.
A Polícia Civil informou que um inquérito será aberto para investigar se houve ou não excesso dos policiais na abordagem. “A gente ouviu a versão dos policiais e dos conduzidos. Os policiais disseram que foi utilizada a força necessária para contê-los pela resistência à prisão, pelo desacato e desobediência”, afirmou o delegado Tiago de Almeida.
A versão contata pelos moradores, entretanto, é outra. Leonardo Vacarenghi é um dos moradores que foram presos e disse que os policiais chegaram à residência com violência. “Eles não falaram nada, chegaram batendo”, disse.

A prima de um dos moradores presos, Daniele Pereira, contou que as agressões ocorreram quando os moradores já estavam algemados.
O tenente Roberto Tavares, que integra o comando da Polícia Militar em Cascavel, informou que os policiais precisaram se defender e dois deles estão machucados. Segundo ele, de qualquer forma, tudo será apurado e os envolvidos vão passar por exames de

Governo autoriza 11 hospitais do PR a substituir silicone vetado no país

Quando preciso, prótese das marcas PIP e Rófil serão substituídas pelo SUS.
Em todo o Brasil 371 unidades hospitalares foram cadastradas.

Bibiana Dionísio Do G1 PR

As cirurgias de substituição serão pagas pelo SUS (Foto: Sebastien Nogier / AFP Photo) 
As cirurgias de substituição serão pagas pelo SUS
(Foto: Sebastien Nogier / AFP Photo)
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, divulgou na segunda-feira (23), as 11 unidades hospitalares de média e alta complexidade do Paraná que estão habilitadas a realizar a cirurgia reparadora de troca das próteses mamária produzida pela indústria francesa Poly Implants Protheses (PIP) ou pela holandesa Rófil.

Os procedimentos serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em todo o Brasil 371 hospitais foram cadastrados.

As unidades foram dividas por categorias. Algumas podem realizar apenas a substituição da prótese e outras estão autorizadas a fazer a cirurgia plástica mamária reconstrutiva, pós-mastectomia com implante de prótese. Este procedimento é realizado em mulheres que tiveram câncer e tiveram que retirar a mama.
A orientação é que as pacientes que têm implante mamário de uma marca das duas marcas procurem um Centro de Referência ou a Unidade de Saúde mais próxima para fazer uma avaliação. As próteses serão trocadas, apenas, quando houver indícios de ruptura ou quando a mulher estiver correndo algum risco.

Caso seja preciso um exame mais complexo, como ressonância magnética, a paciente pode ser encaminhada para um dos hospitais autorizados. Não há prazo para a realização das cirurgias. A urgência do procedimento será determinada pelo médico.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as próteses produzidas pela PIP e pela Rófil apresentam risco de rompimento. O produtor da prótese francesa chegou a admitir que utilizou um silicone inadequado por considerá-lo “mais barato e melhor”.

No final de 2011, a polêmica envolvendo a marca voltou à tona após a morte de uma mulher francesa – segundo o médico que a tratou, a ruptura da prótese teria causado o linfoma que a matou. Na Inglaterra, 250 mulheres entraram com processo.
No caso da prótese holandesa também houve a utilização de um silicone industrial na fabricação dos implantes, o que aumenta em até cinco vezes as chances de ruptura do material. Ambas as marcas tiveram a comercialização proibida no país e a Anvisa realiza exames laboratoriais nas próteses.

Jogador do Vasco recusa teste do bafômetro na Lei Seca, diz governo

Diego Souza perdeu 7 pontos na carteira e terá que pagar R$ 957,70.
Atleta não foi encontrado por sua assessoria para comentar o caso.

O jogador Diego Souza, do Vasco, teve a carteira de habilitação apreendida por se recusar a fazer o teste do bafômetro em uma blitz da Operação Lei Seca, na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na madrugada desta segunda-feira (23). As informações são da assessoria do governo do Rio.
De acordo com o governo, o carro do jogador foi liberado após um condutor habilitado se apresentar para conduzir o veículo. O atleta, além de ter a carteira apreendida, perdeu sete pontos na habilitação e terá que pagar uma multa no valor de R$ 957,70. Este tipo de infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Procurada pelo G1 para comentar o caso, a assessoria de Diego Souza informou que ainda não conseguiu contato com o atleta já que, nesta segunda-feira, ele está de folga.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dilma conta com a confiança de 59% dos brasileiros
A presidente Dilma Rousseff registra uma popularidade recorde após um ano de mandato, superando todos os antecessores nesse período de gestão, incluindo seu mentor político, Luiz Inácio Lula da Silva, aponta uma pesquisa divulgada neste domingo pelo instituto Datafolha.
Dilma, de 64 anos, que assumiu suas funções em janeiro de 2011 para substituir Lula (2003-2010), conta com a confiança de 59% dos brasileiros, que consideram que sua gestão é excelente ou boa, contra 49% que afirmaram ter esta mesma opinião há seis meses, segundo a pesquisa.
Ao finalizar o primeiro ano de seu primeiro mandato (Lula exerceu por dois períodos), o ex-metalúrgico e sindicalista, destacado por seu carisma e simpatia, obteve 42%, enquanto que no segundo mandato, sua popularidade neste mesmo período foi de 50%.
O antecessor de Lula, o social-democrata Fernando Henrique Cardoso, obteve 41% de aprovação no primeiro ano de seu mandato, contra 16% no segundo. Itamar Franco obteve 12% e Fernando Collor de Mello, primeiro presidente eleito democraticamente após a ditadura (finalizada em 1989), 23%, apesar de ele ter sido destituído por corrupção três anos depois.
Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, a economia é o fator determinante para a popularidade de Dilma.
“A população observa a forte crise internacional e vê que ela não está golpeando a economia nacional”, disse.
A imagem pessoal de Dilma, uma ex-guerrilheira que combateu a ditadura (1964-85), também melhorou: atualmente 72% das pessoas entrevistadas creem que ela é “decidida”, 80% “muito inteligente” e 70%, a veem como “sincera”.
Nos últimos meses, o combate à corrupção no país já determinou a saída de seis ministros.
“Dilma se mostrou firme durante as crises e não vacilou ao ter que tomar decisões difíceis de maneira rápida”, destacou Paulino.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre 18 e 19 de janeiro entre 2.575 pessoas e sua margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Uma tragédia acabou acontecendo na cidade de Ubiratã neste sábado por volta das 20 horas. Um grupo de amigos que foram até a comunidade Palmeirinha a cerca de 10 km de Ubiratã se envolveram em uma situação desesperadora quando retornavam de uma pescaria. O pai José Arnaldo dos Santos, 51 anos e o filho Henrique Lopes Santos, 14 anos, acabaram perdendo a vida ao serem atingidos por descargas elétricas. Eles residiam em Cascavel e vieram passear na casa de parentes na comunidade, onde também já viveram por vários anos.
Ambos foram pescar e na volta o garoto enroscou-se em um arame que servia de cerca elétrica no chão, como seu corpo estava molhado devido à chuva que caia no momento, a descarga elétrica foi aumentada, seu pai ao ver o incidente correu para salvar o filho, onde também acabou sendo eletrocutado.
Outras duas pessoas que estavam no local, Osmair Coelho Silvano e Geseriel Pontes Nobres, 26, também tocaram na cerca e sofreram choques, mas conseguiram se desvencilhar sem sofrerem ferimentos ou descargas mais fortes. Pai e filho morreram no local.
Os corpos foram encaminhados para o IML de Campo Mourão. Eles serão velados a partir das 14 horas desta segunda-feira (23) na capela São Cristóvão, no bairro do Morumbi em Cascavel.

Homem mata quatro pessoas de uma mesma família em Ibiporã

Gazeta Maringá
Quatro pessoas da mesma família foram mortas a facadas e a tiros na madrugada desta segunda-feira (23), em um sítio na Barra da Jacutinga, zona rural de Ibiporã, Norte do Paraná. Segundo informações da Polícia Militar (PM), o suspeito de cometer o crime é o ex-marido de uma das vítimas. Um jovem e uma criança de apenas 2 anos escaparam com vida.
O suspeito é ex-marido de uma mulher de 36 anos. De acordo com a PM, eles haviam se separado na última semana e, desde então, ela estava recebendo ameaças de morte. Além dela, morreram os pais, de 60 e 61 anos, e a filha, de apenas 13 anos.
O irmão da ex-mulher conseguiu fugir sem ferimentos e acionou a polícia. O Siate foi ao local, mas não houve tempo de prestar socorro às vítimas. A criança de 2 anos, filha do casal separado, foi encontrada no colo da mãe. O suspeito já foi identificado e até as 8h10 continuava foragido. A PM não soube informar se ele tinha antecedentes criminais.


Palácio Iguaçu, em Curitiba, volta a funcionar após cinco anos de obras

Obras foram realizadas em duas etapas e custaram cerca de R$ 33 milhões.
Construção tem 15.941 metros quadrados.

Do G1 PR

Depois de cinco anos de obras de revitalização, o  Palácio Iguaçu, em Curitiba, volta a funcionar na quarta-feira (25). Com a conclusão das obras, serão instalados no prédio os gabinetes do governador e do vice-governador, a Casa Civil, a Casa Militar e parte da Secretaria de Comunicação Social. O prédio tem capacidade para abrigar 450 servidores. A obra foi realizada em duas etapas e custou em torno de R$ 33 milhões.
A construção tem 15.941 metros quadrados, distribuída em quatro andares. Na esplanada frontal ao prédio, destacam-se as bandeiras cívicas, os desníveis em degraus e os amplos jardins da Praça Nossa Senhora Salete.
Na parede externa à esquerda do Palácio, existe um painel executado pelo artista plástico Poty Lazzarotto. O mural "Paraná", mede 6,50m x 17,30m e mostra as origens do estado, em diversos momentos da história e as perspectivas do seu desenvolvimento.

Queimaduras com água-viva se multiplicam nas praias do Paraná

No Sul do país, o perigo vem do mar. O número de casos de queimaduras por água-viva está aumentando. No Paraná, já foram mais de cinco mil.



Nas praias lotadas do litoral do Paraná, os salva-vidas nunca precisaram tanto de vinagre. “Esse é o segundo vidro já”, aponta um salva-vidas. É o melhor remédio contra queimaduras de água-viva, que vem atingindo centenas de pessoas por dia desde a semana passada.
“Muita dor. Arde”, comenta Mateus de Carvalho, de 6 anos. “Eu estava no mar e minha mãe achou que era uma picada, mas eu falei para ela que era água-viva e ela não acreditou”, contou Maria Eduarda da Costa, de 6 anos.
Só nesta temporada, quase três mil casos já foram registrados pelos bombeiros, contra oito no mesmo período do verão passado. Perguntando na praia, é difícil quem não tenha sido queimado.
“Na água a gente não vê. A gente percebe que, de repente, começa a queimar. É a água-viva que passou e queimou. Tem de sair fora”, comenta um senhor.
Ainda não se sabe a causa do fenômeno, mas representantes da Secretaria de Estado da Saúde e do Corpo de Bombeiros já se reuniram e decidiram: quando o número de casos estiver alto demais, trechos de praia serão interditados ao banho.
“Foram tantas pessoas, que tivemos de ordenar uma fila para ficar mais organizado e poder atender todo mundo”, lembra o salva-vidas Kléber Pereira do Nascimento.
A água-viva tem na parte de baixo microbolhas tóxicas que se desprendem quando elas encalham na areia ou tocam a pele de uma pessoa. Jogar água doce sobre a queimadura é um erro. Há outros.
“Não coce, não esfregue o lugar atingido e não jogue água doce, porque a água doce vai fazer com que as bolhas que são soltadas pela água-viva estourem e venha a prejudicar mais essa queimadura”, orienta a salva-vidas Carla Spak.
 
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 18 milhões na quarta-feira   
 Nenhuma aposta acertou as dezenas do concurso 1.356, no último sábado (21), e o prêmio acumulou. Os números sorteados na ocasião, em Praia Grande (SP) foram: 06 - 13 - 21 - 22 - 31 - 46.

Ao todo, 90 apostas acertaram a quina e devem levar R$ 22.697,17 cada uma. Outras 7.070 apostas levaram a quadra e ganharão R$ 412,75 cada uma.

A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, as quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.

Pai viaja de Cuiabá ao ES para buscar filha que fugiu com rapaz de 25 anos

O homem está preso por suspeita de estupro e subtração de incapaz.
Menina de 13 anos conheceu rapaz na internet e fugiu para ficar com ele.

Amanda Monteiro e Vinícius Baptista Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Apesar da mágoa, pai diz que perdoa a filha. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Apesar da mágoa, pai diz que perdoa a filha. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Após um mês de separação e mais de 2 mil quilômetros de distância, o reencontro emocionou pai e filha, no Espírito Santo, neste domingo (22). A adolescente, de 13 anos, fugiu de casa, em Cuiabá, no Mato Grosso, para viver com um rapaz de 25 anos, que ela conheceu pela internet, em Vila Velha, na Grande Vitória. Apesar da mágoa, o pai disse que perdoa a filha. Ela, por sua vez, se diz arrependida de ter fugido, mas afirma que quer continuar com o rapaz.
"Criei minha filha com muito carinho, dei muito amor para ela. Nesse momento de fraqueza dela eu vou perdoá-la. Tenho certeza que ela vai ficar do meu lado e vai saber que isso aí de nada serviu para a felicidade dela. Foi só uma aventura, que não traz alegria", afirma o pai da menina, que pediu que o nome não fosse divulgado para preservar a adolescente.
"Vou voltar com meu pai para Cuiabá. Amo meu pai, entendo o lado dele, vou respeitar as regras dele, mas também quero que ele entenda que eu quero ficar com o rapaz. Pretendo levar o relacionamento adiante. Eu o amo muito", afirma a garota.
Na tarde deste domingo, após assinar o termo recuperando a posse da filha, os dois voltaram para Cuiabá, no Mato Grosso. Antes de partir, a menina pediu notícias do rapaz e pediu para a família dele vender o notebook dela e outros objetos para pagar a fiança tentar tirá-lo da cadeia. O rapaz, de 25 anos, está preso por subtração de incapaz e estupro de vulnerável - quando a vítima tem menos de 14 anos.
"Creio que a atitude dela é precipitada e o tempo vai dizer para ela que não é isso que ela quer. Só o tempo vai dizer", comenta o pai da menina.
Ele ainda fez um alerta para os pais: "Cuidem dos seus filhos, não deixem que eles fiquem com internet ligada abertamente, vigiem o que eles fazem na internet e no telefone. É muito triste ter um filho longe, sem saber por onde anda, se está na favela, se está morto. Graças a Deus minha filha está viva".
Risco
A conselheira tutelar Liduina Portela explicou que a adolescente passou por exames e coleta de material no Departamento Médico Legal (DML), em Vitória, e foi medicada. "Ela se expôs a um risco muito grande. Confiou em alguém que não conhecia, maior de idade, que em nenhum momento usou preservativo ou qualquer método anticoncepcional. Ela corre risco de ter adquirido uma doença.Por isso passou por todos os procedimentos médicos antes de viajar de volta para casa".
Entenda o caso
A garota saiu de Mato Grosso no dia 19 dezembro do ano passado para viver com o rapaz de 25 anos que conheceu pela internet, e desde então estava sem dar notícias para a família, que a procurava. Antes de chegar em Vitória, o casal passou por São José do Rio Preto, em São Paulo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais.
De acordo com a polícia, em janeiro, o suspeito começou a pressionar a menina a pedir R$ 1,5 mil ao pai. "Foi a partir daí que, em conversas por telefone, o pai acabou descobrindo onde a filha estava. O pai da adolescente, então, entrou em contato com o Conselho Tutelar do estado que, em conjunto com a PM, flagrou a menina morando com o jovem", afirmou o soldado Charles, da Polícia Militar.
O rapaz foi preso na manhã desta sexta-feira (20) por suspeita de estupro e subtração de incapaz. Ele e a garota foram encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no bairro Jucutuquara, em Vitória. Segundo o delegado Marcelo Nolasco, o rapaz vai responder pelos crimes e pode pegar de 8 a 15 anos de prisão. "Foi estupro. Mas, como foi consensual e não houve violência, a pena não deve ser máxima", disse.