Powered By Blogger

sábado, 31 de março de 2012

Morre ucraniana de 18 anos vítima de estupro coletivo

Oksana Makar foi estuprada, queimada viva e abandonada em Mykolayiv.
Caso provocou comoção, mas nomes dos 3 suspeitos não foram divulgados.

Da AFP

Uma ucraniana de 18 anos morreu nesta quinta-feira (29) quase três semanas depois de ter sido estuprada por três homens, em um ataque que se tornou um dos maiores crimes do país nos últimos anos.
Oksana Makar foi estuprada por três jovens, estrangulada, queimada viva e abandonada à morte em um ataque na cidade de Mykolayiv, no sul da Ucrânia, no dia 10 de março, segundo os promotores.
A vítima foi encontrada por uma pessoa que passava pelo local e a viu abandonada depois do ataque, supostamente em um canteiro de obras. Ela foi hospitalizada em estado crítico com 55% do corpo queimado, o que obrigou os médicos a amputarem os pés, um braço e uma perna da moça.
Oksana Makar morreu em decorrência dos ferimentos em um hospital especializado na cidade de Donetsk, ao leste, para onde foi levada após o resgate, informou a clínica à agência de notícias Interfax-Ukraine.
Oksana Makar é socorrida em hospital de Mykolayiv, no sul da Ucrânia, em 16 de março (Foto: Reuters)Oksana Makar é socorrida em hospital de Mykolayiv, no sul da Ucrânia, em 16 de março (Foto: Reuters)
O coração dela parou de bater após uma hemorragia que começou nos pulmões, e ela morreu, apesar de três tentativas para ressuscitá-la, disse o médico-chefe do centro de queimaduras de Donetsk, Emil Fistal.
O crime causou uma comoção pública na Ucrânia, expondo a incompetência das autoridades responsáveis e a extensão dos problemas sociais em cidades industriais como Mykolayiv, que são atingidas por problemas com drogas e Aids.
Um dos agressores de Makar alugou o apartamento onde ela foi estuprada. Aparentemente, eles a estrangularam e a queimaram na tentativa de encobrir seus rastros.
O ataque desencadeou a indignação dos moradores locais e do grupo feminista Femen, que protestou de topless em frente à Promotoria Geral em Kiev.
"Morte aos sádicos!" e "Oksana, Vive!" bradavam as feministas depois de terem escalado o pórtico de entrada do prédio da Promotoria.
A revolta geral aumentou com um vídeo apresentado como sendo o interrogatório de um dos torturadores de Oksana Makar e difundido no Youtube.
Nele, é possível ver um jovem, com o rosto coberto, descrevendo o crime, no qual teria estrangulado Oksana com as mãos e, depois, com uma corda.
Ele dizia que a vítima tinha aceitado manter relações sexuais com seus agressores, e que depois ameaçou "denunciá-los à polícia" por estupro.
"Ela gritava (...) e eu a estuprei. Ela não se acalmou e decidi estrangulá-la", contou.
Acreditando que a jovem estivesse morta, seus agressores a jogaram em um canteiro. "Eu não queria queimar o corpo", disse ele, que alegou ter colocado fogo apenas em um pedaço de pano e jogado perto da vítima.
A imprensa ucraniana informou que os suspeitos são filhos de pais ricos com fortes relações com as autoridades do governo local.
Contudo, seus nomes ainda não foram oficialmente revelados.
Devido ao impacto do escândalo, os dois suspeitos voltaram a ser presos alguns dias depois de terem sido soltos e várias autoridades da polícia e da Promotoria local foram demitidas, segundo o Ministério do Interior.
Os supostos autores do crime podem ser condenados à prisão perpétua, pena mais severa da Ucrânia, disse a mesma fonte.

Ucranianas protestam de topless por punição a acusados de estupro

Ativistas do Femen fizeram manifestação em frente ao Ministério Público.
Homens teriam estrangulado e tacado fogo em vítima, que sobreviveu.

Do G1, com Reuters

Ativistas do grupo ucraniano Femen protestaram nesta quinta-feira (15) em frente à sede do Ministério Público em Kiev, pedindo punição severa a três homens acusados de estuprar uma mulher na cidade de Mykolayiv.
A mídia local afirma que os estupradores estrangularam e tacaram fogo na vítima, chamada Oksana Makar, em um ataque no início do mês. A mulher sobreviveu, mas está internada em estado crítico.
Feministas ucranianas protestam em frente a prédio público de Kiev (Foto: Anatolii Stepanov/Reuters)Feministas ucranianas protestam em frente a prédio público de Kiev (Foto: Anatolii Stepanov/Reuters)
As feministas subiram na fachada do prédio para protestar com cartazes e pinturas no corpo (Foto: Anatolii Stepanov/Reuters)As feministas subiram na fachada do prédio para protestar com cartazes e pinturas no corpo (Foto: Anatolii Stepanov/Reuters)
A polícia deteve as mulheres para por fim ao protesto (Foto: Anatolii Stepanov/Reuters)A polícia deteve as mulheres para por fim ao protesto (Foto: Anatolii Stepanov/Reuters)

Suspeita de enviar doce envenenado a adolescente é presa em SC

Doceira foi encontrada pela PM em Barra Velha, dormindo em um carro.
Ela deve ser levada a Curitiba na tarde deste sábado (31).

Do G1 PR

Bombom envenenado (Foto: Reprodução/RPC TV) 
Bombons envenenados foram levados por taxista
a adolescente (Foto: Reprodução/RPC TV)
Uma mulher suspeita de enviar doces envenenados a uma adolescente de Curitiba foi presa na madrugada deste sábado (31), em Barra Velha, Santa Catarina. De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, responsável pelo caso, a doceira foi encontrada pela Polícia Militar por volta das 4h, dormindo dentro de um carro. Ela foi encaminhada para a delegacia central de Joinville.
O delegado de Joinville, ainda segundo a polícia, interrogou a suspeita e aguarda a polícia paranaense chegar a Joinville para buscá-la. A previsão de Recalcatti é de que ela seja apresentada na Delegacia de Homicídios de Curitiba nesta tarde.
Na terça-feira (27), o delegado informou que a doceira era amiga da família da vítima, e havia sido contratada para organizar a festa de 15 anos da garota. Na casa da mulher em Joinville, Santa Catarina, o marido dela foi encontrado espancado, em estado gravíssimo. No local também foi encontrado um pacote de veneno de rato, que pode ter sido usado nos doces.
Relembre o caso
A adolescente Talita Machado Teminski, de 14 anos, filha de um policial militar, recebeu em casa uma encomenda na tarde dia 12 de março. A caixa, entregue por um taxista, continha doces e um bilhete informando que eles eram uma amostra e caso a jovem tivesse interesse poderia encomendá-los para a festa de 15 anos, marcada para abril deste ano.
Talita dividiu os doces com outros três amigos. Logo após ingerirem os chocolates todos passaram mal e foram levados para o hospital com quadro de intoxicação. A garota que recebeu a encomenda chegou a ter duas paradas cardíacas. Ela ficou internada no Hospital de Clínicas de Curitiba por oito dias. Todos já receberam alta.

Menor de 13 anos com maconha, crack e cocaína



Na noite de quinta-feira, 29, a equipe da ROTAM em patrulhamento pelo Núcleo João Paulo, avistou o menor citado em atitude suspeita e ao ser abordado foi localizado com ele uma pequena porção de substância entorpecente aparentando ser Cocaína; ao conversar com o menor o mesmo confessou ter mais entorpecentes em sua casa. Então uma equipe deslocou para o Jardim Gramados e com a permissão da mãe do apreendido foi feita uma busca em sua casa. Foram localizadas: 2,8 gramas de entorpecente aparentando ser Maconha; 2,3 gramas de entorpecente aparentando ser Crack (12 pedras), 25 sementes de substancias aparentando ser Maconha dentro de uma caixinha de plástico verde, 02 celulares, utensílios usados para consumir entorpecentes e 01 pino medidor de Cocaína, e outros objetos.

Acidente deixa carro carbonizado. Envolvidos, provavelmente, são foragidos da polícia

Do Jornal Paraná Centro

Na madrugada de sexta-feira, 30 de março, aconteceu um acidente de trânsito, próximo a Serra da Marrequinha – Rodovia PR466, em que os envolvidos provavelmente teriam mandado de prisão contra eles. No local, foi constatado que o carro GM Omega, placas CDL-5176, estava fora da pista e carbonizado.

Segundo a Polícia Rodoviária, outros três ocupantes foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paula, em Pitanga.
A Polícia Civil, que investiga o caso, contou ao JPC que no carro havia quatro pessoas: Jonatas Felipe, 21 anos; Wando, que foi encontrado carbonizado; um menor de 17 anos, suspeito de ter cometido vários homicídios na região de Guarapuava; e uma outra menor, que estava sem documento e, que, provavelmente, era esposa de Wando.
A Polícia Civil informou ainda que os quatros voltavam de Santa Maria do Oeste, onde foram buscar algum tipo de entorpecente. O carro seguia sentido Guarapuava.

Entenda o significado das missas da Semana Santa

Domingo de Ramos abre os sete dias de orações, hinos e procissões.
Vela com símbolos religiosos e letras gregas é abençoada no sábado santo.


Vela Sírio Pascal vendida para os fiéis usarem durante a missa do sábado santo (Foto: Victória Brotto/G1) 
Vela Círio Pascal vendida para os fiéis usarem durante a missa do sábado santo (Foto: Victória Brotto/G1)

Até a Sexta-Feira da Paixão e o domingo de Páscoa, muitos outros rituais e missas são celebrados pela Igreja Católica. Segundo o padre José Antônio Aparecido Pereira, 68, vigário episcopal da Arquidiocese de São Paulo, em entrevista ao G1, antes das datas mais lembradas da Semana Santa acontecem mais de cinco missas. "A semana inteira é de reflexão e oração."
Entenda o que acontece em cada dia da semana de Páscoa e o significado das missas:
Domingo de Ramos (1º de abril) A entrada de Jesus na cidade de Jerusalém é representada neste dia. "Na época, como explica a Bíblia,  ele monta em um jumento e é recebido por centenas de pessoas com ramos de oliveira e palmeiras nas mãos." O domingo começa com uma procissão de fiéis cantando hinos e carregando ramos. Ao chegar à igreja, uma missa é celebrada com leitura de trechos bíblicos sobre o sacrifício de Jesus Cristo.
Segunda, terça e quarta-feira santas (2, 3 e 4 de abril):
Nas missas celebradas nos três dias, os fiéis pedem a Deus bons frutos na vida pessoal e religiosa e são lidos trechos bíblicos sobre a salvação.
Quinta-feira Santa (5 de abril)Pela manhã,  o bispo se reúne com os padres na chamada Missa da Crisma - em São Paulo, esta missa acontece na Catedral da Sé (centro). Nela, ele irá abençoar ou consagrar os três óleos santos. O óleo consagrado é o do sacramento da Crisma, na qual o fiel confirma publicamente a sua fé cristã e sua ligação com a Igreja Católica. Neste rito, o padre impõe as mãos sobre o fiel, invocado o Espírito Santo, e o unge com óleo. Os outros dois óleos, o do batismo e o dos enfermos, são abençoados.
À noite, a Igreja celebra a ceia do Senhor em alusão à última ceia entre Jesus Cristo e os 12 discípulos, antes da crucificação. Nela, Jesus irá instituir o sacramento de seu corpo e de seu sangue, chamado pela Igreja Católica de Eucaristia. Nesta celebração, não se toma vinho nem come-se pedaço de pão. Em algumas paróquias, explicou o padre, um pedaço de pão caseiro abençoado é dado de lembrança aos fiéis.
Depois, acontece a missa do lava pés, na qual 12 pessoas são escolhidas aleatoriamente para que o padre lave seus pés, em referência ao momento em que Jesus ensina a humildade aos discípulos lavando os pés deles.
Quarta-feira de Cinzas celebrada na Arquidiocese de São Paulo... A missa, presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer na Catedral da Sé no dia 22 de fevereiro de 2012, marca o início da Quaresma (Foto: Luciney Martins/Divulgação) 
Missa celebrada no dia 22 de fevereiro, na
Arquidiocese de  São Paulo, marcou o início
da quaresma (Foto: Luciney Martins/Divulgação)
Sexta-feira da Paixão (6 de abril) “Jejum e abstinência de carne são os princípios deste dia." Exatamente às 15h, considerada a hora nona pela Bíblia, os fiéis se reúnem para celebrar a paixão e a morte de Cristo. O rito tem quatro momentos, o momento da paixão anunciada, envocada, venerada e comungada.
Na paixão anunciada, são lidas passagens bíblicas do Antigo e do Novo Testamento que falam sobre o sacrifício de Cristo. Na paixão envocada, longas séries de preces são feitas pelas necessidades do mundo e da Igreja. Depois, os fiéis formam uma fila e vão um a um beijar a imagem de Cristo crucificado – é o momento da paixão venerada. Na quarta e última parte, os fiéis recebem a hóstia.
Algumas igrejas e paróquias, segunda o padre da Arquidiocese de São Paulo, fazem uma procissão do enterro de Cristo. “Esta tradição pretende lembrar do momento em que os discípulos retiram o corpo de Jesus Cristo da cruz e o sepultam.”
Sábado Santo (7 de abril)Durante o dia, não há missa. “É momento de silêncio e oração.” Só no período da noite é que acontece a vigília pascal. “Uma longa celebração, na qual o padre abençoa o fogo que acenderá uma grande vela, chamada de Círio Pascal”. Ela, que representa Jesus ressurreto, é toda decorada com símbolos religiosos, como o da primeira e da última letra do alfabeto grego - Alfa e Ômega. Elas, explica o bispo, indicam que Jesus é o início e o fim de tudo, como ensina a Bíblia. Cinco cravos representando os cincos ferimentos na cruz – dois nas mãos, dois nos pés e um na lateral do corpo – e o ano de 2012 também são inscritos na vela.
Logo em seguida, o padre abençoa a vela com orações e entra na igreja, que está toda apagada. Neste momento, cada pessoa acende a sua vela a partir da que passa pelo corredor principal nas mãos do padre. Quando a igreja já está toda iluminada com as velas dos fiéis, o padre chega ao altar e canta o hino “Precônio Pascal” para celebrar a vigília e se preparar para a Páscoa – a ressurreição.
Após uma leitura da Bíblia, acontece a liturgia batismal. “A água do batismo é abençoada e, em algumas comunidades, adultos e crianças são batizados.” A missa termina com os fiéis cantando hinos sobre a ressureição.

Domingo de Páscoa (8 de abril)
Para encerrar o período da quaresma, os 40 dias estipulados pela Igreja Católica para que o fiel se prepare para o ápice da Semana Santa, a ressureição, missas são celebradas com hinos e trechos bíblicos sobre a ressureição.
Segundo o bispo, em algumas igrejas, existe o costume de fazer procissões simbolizando o encontro de Jesus com os discípulos. “As mulheres levam a imagem de Maria; e os homens, a imagem do Cristo crucificado para lugares diferentes. Quando as duas imagens se encontram, os fiéis aplaudem e cantam hinos de vitória.”
Malhação de Judas
"A malhação não tem nada a ver com a vida da Igreja", explica o bispo Aparecido Pereira.  A malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição trazida pelos portugueses e espanhóis na qual um boneco, do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal é arrastado pelas ruas e queimado.

Babá de luxo, brasileira é disputada por celebridades nos Estados Unidos

Zenaide Muneton é uma das babás mais bem pagas de NY, diz agência.
Ela recebe salários equivalentes a mais de R$ 27 mil por mês.

Daniel Buarque Do G1, em São Paulo

A paulistana Zenaide Muneton passou a última semana sendo entrevistada por celebridades e famílias milionárias dos Estados Unidos. Durante o processo de seleção para trabalhar como babá dos filhos de algumas das pessoas mais ricas e famosas do país, é ela quem vai definir quem vai contratá-la. Mesmo assim, há uma forte disputa pela chance de pagar a ela um salário equivalente a mais de R$ 27 mil por mês por seus serviços.
A babá brasileira Zenaide Muneton, com duas crianças de quem cuidava em Nova York (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)A babá brasileira Zenaide Muneton, com duas crianças de quem cuidava em Nova York (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
“Quero encontrar uma família legal, com ótimas crianças e com quem possa viajar”, disse Zenaide em entrevista ao G1, por telefone, em meio ao processo de “seleção” do seu próximo empregador. “Sou eu que escolho com quem vou trabalhar, e já falei com um monte de gente conhecida”, disse.

A pedido do G1, brasileira que é babá de luxo nos EUA dá dicas para babás e pais que querem contratar babás
Dicas para babás Dicas para pais que querem contratar babás
Falar bem o idioma do país (inglês no caso dos EUA) Observar as referências das candidatas
Ser paciente Avaliar histórico policial da babá
Gostar de crianças e saber lidar com elas Descobrir histórico da babá no Detran para saber se já foi multada dirigindo
Ter flexibilidade e disponibilidade para viajar Ter formação universitária é bom
Ter sempre uma mala pronta com brinquedos, lanches e roupas para as crianças Avaliar a experiência profissional da babá
Saber ler historinhas Ter cuidado e prestar atenção durante entrevista
Saber nadar Avaliar todos os documentos
 O relato dela é confirmado por Seth Greenberg, vice-presidente da agência Pavillion, que é referência em encontrar empregados para as famílias mais ricas de Nova York e que representa Zenaide. “Desde que a conheci, percebi que ela tinha potencial de ser uma das melhores babás de todos os tempos”, disse Greenberg ao G1. Segundo ele, Zenaide é uma das babás mais bem pagas dos Estados Unidos, chegando a cobrar mais de US$ 180 mil por ano (o equivalente a R$ 27 mil por mês), mais benefícios.
O diferencial dela, dizem Greenberg e a própria babá, é a identificação com as crianças. "Elas a adoram, ficam encantadas por ela", disse o agente. Segundo a babá, as principais características de uma boa babá nos EUA devem ser inglês perfeito, paciência, gostar e ser boa com crianças, flexibilidade para viajar e mudar planos, saber ler historinhas, saber nadar e ter sempre uma mala pronta com brinquedos, remédios e comidas para as crianças. Ela recomenda ainda que os pais que procuram babás prestem atenção à experiência e às referências das babás entrevistadas, que busquem documentos e históricos policiais da candidata e que prefira babás com formação universitária em áreas que ajudem a entender as crianças.
A brasileira foi a principal entrevistada de uma reportagem publicada nesta semana pelo “New York Times” e pela rádio NPR a respeito dos altos valores pagos por babás de filhos dos moradores mais ricos de Nova York. Segundo as publicações, o mercado de babás de luxo não foi afetado pela crise econômica nos EUA, e as famílias pagam entre US$ 50 mil e US$ 200 mil (equivalente a salários mensais de R$ 7,5 mil e R$ 30 mil) por uma funcionária qualificada, experiente e com boas referências. “Há uma demanda imensa por empregados com aptidão e experiência. Quando somos procurados por babás com experiência e referências, é fácil encontrar emprego para elas”, disse Greenberg. Em São Paulo, o salário médio de uma babá é de R$ 1.300 por mês, segundo agências da cidade, quase um sexto do salário mais baixo pago às babás da agência americana.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Ladrão arromba capela para roubar equipamentos musicais no Paraná

Assalto foi por volta das 6h desta sexta (30), na Vila Iara, em Londrina.
Violão, teclado e rádio foram levados no segundo roubo à capela do ano.

A capela Santa Maria Goretti, que fica na Vila Iara, em Londrina, no norte do Paraná foi assaltada por volta das 6h desta sexta-feira (30). De acordo com a moradora da casa vizinha a capela, Margarida Marques, o assaltante pulou o murou e arrombou a porta dos fundos. "Fez um barulhão, pensei que alguém estivesse quebrando uma parede. Aí pela janela, vi o ladrão carregando os equipamentos", contou.

O armário onde ficam as batinas e os objetos religiosos foi revirado. Mas o ladrão fugiu a pé levando um violão, um teclado e um rádio, que havia sido doado pela comunidade depois do último assalto, a menos de dois meses.
A polícia foi chamada, mas ainda não tem pistas do assaltante.

Corpo de Tim Maia é exumado para exame de DNA


O corpo do músico Tim Maia foi exumado na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. O motivo para a exumação faz parte de um processo para reconhecimento de paternidade, que foi solicitado pela 2ª Vara de Família da Barra da Tijuca.
A pedido de Rafaela Mendonça Soares Campos, a jovem desde os 13 anos tenta ser reconhecida como filha do grande mestre.

Uma coleta está prevista para ser realizada nesta quinta, segundo o advogado de Rafaela, Valfredo Silva dos Santos. A partir do resultado dessas amostras, um laudo deverá sair em 30 dias.

Após ter um resultado definido, um juiz irá definir em audiência se a paternidade será reconhecida ou protestada pela família de Tim. "É uma questão de cidadania ter o nome do pai no registro", explicou.
Mulher tenta cometer suicídio dentro da Câmara de Municipal de Maringá
Uma mulher tentou cometer suicídio dentro da Câmara Municipal de Maringá na manhã desta quinta-feira (29). Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, ela teria entrado por volta das 11 horas, subido até o segundo andar, onde estão localizados os gabinetes de vereadores, para pedir dinheiro para comprar uma passagem. Segundo a assessoria de imprensa, após circular entre os gabinetes, a mulher foi em direção à uma mureta e quando tentou se jogar, foi impedida por um funcionário, que agarrou as pernas dela. Se caísse, ela sofreria uma queda de quatro metros sobre a recepção da Câmara. O funcionário que a impediu seria um assessor do vereador Luiz do Postinho, que notou uma atitude estranha da mulher, ao se direcionar para a mureta. O Corpo de Bombeiros foi até o local e a encaminhou para o Albergue Santa Luzia Marillac. A mulher foi acalmada e encontra-se consciente e orientada.
O DIARIO DE MARINGA

Funcionários de universidade no PR são suspeitos de falsificar diplomas

Pelo menos 28 servidores da UEL são suspeitos de utilizar os documentos.
Diplomas falsos de 11 instituições eram utilizados para promoções internas.

Do G1 PR, com informações da RPC TV



A Polícia investiga um esquema de falsificação de diplomas que podem ter beneficiado servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná. A própria instituição encaminhou a denúncia, após constatar suspeitas de irregularidades em diplomas utilizados para promoções de pelo menos 28 funcionários.
As suspeitas começaram na metade de 2011, desde quando a UEL passou a inspecionar as promoções, até chegar à lista dos 28 nomes. Pelo menos 11 instituições, incluindo a UEL, podem ter tido diplomas fraudados. Em alguns casos, há documentos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com carimbo da UEL, e assinatura de um reitor que já não está no cargo há seis anos. Alguns diplomas de supletivo são “fornecidos” por escolas que nunca ofereceram o curso, assinados por pessoas que nunca trabalharam nos locais.
De acordo com o delegado Marcos Paulo Rubira, a investigação deve demandar tempo para que seja concluída. “A questão principal é saber quem está falsificando para tentar retirar essa pessoa de circulação”, afirmou. A pena para fraude pode chegar a até seis anos de prisão.
A UEL também investiga o caso através de uma sindicância interna, que tem prazo de três meses para ser concluída, podendo ser prorrogada por mais dois. Os 28 funcionários seguem trabalhando normalmente, mas deixaram de receber o valor do reajuste. Eles poderão se defender na sindicância, mas se a fraude for compravas as sanções internas vão desde advertência simples até demissão por justa causa.
 

Moradores colocam bananeira em buraco no asfalto de estrada do PR

Eles reclamam que o recape feito há um mês já está se soltando.
Prefeitura de Apucarana nega erro, mas afirma que irá fazer manutenção.

Do G1 PR, com informações da RPC TV

Bananeira no asfalto (Foto: Reprodução RPC TV)Moradores de Apucarana, no norte do Paraná, protestaram contra um recape mal feito no asfalto de uma estrada da região plantando uma bananeira na pista. Eles reclamam da qualidade do serviço feito há um mês, já que o asfalto está se soltando e abrindo buracos na via. A prefeitura de Apucarana nega que tenha havido erro de execução, mas se comprometeu com a manutenção da estrada  (Foto: Reprodução RPC TV)

PF prende falsa grávida com 2,1 kg de cocaína em barriga no RN

Segundo Polícia Federal, mulher foi presa em estacionamento de aeroporto.
Mulher confessou que recebeu dinheiro para carregar a droga, diz polícia.

Do G1, em São Paulo
5 comentários
A Polícia Federal prendeu na madrugada desta sexta-feira (30) no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim (RN), uma dona de casa, de 20 anos, e um operador de máquinas, de 24 anos, por tráfico de drogas. Com ela, a PF encontrou 2,1 kg de cocaína, que era levada camuflada em uma barriga postiça.
Mulher foi presa com barriga falsa em aeroporto (Foto: Divulgação/PF)Mulher foi presa com barriga falsa em aeroporto (Foto: Divulgação/PF)
Segundo a PF, a prisão em flagrante aconteceu por volta das 2h30, quando os policiais suspeitaram da atitude da mulher. Ela teria chegado sozinha, apenas com bagagem de mão. Abordada pelos agentes no estacionamento, ela teria confessado que carregava a droga.
O casal recebeu voz de prisão e foi conduzido à sede da Superintendência da PF. A mulher declarou que recebeu uma proposta em dinheiro para ir buscar a droga em Mato Grosso do Sul, mas não revelou detalhes sobre quem a teria contratado.
O operador de máquinas disse à polícia que não sabia de nada e que apenas iria dar uma carona a uma conhecida da família. Ambos devem ser transferidos para um presídio.
Polícia encontrou barriga feita de durex que continha droga (Foto: Divulgação/PF)Polícia encontrou barriga feita de durex que continha droga (Foto: Divulgação/PF)

Fael vence o ‘Big Brother Brasil 12’

Resultado foi anunciado por Pedro Bial na noite desta quinta-feira (29).
Votação do paredão final atingiu 43.521.108 votos, segundo apresentador.

Do G1 em São Paulo

Ao saber que ganhou o BBB12, Fael recebe cumprimento de Fabiana  (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Fael recebe cumprimento de Fabiana
(Foto: Reprodução/TV Globo)
O veterinário Rafael Alves Cordeiro é o mais novo milionário do Brasil. O sul-mato-grossense de 25 anos de idade venceu a final da 12ª edição do “Big Brother Brasil”, em resultado anunciado ao vivo na noite desta quinta-feira (29), dia do último episódio do reality show comandado por Pedro Bial. Ele teve 92% de um total de 43.521.108 votos computados na decisão do programa.
Visite o site do ‘BBB12’
Fael, como é conhecido o participante, disputava com a garota-propaganda paulista Fabiana Teixeira, 36, o prêmio de R$ 1,5 milhão no paredão final. Ao saber que tinha ganhado o prêmio, Fael ajoelhou-se e recebeu cumprimento de Fabiana. "Obrigado, Deus. Obrigado, Brasil", foram as palavras dele ao se levantar. Já do lado de fora da casa, Bial pediu-lhe para fazer a primeira declaração como milionário. "Amo muito tudo isso", respondeu o ganhador.
Ainda nesta quinta, a mãe do vencedor, Silvana Cordeiro, disse ao site do programa que o filho sempre pretendeu investir na carreira profissional algum dinheiro extra que ganhasse. Ela observou, no entanto, que não era capaz de prever o que Fael faria, ao certo, se recebesse o prêmio milionário do BBB: “Fael é muito discreto e nunca comentou o que faria com um prêmio grande assim”.
Já Fabiana – que acabou ficando com o prêmio de R$ 150 mil dedicado ao vice-campeão – teria se preocupado com o futuro de filho, segundo declarou o marido dela, Roby, ao site do programa, nesta quinta-feira. Ela passou a ser chamada de “Mama” também por ser mãe de Igor, sobre quem comentava com frequência durante seu período na casa.
“Certamente, ela faria investimentos para garantir um bom futuro para o nosso filho, que é a coisa mais importante da vida dela, e ajudaria parte da família a ter uma vida mais confortável. Ela é muito ligada a isso”, afirmou Roby.
O terceiro colocado da edição de 2012 do “Big Brother Brasil” foi o modelo gaúcho Jonas Fernando Sulzbach, 25. Eliminado no paredão desta terça (27) em disputa justamente contra Fael, ele leva um prêmio de R$ 50 mil.

Aniversário
O último programa do "Big Brother Brasil 12" começou por volta das 22h45 desta quinta, ao som do cantor Thiaguinho, que se apresentou ao vivo durante a noite no estúdio da TV Globo. Também estiveram presentes os demais participantes desta edição do reality show.
Em seguida, após as apresentações de Pedro Bial, foi exibido um clipe com cenas da casa. Ao fundo, escutavam-se declarações de Fael e Fabiana, os finalistas, elogiando um ao outro. "Eu sempre quis estar numa final com ele”, declarou a paulista. O futuro ganhador, por sua vez, disse que logo que entrou se identificou com aquela que seria sua adversária no último paredão.

Já perto do final do programa, Bial foi recebeu um bolo de aniversário entregue por Renata, uma das participantes do "BBB12". Ele completou 54 anos de idade nesta quinta. No palco da eliminação, Bial ouviu os presentes cantarem "Parabéns".

Texto da Lei Geral irrita a Fifa

Gazetado Povo
A cúpula da Fifa se irritou com o fato de não ter sido liberada a venda de álcool na Lei Geral da Copa de 2014. Mas não deve ter dificuldade para impor a comercialização de bebidas aos estados. O contrato entre as cidades-sede do Mundial e a entidade (chamado de “Host Agreement”) impõe a facilitação de todas as necessidades dos parceiros da Fifa. O fato não impediu o vice-presidente da Fifa, Julio Grondona, de reclamar da aprovação da lei no Congresso sem que fossem aprovadas todas as garantias assinadas pelo governo brasileiro.
“Foi o Brasil que pediu a Copa. [Os parlamentares] não sabem o que têm na mão?”, questionou o argentino. “Querem que tire a Copa?”, perguntou, neste caso, em tom de brincadeira. Novo representante do país no Comitê-Executivo da Fifa, Marco Polo Del Ne­­ro também reclamou. “Podiam ter resolvido logo. É mais um problema.”

No Paraná, o governador Beto Richa (PSDB) deve decidir nos próximos dias se irá encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa para liberar a venda de bebidas alcoólicas durante os jogos da Copa 2014. Segundo informações apuradas pela Gazeta do Povo, é ponto pacífico dentro do governo estadual que a venda de cerveja deve ser permitida nos quatros jogos que ocorrerão na Arena da Baixada. A dúvida no Palácio do Iguaçu é se o projeto será apresentado pelo próprio Executivo ou por algum deputado da base aliada.

Se o governador optar por repassar a questão aos parlamentares, deixando de lado a proposta de elaborar uma lei, outros dois projetos – um a favor da liberação de bebidas alcoólicas e outro contra – deverão ir à votação no plenário da Assembleia. A tendência é que ambos tramitem em regime de urgência. Assim a decisão final deverá sair ainda no primeiro semestre deste ano.

Por enquanto, a polêmica continua rendendo nos corredores do legislativo estadual. Levantamento informal com os parlamentares mostrou grande vantagem para os que pretendem manter o álcool vetado. 35 deputados se manifestaram contra a retirada das proibições; 11 defenderam a liberação.

quinta-feira, 29 de março de 2012

EMBRIAGUES AO VOLANTE-

STJ decidiu que motorista que
 se recusar a fazer o teste do bafômetro ou exame de sangue não poderá ser punido por embriagues ao volante
O motorista que ser recusar a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue não poderá ser punido por embriagues ao volante, foi o que decidiu o Superior Tribunal de Justiça, que manteve por 5 votos a 4 a obrigatoriedade do teste do bafômetro ou do exame de sangue para comprovar a embriaguez de motoristas. Os ministros vencidos na votação defendiam a admissão de outros tipos de provas, como o exame clínico e o depoimento de testemunhas. Houve empate entre Ministros, a decisão coube a Presidente do Colegiado que desempatou alegando o seguinte: Como a lei especifica a quantidade de álcool no sangue para punir, então necessariamente é preciso uma prova que é o etilômetro ou o exame de sangue. Mas segundo ela, se houver uma mudança na Lei, no Congresso, como por exemplo, a proposta “Álcool Zero”, ai sim, a medida poderia ser aprovada. O tema gerou polêmica em todo Brasil.
Exames de Lula mostram que tumor desapareceu
 

Exames feitos hoje (28) pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostram o desaparecimento do tumor na laringe, após as sessões de quimioterapia e radioterapia.  "Foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia, que mostraram a ausência de tumor visível, revelando apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como seria esperado", diz o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, onde Lula passou por exames esta manhã. O boletim informa ainda que Lula continua com sessões de fonoaudiologia e iniciará programação de avaliações periódicas. A assessoria do presidente da República em exercício, Marco Maia, divulgou nota informando que Lula ligou para Marco Maia e o incumbiu de divulgar a notícia aos líderes partidários.

Polícia descobre plano para sequestrar o apresentador Datena

datena
A Polícia Militar recebeu na noite de quarta-feira, dia 28, uma denúncia anônima dizendo que um grupo pretendia sequestrar o apresentador José Luiz Datena, do programa “Brasil Urgente”, da Band. Os criminosos tinham intenção de abordá-lo entre as 20h30 e 22h, na Rodovia Castelo Branco, em São Paulo, caminho que ele costuma fazer.
Os policiais ainda obtiveram os nomes de dois supostos envolvidos na ação, Wagner e Nélson. Os bandidos usariam uma motocicleta e um carro preto, com placas de Belém (PA). Um coronel da PM avisou Datena da emboscada.
Ainda não se sabe a motivação dos sequestradores, mas acredita que seria a obtenção de resgate, chantagem contra a rede de televisão, ou até mesmo para matá-lo por vingança por reportagens feitas em seu programa.

Bandidos explodem Banco do Brasil de Godoy Moreira

A explosão ocorreu por volta de 03h15 da manhã desta quinta-feira (29) no posto de atendimento do Banco do Brasil, os ladrões utilizaram dinamite para estourar o caixa, e acabou danificando todo o prédio. Segundo o Tenente Vinícios da P2, aproximadamente R$ 20 mil já foram recuperados. Na fuga os ladrões capotaram um GM/Vectra Hatch 4 portas placas de São Paulo na altura do KM 03 da PR 650, três ladrões foram presos, e no carro foi encontrado um malote com dinheiro e uma bomba tipo dinamite. As informações é que os elementos são de São Paulo.

Senador tucano diz que tem pena de quem vive com 19 mil reais por mês

Redação com informações da Gazeta do Paraná e PB Agora

O senador Cyro Miranda (PSDB-GO), reclamou da possibilidade de o Congresso Nacional colocar fim ao benefício do 14º e 15º salários dos parlamentares. Ele afirmou “tenho pena daquele que é obrigado a viver com R$ 19 mil líquido”, se referindo aos cerca de 30 salários mínimos e meio que “sobram” depois dos descontos da folha de um senador. Ele explicou que não há correção anual nos vencimentos dos parlamentares. A remuneração bruta de deputados e senadores é de R$ 26,7 mil.
Ontem, uma comissão do Senado aprovou projeto de lei de autoria da ministra Gleisi Hoffmann (PT-PT) que extingue o benefício.

Nove pessoas ficam feridas em colisão no sudoeste do Paraná

Acidente aconteceu na PR-493, entre Pato Branco e Bom Sucesso do Sul.
Condutor do caminhão perdeu o controle e bateu contra um micro-ônibus.

Nove pessoas ficaram feridas em um acidente que aconteceu por volta das 23h de quarta-feira (28) em uma curva da PR-493 entre Pato Branco e Bom Sucesso do Sul, no sudoeste do Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente envolveu um micro-ônibus e um caminhão. O motorista do caminhão perdeu o controle da direção, invadiu a pista contrária e bateu de frente com o micro-ônibus. Oito estudantes e o motorista do micro-ônibus ficaram feridos e foram levados para hospitais locais.
O condutor do caminhão não ficou ferido e disse aos policiais que perdeu o controle porque o veículo apresentou problemas mecânicos.
Na capitalEm Curitiba, na manhã desta quinta-feira (29), uma viatura da Polícia Militar (PM) bateu contra um ônibus na Avenida Marechal Floriano Peixoto. Dois policiais ficaram feridos e foram levados para o Hospital Cajuru. Nenhum passageiro do ônibus ficou ferido.

Imagem de santa continua desaparecida em São Roque, SP

Polícia ainda não tem pistas de quem seria o responsável pelo crime.
Imagem foi furtada dentro de uma igreja no dia 13 de março.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí



A Polícia Civil de São Roque (SP) continua investigando o furto de uma imagem de Nossa Senhora do Carmo do altar de uma igreja que fica na zona rural do município. O crime ocorreu no dia 13 de março e a polícia ainda não tem pistas do responsável pelo furto.
A imagem da santa é reconhecida como patrimônio cultural brasileiro pelo Ministério da Cultura e, por esta razão, possui grande valor entre colecionadores. A Polícia Federal já abriu inquérito para investigar o caso, e os moradores espalharam cartazes no bairro. A população continua rezando para que a imagem volte para o altar, de onde foi levada.
A santa também possui valor histórico. Ela foi encontrada por escravos que moravam naquela região durante o século XVII. O delegado Roberto Boreli Zuzi, que é chefe da Polícia Federal em Sorocaba (SP), informa que a perícia está focada em localizar vestígios do criminoso.
“Não é qualquer pessoa que tem dinheiro para comprar este tipo de peça, isso torna o comércio é restrito, por isso estamos rastreando a compra e a venda deste tipo de imagem”, finaliza o delegado. A Polícia Civil de São Roque também acompanha o caso.
 

Confira os números sorteados da Lotofácil nesta quarta-feira

Duas apostas acertaram as 15 dezenas e vão ganhar R$ 732.554,09.
Estimativa para o próximo concurso é de R$ 1,5 milhão.

Do G1, em São Paulo

A Caixa Econômica Federal (CEF) sorteou na noite desta quarta-feira (28) as dezenas do concurso 732 da Lotofácil.

Duas apostas, de Jaboatão dos Guararapes (PB) e Santa Cruz do Sul (RS), acertaram as 15 dezenas e vão levar o prêmio de R$ 732.554,09.
Confira os números sorteados: 01 - 04 - 08 - 09 - 10 - 11 - 13 - 14 - 17 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25.
A estimativa de prêmio para o próximo concurso, que será realizado na sexta-feira (30), é de R$ 1,5 milhão.
Veja abaixo o rateio:
Faixa de premiação Número de ganhadores Valor do prêmio
15 acertos 2 R$ 732.554,09
14 acertos 396 R$ 1.626,27
13 acertos 16.013 R$ 12,50
12 acertos 196.288 R$ 5,00
11 acertos 1.148.094 R$ 2,50

Apostas de SP e PR levam prêmio de R$ 15 milhões da Mega-Sena

121 apostas acertaram a Quina e cada uma deve receber R$ 16.066,97.
Na Quadra, 7.136 apostadores devem receber R$ 389,19.

Duas apostas feitas em São Paulo (SP) e Foz do Iguaçu (PR) acertaram as seis dezenas do concurso 1.375 da Mega-Sena, sorteadas na noite desta quarta-feira (28). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), os bilhetes dão direito ao prêmio total de R$ 7.822.077,02.
Veja as dezenas sorteadas: 14 - 25 - 28 - 45 - 53 - 58.
Segundo a Caixa, 121 apostas acertaram a Quina e devem receber, cada, R$ 16.066,97. Na Quadra, 7.136 apostadores devem receber R$ 389,19.
O prêmio estimado para o próximo concurso é de R$ 2 milhões para quem acertar os seis números, o concurso será feito no sábado (31).

quarta-feira, 28 de março de 2012

Jovem morre após cair de andaime em Cianorte
O acidente foi nessa terça-feira (27) e ele caiu de uma altura de aproximadamente seis metros. O jovem trabalhava na reforma de um prédio no momento da queda. De acordo com o Corpo de Bombeiros ele chegou a ser atendido e levado para o hospital, mas morreu horas depois. Com informações da CBN.
Quadrilha tenta roubar 250 kg de arroz de vagão de trem
Uma quadrilha composta de seis pessoas tentou roubar uma carga de 250 kg de arroz de um vagão de trem, em Cornélio Procópio, no final da tarde de terça-feira (27). De acordo com a Polícia Militar, a tentativa de assalto aconteceu no momento em que o trem parou em uma estação dentro da cidade. A Polícia Militar foi chamada e conseguiu deter dois, dos seis assaltantes. Um homem de 28 anos foi preso e um adolescente de 15 apreendido. A PM tenta agora identificar e localizar o restante da quadrilha. A carga de arroz estava dividida em cinco sacos de 50 kg cada um.
BONDE NEWS
Usuário vende até a roupa do corpo para comprar crack em Maringá
Um usuário de drogas foi preso pela Polícia Militar, na madrugada desta terça-feira (27), após roubar uma corrente de um homem no Centro de Maringá. Ao ser preso, ele disse que cometeu o crime porque já não tinha mais de onde tirar dinheiro, pois até as roupas do corpo já havia vendido para sustentar o vício em crack. Weslei Antônio Ramos Rosa, 19 anos, foi detido pela polícia após assaltar um homem de 44 anos na Rua Basílio Saltchuk, por volta da 1h30. Ele pediu dinheiro à vítima e, como ela não tinha, puxou uma corrente do pescoço do assaltado e saiu correndo. Uma equipe da PM passava pelo local e deteve Weslei, encaminhando o ladrão à 9ª SDP. No depoimento, Weslei disse que comete pequenos delitos para sustentar o vício nas drogas. Após vender a roupa do corpo, conseguiu uma calça emprestada e caminhava sem camisa e descalço pela rua quando resolveu assaltar o pedestre. Morador da Vila Morangueira, Weslei tem antecedentes criminais por roubo.
O DIARIO DE MARINGA

Bebê morre afogada em balde em Ponta Grossa

Um bebê de 1 ano de idade morreu na noite de segunda-feira (26), afogado em um balde de água. O caso aconteceu na Vila Idelmira, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O bebê foi sepultado na tarde desta terça-feira (27) no cemitério Chapada. Segundo informações da polícia, o balde estava apenas com metade de água. A criança teria ido próximo ao balde para brincar e se afogou. Os pais e os vizinhos colocaram a criança num carro e foram ao encontro da ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para agilizar o socorro. Os socorristas tentaram reanimar o bebê durante 36 minutos, mas ele morreu.
GOIÂNIA - Criança morre após ser esquecida dentro de carro
Um bebê de 1 ano morreu nesta terça-feira, 27, em Aparecida de Goiânia, após ter sido deixado por mais de quatro horas dentro de um carro pela própria mãe, Andressa do Prado de Oliveira, de 26. A morte ocorreu no Setor Santa Luzia. Andressa está presa e será indiciada por homicídio doloso. Em seu depoimento, a mãe da criança - grávida de 5 meses - alegou que o bebê chorava muito e ela queria dormir. "Mesmo com o filho chorando, ela o trancou no veículo e foi dormir. Está claro que a conduta dela matou a criança", disse Myrian Vidal, titular da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA). A Polícia Militar foi acionada no início da tarde. Andressa fechou o carro com o filho dentro, após o café da manhã, por volta das 9 horas, com os vidros e portas fechados, na garagem de casa. O local não tem cobertura para veículos. O laudo conclusivo sobre a morte do bebê deve sair dentro de 45 dias.

BBB12: Jonas é eliminado com 54% dos votos


dyxifqi811swhb6on7p8o2tof
No último Paredão do BBB12, Jonas levou a pior e recebeu 54% dos votos na noite desta terça-feira (27). O brother perdeu a preferência do público para seu amigo e companheiro de quarto Fael, que disputa com Fabiana a grande decisão. O gaúcho, que já recebeu o título de Mister Mundo, foi o galã desta edição e fez jus à fama de bonitão vivendo dois affairs dentro da casa.
Apesar de deixar a disputa, o loiro não saiu do reality de mãos vazias e levou para casa um carro zero, que faturou durante uma das Provas do Anjo. Além disso, ele também ganhou um cartão com R$ 500 mensais para serem gastos no supermercado durante o período de um ano e uma cesta com produtos que incluíam até uma adega. Jonas faturou ainda R$50 mil por ter sido o terceiro colocado do reality.

Homem que levava 750 pacotes de cigarro morre em acidente

Um homem de 24 anos morreu em um acidente na PR-239, próximo a Assis Chateaubriand (72 km de Cascavel), na madrugada desta terça-feira (27). De acordo com informações da Polícia Rodoviária, Cleverton Rodavelli, de 24 anos, transportava cerca de 750 pacotes de cigarros contrabandeados no momento do acidente.
O motorista do carro perdeu o controle em uma curva e acabou colidindo contra uma árvore. Ele ficou preso às ferragens e gravemente ferido. Rodavelli chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu e morreu no Hospital Bom Jesus de Toledo.
Segundo a polícia, chovia bastante no momento do acidente. Toda a carga ficou espalhada pela pista após a colisão. A mercadoria foi apreendida e encaminhada para a Receita Federal de Cascavel.

PM apreende quatro carros com cigarros

Tribuna do Interior

O tempo chuvoso contribuiu para que a Patrulha Rural, do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Campo Mourão fizesse mais uma grande apreensão de cigarros contrabandeados do Paraguai. Foi ontem à tarde, quando três veículos abarrotados com pacotes de cigarros ficaram atolados em uma estrada rural, próximo a Campo Mourão. Policiais que faziam patrulhamento nas proximidades apreenderam os veículos, mas os responsáveis pelas mercadorias fugiram a pé para o mato.

O caso aconteceu na conhecida “estrada velha” para Roncador. Além dos três veículos que eram usados para o transporte do cigarro, um outro automóvel utilizado como batedor também foi apreendido. Era o único veículo que não havia ficado atolado na lama. “Nossa equipe fazia um patrulhamento de rotina, quando nos deparamos com os veículos atolados. Quando nos aproximamos para fazer a abordagem, pelo menos seis pessoas saíram correndo e fugiram. Fizemos diligências, mas eles não foram encontrados”, disse o sargento Mário da Silva, da Patrulha Rural.
Os quatro veículos foram levados para o pátio do 11º BPM e de lá serão encaminhados para a Receita Federal de Maringá, juntamente com as mercadorias apreendidas. O automóvel usado como batedor era um Fiat Siena, de Caçador – SC. Com 36 pacotes cigarros cada um, foram apreendidos uma Saveiro, placas de Uraí – PR, e dois Merivas, placas de São Paulo) e outro com placas de Sorocoba (SP).
Mesmo com chuva, os contrabandistas se arriscam pelas estradas vicinais para fugirem da fiscalização de policiais rodoviários. “Eles deveriam estar acostumados a passar por aquela estrada, mas como a máquina havia trabalhado no local há poucos dias, a terra estava mole e isso acabou impedindo a passagem dos veículos.” A Patrulha Rural mantém o patrulhamento mesmo dias de chuva, pois possui uma camioneta com tração nas quatro rodas. “Nós não paramos e todo veículo suspeito, é abordado”, afirma o sargento Mário.


Paraná amanhece gelado na maioria das regiões, segundo o Simepar

Em Curitiba o dia amanheceu com sensação térmica de 8ºC.
O município de Entre Rios teve a primeira geada do ano.

Do G1 PR

Termômetros registraram sensação térmica de 8ºC na manhã desta quarta-feira (28) em Curitiba (Foto: Adriana Justi / G1)Termômetros registraram sensação térmica de 8ºC na manhã desta quarta-feira (28) em Curitiba (Foto: Adriana Justi / G1)
A quarta-feira (28) amanheceu gelada na maioria das regiões do Paraná. Curitiba teve sensação térmica de 8ºC. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, desde 2004 não fazia tanto frio em uma manhã de março na capital. A máxima em Curitiba não deve passar dos 21ºC.
As outras regiões do estado também amanheceram geladas e com temperaturas baixas. O município de Entre Rios, na região de Guarapuava,  teve a primeira geada do ano e iniciou o dia com 3,4ºC. As regiões oeste e sudoeste também registraram temperaturas baixas.
Inácio Martins, na região central, também teve um in

INIcio de manhã bem gelada, os termômetros marcaram 4ºC. Em Guarapuava, município vizinho, fez 3,5ºC. A máxima na região central do estado deve variar entre 21ºC e 25ºC.
A mínima mais alta do estado foi em Paranaguá, no litoral do estado, onde os termômetros marcaram 19ºC. Nessa região a máxima deve ser de 25ºC.
De acordo com o Simepar, as temperaturas despencaram por causa de uma massa de ar frio  que ingressou no Sul do Brasil e causou um acentuado declínio das temperaturas nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A onda de frio deve continuar na maioria das regiões até a quinta-feira (29).

PM ajuda mãe a socorrer bebê engasgado por telefone no PR

Caso ocorreu em Toledo, no oeste do estado.
Bebê se engasgou durante a alimentação e passa bem.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Cascavel


Um bebê de dez meses, que se engasgou enquanto se alimentava, foi socorrido com a ajuda de um policial militar em Toledo, no oeste do Paraná, na noite de segunda-feira (26).
A mãe ficou desesperada e ligou para o serviço de emergência da Polícia Militar (PM) e solicitou a ajuda. "Moço o meu filho se afogou em casa e eu não sei o que eu faço", disse a mãe durante a ligação.
Rapidamente o policial Sérgio Correia da Silva a orientou para que ela fizesse o procedimento de respiração boca-a-boca e uma massagem cardíaca para que a criança voltasse a respirar. Depois que a respiração voltou ao normal, o PM orientou para que ela a levasse para um hospital pediátrico.
Sérgio contou que quando recebeu a ligação, se colocou no lugar da mãe da criança e imaginou o que faria se fosse com a filha dele. "Foi uma chamada que vai ficar marcada na minha vida. Eu tentei fazer o possível para ajudar", afirmou.
O bebê passou por exames e passa bem.

SÓ ACONTECE NO BRASIL

Presos postam fotos de festa em presídio de Manaus

Presos foram transferidos da unidade por motivo disciplinar.
Diretor foi afastado e sindicância foi aberta para investigar o caso.

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM

Presos fizeram festa e publicaram fotos em rede social (Foto: Reprodução TV Amazonas) 
Presos fizeram festa e publicaram fotos em rede
social (Foto: Reprodução TV Amazonas)
Doze presos da Unidade Prisional de Puraquequara (UPP), na Zona Leste de Manaus, fizeram uma festa na prisão e publicaram fotos em uma rede social. Nas imagens, eles aparecem dentro da prisão, com bebidas alcoólicas e petiscos. O diretor da unidade prisional, Otton Bittar, foi afastado do cargo nesta segunda-feira (26) após a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) ter acesso às imagens. Ele não foi localizado para dar declarações.
As imagens publicadas na rede social mostram os presos em uma cela da UPP consumindo bebidas alcoólicas e energéticos, além de churrasco e petiscos. Dentro da cela, havia mesas e cadeiras plásticas, além de um aparelho de som de alta potência e uma TV de LED, confortos que não deveriam ser permitidos nem pela guarda interna e nem pela diretoria da unidade prisional.
Fotos foram divulgadas por um dos presos (Foto: Reprodução TV AM) 
Fotos foram divulgadas por um dos presos
(Foto: Reprodução TV AM)
Segundo o diretor de sistema prisional da Sejus, Sérgio Couto, os presos que participaram da festa eram das celas 208, 210 e 409. Eles são considerados de alta periculosidade. Sete deles foram transferidos para o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e cinco foram para o Centro de Detenção Provisória (CDP), ambos localizados na BR-174 (Manaus - Boa Vista). "O motivo da transferência foi disciplinar. Eles ficarão em celas isoladas por um tempo", afirmou.
Sérgio afirmou ainda que uma sindicância já foi aberta e que o diretor Otton Bittar foi afastado por causa das investigações. "Ele ainda não foi ouvido oficialmente", disse.


Morre a cantora Ademilde Fonseca, a ‘Rainha do Chorinho’

Ademilde, de 91 anos, teve um mal súbito em casa, no Rio de Janeiro.
Na segunda-feira (26), a cantora gravou dois programas na Globo News.

Do G1, em São Paulo

Ademilde Fonseca, a 'Rainha do Chorinho', durante apresentação no 'Programa do Jô', em junho de 2011. (Foto: Reprodução / TV Globo) 
Ademilde Fonseca, a 'Rainha do Chorinho',
durante apresentação no 'Programa do Jô',
em junho de 2011. (Foto: Reprodução / TV Globo)
A cantora Ademilde Fonseca morreu no final da noite de terça-feira (27), no Rio de Janeiro, informou a família. Conhecida como a “Rainha do Chorinho”, ela tinha 91 anos e sofria problemas cardíacos.
Segunda a neta, Ana Cristina, Ademilde sofreu um mal súbito e morreu em casa, por volta das 23h.
A Rainha do Choro continuava suas atividades e gravou dois programas para Globo News nesta segunda-feira (26). Na semana passada, fez shows em Porto Alegre.
Ademilde deixa filha, a também cantora Eimar Fonseca, três netas e quatro bisnetos.
O enterro da cantora será realizado no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O horário do sepultamento, no entanto, não foi definido.

terça-feira, 27 de março de 2012

Governo prorroga IPI menor para linha branca

Agência Estado
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que será prorrogada por mais três meses a diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para mercadorias da linha branca, entre elas geladeiras, máquinas de lavar, fogões e tanquinhos. As medidas fazem parte da política de estímulo ao consumo do governo, que visam elevar o nível de atividade.
O PIB cresceu 2,7% no ano passado e o ministro Mantega avalia que, com vários estímulos oficiais, especialmente a queda de juros pelo Banco Central e desonerações fiscais, será possível fazer com que a economia do País avance 4% em 2012.

De acordo com o ministro, serão estendidas até o final de junho as alíquotas de IPI para geladeira (5%) e máquina de lavar (10%). Será mantida isento de cobrança os fogões e os tanquinhos.
O governo também decidiu reduzir o IPI para luminárias, laminados e revestimentos e móveis até o final de junho. Para as luminárias, a alíquota baixará de 15% para 5%, para papel de parede, de 20% para 10%; para laminados de 15% para zero; e para móveis, de 5% para zero. “A contrapartida destas medidas é a manutenção dos empregos. Esperamos que eles aumentem, para atender à demanda, que deve crescer”, disse.
Renúncia de R$ 489 milhões
A nova rodada de redução do IPI representará uma renúncia fiscal de R$ 489 milhões, informou Guido Mantega. Ele reiterou que a medida será importante para dar continuidade ao processo de expansão da economia neste ano. “O País deverá crescer ao redor de 5% no segundo semestre”, afirmou o ministro, antes de encontro com empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Ele acrescentou que o setor de construção civil não foi contemplado com medidas semelhantes pois já é beneficiado por regime de isenção fiscal há pouco mais de dois anos. E ressaltou que o governo está preparando outras medidas para estimular a economia, como desonerações da folha de pagamento para vários segmentos da área industrial, além de outras ações, as quais não detalhou.

PONTA GROSSA - Homem põe fogo na casa com a família dentro

Segundo o Jornal Diário dos Campos, um incêndio criminoso destruiu três casas em Ponta Grossa, no fim da tarde de ontem. Um homem ateou fogo na residência em que morava com a ex-companheira e os quatro filhos. Ela e três crianças estavam no local no momento em que o autor provocou o incêndio, mas, por sorte, vizinhos conseguiram retirá-las a tempo. As chamas alastraram-se e atingiram outras duas moradias. Era por volta das 18 horas quando Cláudio Batista Siqueira, 39 anos, chegou à residência, na vila Sabina, às margens da BR-376, e passou a ameaçar a ex-companheira, Vanderléia de Jesus, 24. “Ele disse que ia colocar fogo, foi para um quarto nos fundos, pegou uma gasolina que tinha guardada e jogou”, afirmou a mulher. Segundo ela, o fogo avançou rapidamente pelos cômodos, mas, com a ajuda de moradores próximos, todos conseguiram sair ilesos. “Infelizmente, queimou a casa inteira”, lamentou. Vanderleia disse que estava na residência com três dos quatro filhos - uma criança de 10 anos, outra de oito e um bebê de seis meses, que estava no carrinho. Outra filha estava na casa de parentes. Cláudio tentou fugir depois de atear fogo na casa, mas acabou sendo contido por populares. Moradores passaram a espancar o suspeito e ele precisou ser socorrido pelo Siate.

Polícia desmancha quadrilha de assaltantes de ônibus; um bandido foi morto em confronto

Informações Tásabendo.com
Foto CATVE
A ação da Polícia Militar para prender a quadrilha de assaltantes de ônibus foi realizada ainda na madrugada de segunda-feira (26), em Ubiratã. Após receberem a informação de que os criminosos se preparavam para assaltar os compristas que seguiam sentido Foz do Iguaçu, os policiais se deslocaram até Palmeirinha, na área rural, às margens da BR 369.  No local avistaram uma caminhonete F-250, roubada pela quadrilha na cidade de Cafelândia, e ao fazerem a abordagem na BR 369, na divisa entre os municípios de Ubiratã e Corbélia foram recebidos a bala.
Na troca de tiros, um dos bandidos que estavam na cabine do veículo acabou alvejado na cabeça e morreu na hora. Trata-se de Marcelo Barbosa Cordeiro, de 27 anos, foragido da cadeia de Foz do Iguaçu.  No local além do corpo de Marcelo a polícia encontrou uma arma longa, calibre 12, com duas munições intactas,  e um pistola 9mm, com 10 munições intactas.

Os próprios companheiros o jogaram para fora da cabine e seguiram por mais ou menos uns quinhentos metros pela estrada rural e quando tentaram escapar da perseguição por um milharal, a caminhonete acabou derrapando e atolando. Mesmo feridos eles abandonaram o veículo e fugiram a pé. Na cabine, além do morto estavam mais dois ou três elementos.
Tão logo tomou conhecimento do ocorrido, o Major Vanderlei Castro, comandante do 11º Batalhão, acionou policiais de toda a região, inclusive de Cascavel para encontrar os fugitivos. Para facilitar a localização foram utilizados cães farejadores, que vieram do canil de Cascavel. A cada objeto encontrado os cães reiniciavam o trabalho.
A busca pelos fugitivos movimentou mais de 50 policiais e um grande número de viaturas que vasculharam toda a região. Por volta das 7:30 um dos bandidos, A. Fortes, de 26 anos, ferido no braço se entregou e foi encaminhado por uma ambulância do município para ser atendido na Policlínica de Cascavel.
Desde a morte do policial militar Daniel Lelis de Oliveira, durante um confronto com bandidos ocorrido em Ubiratã, a polícia tem trabalhado na busca dos envolvidos. O trabalho deu resultado. Os bandidos estavam sendo monitorados por policiais civis e militares.
Além dos 3 ou 4 que estavam na caminhonete mais dois homens foram presos em posto de combustível na BR 369. São eles, Edmar Francisco Salles, de 37 anos, de Medianeira e Alexsandro de Jesus Vergutz, de 32 anos, de Ubiratã.  Eles estavam em um veículo Corsa Wagon, branco, que teria participado da tentativa de roubo a um ônibus de turismo ocorrido na madrugada de sábado nas proximidades da cidade de Araruna e estavam aguardando ordens para dar apoio ao assalto. Presos, eles negam fazer da parte da quadrilha.

Lucro da Copel cresce 25,6% no 4o tri, para R$188,7 mi



RIO (Reuters) - A Copel teve lucro líquido de 188,7 milhões de reais, crescimento de 25,6 por cento sobre um ano antes, informou a estatal paranaense de energia.

A companhia fechou o ano com lucro de 1,17 bilhão de reais, 16,5 por cento a mais do que em 2010.

O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) nos últimos três meses de 2011 somou 301,6 milhões de reais, mais que o dobro dos 131,8 milhões de reais do último trimestre de 2010. No ano, o Ebitda somou 1,8 bilhão de reais, contra 1,4 bilhão de reais em 2010.

O mercado fio da Copel Distribuição -formado por mercado cativo, suprimento a concessionárias e permissionárias no Paraná e consumidores livres na área de concessão- aumentou 4,4 por cento em 2011, para 26.194 GWh.

A receita operacional da companhia subiu 10,8 por cento no trimestre, na comparação anual, a 2,093 bilhões de reais. Enquanto isso, os custos e despesas operacionais avançaram 2,5 por cento no período, a 1,94 bilhão de reais.

(Por Diogo Ferreira Gomes)

Idosa é agredida no Paraná por
causa de dívida da neta, diz polícia

Três jovens entre 20 e 22 anos foram presos e liberados.
Caso foi em Londrina; neta não estava em casa no momento da cobrança.

Do G1 PR, com informações da RPC Londrina


Três jovens com idade entre 20 e 22 anos foram presos na tarde de domingo (25) por agredirem verbalmente e fisicamente uma professora de 65 anos em Londrina, no norte do Paraná. De acordo com a Polícia Civil, a agressão foi por causa de uma dívida feita pela neta da mulher.
Veja a reportagem do Bom Dia Paraná, da RPC TV
A idosa contou que os agressores apareceram no portão para cobrar o valor de R$ 200. A neta, de 17 anos, não estava em casa no momento da cobrança.
Quando a professora informou que não tinha o dinheiro e que não iria pagar a dívida, um dos jovens pulou o portão e a agrediu. "Ele me dava socos, segurou minha boca para eu não gritar, e me jogava na parede", contou a idosa, que preferiu não se identificar.
Os três jovens foram ouvidos e liberados em seguida. Eles vão responder por ameaça e lesão corporal.
"O corpo inteiro dói (...) porque ele me moeu aqui. Estou muito chocada, demais da conta", relata a professora.

Confira os números sorteados da Lotofácil nesta segunda-feira

Oito apostas acertaram as 15 dezenas; cada uma vai levar R$ 179.014,93.
Estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 1,5 milhão.

Do G1, em São Paulo

A Caixa Econômica Federal (CEF) sorteou na noite desta segunda-feira (26) as dezenas do concurso 731 da Lotofácil.

Oito apostas acertaram as 15 dezenas. Cada uma vai levar o prêmio de R$ 179.014,93.
Confira os números sorteados: 03 - 04 - 06 - 07 - 08 - 11 - 12 - 14 - 15 - 17 - 18 - 19 - 21 - 22 - 24.
Veja abaixo o rateio:
Faixa de premiação Número de ganhadores Valor do prêmio
15 acertos 8 R$ 179.014,93
14 acertos 930 R$ 676,88
13 acertos 24.643 R$ 12,50
12 acertos 274.479 R$ 5,00
11 acertos 1.313.279 R$ 2,50