Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Temporal deixa 74 mil consumidores sem luz durante 10 horas no Paraná Falta de energia ocorreu em União da Vitória e outros quatro municípios. Copel informou que galhos de árvore afetaram a linha de transmissão.

  Moradores das cidades de União da Vitória, Paula Freitas, Porto Vitória, General Carneiro, na região sul do Paraná, e Porto União, na divisa de Santa Catarina, ficaram sem luz durante dez horas entre domingo (26) e segunda-feira (27). Segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), um temporal atingiu a linha de transmissão Foz do Areia – União da Vitória e interrompeu o fornecimento de energia nesses municípios. Cerca de 74 mil consumidores ficaram sem luz.
De acordo com a Copel, equipes percorreram os 63 quilômetros de linha de transmissão e verificaram que vários galhos de eucalipto foram lançados na rede pelos ventos. Ainda segundo a companhia, quando não há danos na rede elétrica, a energia pode ser restabelecida normalmente em cerca de duas horas. Nesse caso, o temporal provocou a interrupção do fornecimento, o que ocasionou na demora da normalização.
A moradora de União da Vitória, Marisa Holovaty Heil, conta que uma nuvem negra encobriu a cidade por volta das 20h. Segundo ela, antes mesmo de começar o temporal, a energia acabou. “Vimos que todos os vizinhos estavam sem luz. Como estava demorando para voltar, ligamos para a Copel. Apenas uma mensagem eletrônica informava que, por motivos de emergência, tiveram de desligar a transmissão”, afirma. Marisa relata que a energia só foi retomada na manhã desta segunda, por volta das 6h.
Prejuízos
Segundo a prefeitura de União da Vitória, com a falta de energia, supermercados, sorveterias e outros tipos de comércio que necessitam de espaço de refrigeração sofreram prejuízos. A administração pública ainda afirmou que as partes mais altas do município ficaram sem água. Sem energia, as três bombas de água que fazem esse serviço não funcionaram. Durante a manhã desta segunda-feira, o serviço foi restabelecido, mas a normalização deve ocorrer nas próximas horas. Até o fim da tarde, a prefeitura deve terminar um levantamento sobre os prejuízos causados pela falta de energia em postos de saúde e outros pontos da cidade.

A prefeitura de Porto União – município que faz divisa com União da Vitória – informou que também enfrentaram problemas com a queda de luz. A falta de energia afetou a distribuição de água, que deve ser normalizada até o fim desta segunda-feira. O município ainda sofreu com a chuva forte, que atingiu a região central da cidade. Árvores caíram e bueiros ficaram entupidos, ocasionando alagamentos em algumas ruas.

Ampola com sangue de João Paulo II é roubada de igreja na Itália Relicário ficava em igreja de L'Aquila, região apreciada pelo Papa. Cerca de 50 policiais participam das buscas pelo relicário.

Da EFE


Em 22 de outubro de 1978 o Papa João Paulo II abençoa os fiéis na Praça de São Pedro depois de ser nomeado Pontífice (Foto: Arquivo/AP)Em 22 de outubro de 1978, o Papa João Paulo II
abençoou fiéis na Praça de São Pedro após ter
sido nomeado pontífice (Foto: Arquivo/AP)
Uma ampola que continha o sangue do Papa João Paulo II e era mantida na igreja de San Pietro della Ienca, em L'Aquila, na região italiana de Abruzzi, foi roubada junto com um crucifixo durante a noite de domingo (26), informaram fontes policiais nesta segunda-feira (27).
Cerca de 50 policiais estão participando da operação em busca do relicário e controlam toda a região do pequeno santuário.
A igreja fica perto da montanha de Gran Sasso, na cordilheira dos Apeninos, região muito querida por João Paulo II, que a visitou várias vezes nos primeiros anos de seu pontificado para meditar, passear e até esquiar.
O presidente da associação cultural San Pietro della Ienca explicou aos veículos de imprensa italianos a importância da relíquia, já que só existem três ampolas com o sangue do Papa polonês.
Os investigadores não descartam a possibilidade de o roubo ter acontecido para algum rito satânico.
Em agosto de 2012, três ladrões a bordo de um trem roubaram uma mochila de um padre que continha um relicário em forma de livro, onde estava a ampola de sangue de João Paulo II. A mochila com a ampola foi encontrada poucas horas depois, perto da estação de ferrovia de Marina di Cerveteri, no litoral de Roma.

Ator que fazia anúncios de cigarro morre por doença ligada ao fumo Eric Lawson era o cowboy das propagandas da Marlboro na década de 70. Ele morreu aos 72, vítima de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Do G1, em São Paulo


Anúncio da Marlboro com a foto do ator Eric Lawson em ponto da cidade de Los Angeles, em 1997. Ator morreu de doença que tem relação com fumo (Foto: Gilles Mingasson/Getty Images)Anúncio da Marlboro com a foto do ator Eric Lawson em ponto da cidade de Los Angeles, em 1997. Lawson morreu de doença que tem relação com fumo (Foto: Gilles Mingasson/Getty Images)
Morreu no último dia 10 de janeiro o ator Eric Lawson, um dos cowboys das propagandas da marca de cigarros Marlboro na década de 1970, vítima de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) -- enfermidade que tem forte relação com o fumo.

Lawson tinha 72 anos e fumava desde os 14, de acordo com o jornal britânico “The Telegraph”. Segundo sua mulher, Susan Lawson, que anunciou a morte neste domingo (26), mesmo após saber da enfermidade, o ator não conseguiu parar com o vício. “Ele sabia que os cigarros tinham um poder sobre ele. Ele sabia, mas não conseguia parar”, disse ela.

A DPOC é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Ela causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.
Assim como outros problemas pulmonares, tem forte relação com o tabagismo. Outros fatores de risco são o excesso de poeira, de poluição e de exposição passiva à fumaça do cigarro.
Outros dois modelos da Marlboro morreram por problemas relacionados ao tabaco. Wayne McLaren, que interpretou o famoso cowboy na década de 70, morreu em 1992 após desenvolver câncer no pulmão, doença que matou também, em 1995, David McLean, que atuou nos anos 60.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Vietnã condena 30 traficantes de drogas à morte Julgamento em Quang Ninh durou 17 dias. Grupo traficava entre Laos, Vietnã e China desde 2006.



Cercados por policiais, acusados são julgados por tráfico de drogas nesta segunda-feira (20) em Quang Ninh, no Vietnã (Foto: AFP)Cercados por policiais, acusados são julgados por tráfico de drogas nesta segunda-feira (20) em Quang Ninh, no Vietnã (Foto: AFP)
Trinta pessoas foram condenadas à morte nesta segunda-feira (20) no Vietnã por tráfico de drogas, no maior julgamento vinculado à droga neste país comunista, que envolvia 89 acusados e cerca de duas toneladas de heroína, anunciou um juiz à AFP.
"Foi o maior processo no Vietnã pelo número de acusados, pelo número de penas de morte pronunciadas e pelo volume de heroína", declarou o juiz Ngo Duc à AFP.
A leitura do veredicto foi feita na província de Quang Ninh, no norte do país.
Os outros 59 acusados foram condenados a penas que iam de seis meses de pena suspensa à prisão perpétua.
O julgamento durou 17 dias e ocorreu na prisão "devido ao grande número de acusados e à gravidade do caso", segundo o juiz.
Os investigadores sustentam que os 89 acusados formavam parte de quatro redes internacionais que transportavam heroína e outras drogas do Laos ao Vietnã e à China desde 2006.
As redes foram desmanteladas em agosto de 2013 pela polícia, que havia detido muitas pessoas e apreendido grandes quantidades de droga, assim como de carros de luxo e armas, segundo a imprensa estatal, que explicou que um dos líderes seguia foragido.
"Todos os acusados são vietnamitas, a maior parte de províncias do nordeste", declarou à AFP o secretário judicial Nguyen Trung Hieu.

Três anos após acidente, humorista Shaolin só 'fala' com os olhos Acidente aconteceu em janeiro de 2011 na BR-230, em Campina Grande. Segundo esposa, ele está consciente, mas não consegue se movimentar.



Shaolin conseguiu responder com olhos a perguntas da família (Foto: Karoline Zilah/G1)Shaolin consegue responder com olhos a
perguntas da família (Foto: Arquivo Pessoal)
Três anos depois do acidente que o deixou em coma, o humorista paraibano Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, está consciente. Porém, só consegue se comunicar com os olhos. “Ele não consegue executar alguns comandos do corpo dele, como externar a voz. Mas ele responde através de sinais. Ele reage a coisas que aconteceram há muito tempo, mostra que lembra, escolhe as roupas dele”, relatou a esposa do comediante, Laudiceia Veloso.

O acidente aconteceu em 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois, foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses. Desde que recebeu alta, permanece em casa, em Campina Grande, sob os cuidados da família.

Em 2012, Shaolin foi submetido a testes com um equipamento importado que identifica respostas através dos olhos. Esses testes descartaram a hipótese de que ele estivesse em um estado de coma vigil, em que há reações como piscar os olhos, chorar ou sorrir, mas que são involuntárias. “Shaolin tem consciência, sim, de tudo. Mas ele só interage da forma que ele consegue”, explicou a esposa do humorista.
Segundo Laudiceia, não há previsão para que ele recupere os movimentos. “Isso é imprevisível. Nenhum dos médicos pode fechar um diagnóstico ou essa previsão porque o cérebro dele surpreende a gente a cada descoberta. Isso depende de Deus. Enquanto isso, a gente vai fazendo nosso trabalho, sendo paciente e cuidando do jeito que a gente tem que cuidar” declarou.

Laudiceia explicou que as respostas do marido estão dentro do esperado e que o resultado é muito satisfatório, considerado o quadro de saúde dele. Porém, ela admite que o processo é lento. Durante a espera por uma resposta mais significativa do cérebro, Shaolin faz fisioterapia e é atendido por fonoaudiólogos para manter o corpo funcionando.

“Ele é muito esforçado com a fisioterapia, com a fono, presta atenção em tudo que ele tem que reaprender para se recuperar. O esforço dele tem conseguido pequenas melhoras que são imensamente significativas”, disse Laudiceia.
Shaolin se comunica pela primeira vez após acidente (Foto: Divulgação)Shaolin sofreu acidente em janeiro de 2011
(Foto: Divulgação)
Mesmo em meio a essa batalha constante que já dura três anos, Laudiceia disse estar bem. “Eu não vou dizer que a força que eu tenho é minha, porque não é. Essa força vem de Deus. Graças a ele eu estou bem. E todo o esforço que eu vejo em Shaolin me dá mais gás, mais ânimo para todos os dias fazer o que eu puder para ajudá-lo”, afirmou.

Interação
Laudiceia explicou que, por meio do movimento dos olhos, Shaolin escolhe as visitas que vai receber, por exemplo. Até os filhos do casal - um rapaz de 17 anos e uma jovem de 22 - pedem permissão ao pai antes de sair. “Nossa criação é assim. Mesmo nesse mundo moderno, nós mantemos o respeito entre pais e filhos”, disse a esposa.
Justiça
O caminhoneiro Jobson Clemente, acusado pelo Ministério Público de ter causado o acidente com Shaolin, foi condenado pela 4ª Vara Criminal da cidade de Campina Grande no dia 13 de novembro de 2012.

A pena foi de dois anos de detenção em regime aberto, que foram convertidos em prestação de serviços à comunidade e pagamento de três salários mínimos a entidades a serem determinadas pela justiça. Ele também teve a habilitação suspensa por um ano.
O Ministério Público da Paraíba recorreu da sentença pedindo a detenção do motorista. O recurso ainda não foi julgado.

Site criado para recolher doações a Genoino alcança o valor da multa Ele foi condenado a pagar R$ 667,5 mil no julgamento do mensalão. Família alegou que não tinha dinheiro e criou site para doações.



O site criado pelo família do ex-deputado José Genoino (PT-SP) para arrecar o dinheiro da multa do julgamento do mensalão informou que a quantia já foi alcançada. A Justiça havia condenado Genoino a pagar R$ 667,5 mil. A família alegou que não tinha o dinheiro e criou o site para colher as doações.

Segundo o advogado Luiz Fernando Pacheco, da defesa de Genoino, o valor arrecadado pelo site com as doações ultrapassou R$ 700 mil na manhã desta segunda-feira. Ainda de acordo com Pacheco, a família do ex-deputado pretende depositar o valor excedente das doações na conta do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

Na página na internet, a família não informa quanto foi arrecadado, diz apenas que atingiu o valor da multa. "Gostaríamos de pedir paciência quanto à divulgação dos valores arrecadados. Estamos finalizando toda a apuração financeira necessária e o mais breve possível daremos a informação sobre a arrecadação", diz o texto publicado no site com a assinatura "Família Genoino".
Site de doações para Genoino informa que o valor da multa foi alcançado (Foto: Divulgação/Internet)Site de doações para Genoino informa que o valor da multa foi alcançado (Foto: Divulgação/Internet)
A página de doações começou a funcionar na quinta-feira (9). O dia de pagamento da multa é nesta segunda-feira (20).
Genoino foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 6 anos e 11 meses de prisão, mais pagamento de multa, durante o julgamento do processo do mensalão, no ano passado. O ex-deputado está em prisão domiciliar devido a problemas de saúde.
Inicialmente, a multa imposta pelo STF era de R$ 468 mil, mas foi atualizada, segundo a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, com correção monetária.

Multas
Outros seis condenados no processo do mensalão já foram intimados a pagar multas, que também passaram por correção monetária depois do julgamento: o ex-deputado Valdemar Costa Neto; o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas; o chamado "operador" do mensalão, Marcos Valério; e os sócios dele, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach e o ex-tesoureiro, do PT, Delúbio Soares.
A multa de Costa Neto, fixada pelo STF na ocasião do julgamento em R$ R$ 1,08 milhão, passou para R$ 1,668 milhão, com as correções. A de Delúbio foi corrigida de R$ 325 mil para 466,8 mil. Ramon Hollerbach terá de pagar R$ 3,966 milhões – R$ 1,176 milhão a mais que os R$ 2,79 milhões previstos à época do julgamento.
Já o valor da dívida de Lamas foi corrigido pela Vara de R$ 260 mil para R$ 370,8 mil, com base na variação da inflação. Os reajustes das multas de Marcos Valério e Cristiano Paz não foram informados pela Vara de Execuções Penais porque os advogados retiraram parte dos autos para checar os valores.

Não sei como saímos vivos', diz vocalista do Raça Negra após acidente Após receber alta, Luiz Carlos foi visitar colegas em outro hospital. Ônibus em que grupo viajava tombou na BR-101, perto do Recife.



Luiz Carlos - vocalista da banda Raça Negra (Foto: Luiz Fabiano / Futura Press / Estadão Conteúdo)Após receber alta, vocalista Luiz Carlos foi visitar
colegas em outro hospital (Foto: Luiz Fabiano
/Futura Press/Estadão Conteúdo)
"Um milagre". Foi assim que o vocalista da banda de pagode Raça Negra, Luiz Carlos, definiu o fato de nenhum dos 23 integrantes do grupo estar correndo risco de morte após o acidente com o ônibus em que estavam, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20) na BR-101, em Pernambuco.
"Graças a Deus, não houve morte nenhuma. A gente estava assistindo a uma reportagem hoje pela manhã, e eu mesmo me assustei de ver como o ônibus ficou e a gente ter saído vivo dali. Não sei como é que foi [possível]", afirmou Luiz Carlos, em entrevista à TV Globo, após visitar alguns dos integrantes da banda que estão internados no Hospital Miguel Arrraes (HMA), em Paulista, no Grande Recife. Na batida, o vocalista sofreu uma torção no braço direito.
Depois de tombar na rodovia, o ônibus foi atingido na traseira por uma carreta, que não conseguiu desviar nem frear. A colisão foi leve, mas empurrou o ônibus alguns metros à frente. Não há informações sobre o motorista que dirigia o caminhão.
Além das 23 pessoas da equipe do Raça Negra, estavam no ônibus o motorista e um trompetista que era da banda do cantor Reginaldo Rossi. Três integrantes do Raça Negra estão em estado mais preocupante: um teve as duas pernas quebradas, outro sofreu afundamento do rosto e um terceiro está com um corte na cabeça.
Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os passageiros precisaram de algum tipo de atendimento no local do acidente, mas as unidades de saúde ainda não confirmaram quantas pessoas envolvidas na colisão efetivamente foram atendidas por suas equipes.
Cochilo ou susto
A única explicação que Luiz Carlos consegue encontrar para o acidente foi o motorista ter cochilado ou se assustado com algo na pista. "Eu não vi motivo nenhum para o ônibus balançar. Ou ele [motorista] acordou, ou cochilou, não sei, porque ele está acostumado a trabalhar com isso. [...] Infelizmente, não era o nosso [ônibus]. Os meus motoristas não vão para o show, eles ficam dormindo", explicou. O veículo em que o grupo viajava era alugado, de turismo.
Em 30 anos de carreira, esta foi a primeira vez que a banda sofreu um acidente como esse, revelou Luiz Carlos, que estava acordado no momento do choque.
"Eu geralmente durmo pouco, estou acostumado a fazer show de madrugada. Vi o ônibus balançando, balançando, e o cara perder o controle, como se tivesse tomado um susto. Olhei para fora e não estava chovendo, estava em linha reta, ainda ia entrar na curva. Quando ele fez a curva, o ônibus se perdeu todo, chegou a virar. Veio virando, até capotar de vez", recordou o vocalista.
Acidente com a banda Raça Negra, na BR-101, em Goiana-PE (Foto: Walter Paparazzo/G1)Ônibus que levava a banda Raça Negra para o Recife tombou na BR-101 (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Outro integrante da banda, Alex, foi levado para a sala vermelha (para casos mais urgentes) do HMA, devido a um corte profundo no rosto, segundo Luiz Carlos. Outro músico sofreu afundamento das pernas e, por isso, foi encaminhado para cirurgia. "O menino do sax, Marcos, abriu o rosto, vai ter que suturar e uma série de coisas, mas graças a Deus não corre risco de vida", destacou Luiz Carlos.
A backing vocal Gina Garcia estava dormindo na hora do acidente. Acordou assustada, com o tecladista da banda caído por cima dela "Eu ouvi o 'quicar dos pneus' no chão. Acordei meio tonta e já vi o ônibus tombado. Ouvi o deslizar do ônibus, porque a carreta bateu. Eu estava no lado direito, que foi o lado que o ônibus tombou", lembrou a integrante da banda.
Mãe de um rapaz de 19 anos, Gina contou que ainda está nervosa, mas agradeceu a Deus por algo pior não ter acontecido. "Em cinco segundos, passa um filme da sua vida na sua cabeça, sua família... Eu só fazia agradecer a Deus por ter livrado a gente de que aquela carreta entrasse no nosso ônibus. Se isso tivesse acontecido, talvez não estivéssemos aqui conversando", afirmou.
Para os fãs do Raça Negra, a mensagem do vocalista Luiz Carlos é de cuidado redobrado ao pegar no volante para viajar. "A gente está bem. Sempre costumamos olhar e criticar os outros, mas a estrada é uma armadilha. Você tem que tomar cuidado quando pega seus filhos, sua esposa, quando vai para trás de um volante. Tem que estar muito bem descansado, muito bem alimentado, é um monte de detalhe que a gente não liga. A gente vai lá, calibra o pneu, bota oléo, água, mas [aí] o cara está há três dias sem dormir", alertou.
O grupo de pagode vinha de um show em Natal e embarcaria do Recife para Salvador, de avião. A viagem à capital baiana foi cancelada, e os integrantes que já receberam alta poderão voltar para São Paulo ainda nesta segunda.
O acidente
O ônibus tombou na BR-101, próximo à cidade de Goiana, Mata Norte de Pernambuco. Seis músicos foram encaminhados ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu, na região metropolitana do Recife, outros seis passageiros foram atendidos, entre eles o vocalista Luiz Carlos. Com quadro estável, todos esses pacientes já receberam alta, segundo um enfermeiro da UPA que não quis ser identificado.
No início da tarde desta segunda-feira, o ônibus ainda estava no acostamento e o trânsito na BR-101 fluía normalmente, segundo a PRF.
Outro acidente no local onde ônibus da banda Raça Negra tombou, na BR-101 (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Outro acidente no local onde o ônibus da banda Raça
Negra tombou, na BR-101 (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
Outra colisão
Por volta das 7h30 desta segunda, no mesmo local do acidente, um vazamento de óleo provocado pelo ônibus da banda deixou a pista molhada e escorregadia, fazendo com que o motorista de um caminhão perdesse o controle do veículo e batesse em um carro de passeio, que foi parar na vala do acostamento.
O caminhão continuou desgovernado e atingiu um táxi, que também terminou no acostamento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para prestar socorro, e a PRF chegou para organizar o trânsito. No final da manhã, os veículos foram retirados da rodovia.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Aposentados que ganham acima do mínimo terão reajuste de 5,56%

Cálculo é feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor de 2013. Portaria foi publicada no Diário Oficial da União.  Aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefícios acima do salário mínimo terão reajuste de 5,56% em 2014.  O cálculo é feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor de 2013. A portaria conjunta dos ministérios da Previdência e da Fazenda foi publicada no Diário Oficial da União.

Locomotiva a vapor com mais de 100 anos é restaurada no Paraná Peça fará parte do acervo expositivo do Museu Histórico de Londrina. Metade do restauro está pronto; trabalho deve acabar no fim de janeiro.



Uma locomotiva a vapor fabricada em 1910 está sendo restaurada por técnicos contratados pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná. A máquina modelo Baldwin 480 foi fabricada nos Estados Unidos e pertenceu à extinta Companhia Douradense de Estradas de Ferro (CDEF). Ela foi doada para a UEL, em 1999, como patrimônio histórico. Após a restauração, a locomotiva, também conhecida como “Maria Fumaça”, fará parte do acervo expositivo do Museu Histórico de Londrina.
Cerca de 50% do trabalho já foi concluído - a funilaria e o jateamento, por exemplo, já foram feitos. Toda a ferrugem será tirada e o veículo ganhará uma tinta anticorrosiva. Segundo o restaurador William Capello, o mais trabalhoso é reconstruir as peças que estragaram com o tempo e já não são mais fabricadas. “Essa é a arte, a maravilha da profissão. É como se voltássemos no tempo. Não existem mais aquelas peças e você faz com as próprias mãos”, disse.
De acordo com a UEL, algumas descobertas sobre a centenária locomotiva aconteceram durante o trabalho, como a inexistência de soldas, uma vez que as peças foram fixadas com rebites. Os estudantes da universidade que fazem parte do processo também descobriram que a máquina já passou por outros processos de restauração, já que alguns rebites foram substituídos por parafusos. A recuperação atual prevê a troca de todos os parafusos por rebites, em nome da originalidade da peça histórica.
Algumas peças originais serão preservadas, como a alavanca usada pelo maquinista. “Ela seguirá assim para conservar a originalidade dela. O maquinista a segurava com o suor da sua mão. Então, para conservar resolvemos deixar a peça dessa forma, com as suas marcas”, explicou Capello.
O local onde ficava o maquinista também está sendo restaurado. “Todo o teto, as janelas, que são de madeira, e as portas, que são de madeira e vidro, tudo está sendo restaurado”, informou o restaurador.
Locomotiva só foi para Londrina depois de aposentada
A locomotiva funcionou por mais de 70 anos, mas nunca passou por Londrina. Ela só veio para a cidade depois de aposentada. “Foram elas [locomotivas semelhantes à que está sendo restaurada] que trouxeram os imigrantes, levaram os produtos que a região produzia, como o café para o Porto de Santos e Paranaguá”, contou Regina Alegro, diretora do Museu Histórico.
Assim que o trabalho for finalizado, a Maria Fumaça fará companhia a dois vagões restaurados em 2012, que também estão no Museu Histórico de Londrina. “O museu ocupa o espaço da antiga estação ferroviária de Londrina. É um prédio conhecido pela maioria da população. Então, você vê a importância que a ferrovia teve na nossa história e na nossa memória”, ressalta a diretora do museu.
A restauração da locomotiva custou R$ 40 mil, valor pago pela UEL e pelo programa municipal de incentivo a cultura (Promic). O serviço deve ficar pronto no fim de janeiro, segundo a UEL

Sequestro de ônibus termina após perseguição em rodovia do Paraná Motorista percebeu homem armado e chamou a polícia pelo celular. Sequestrador se rendeu após quase uma hora de negociação.

1 PR


Ônibus seguiu de Foz do Iguaçu até Medianeira, onde reféns foram libertados e sequestrador se entregou à polícia (Foto: Kaowey Correa / Guia Medianeira)Ônibus seguiu de Foz do Iguaçu até Medianeira, onde reféns foram libertados e o sequestrador se entregou à polícia (Foto: Kaowey Correa/Guia Medianeira)
Um homem de 35 anos sequestrou um ônibus que faz a linha intermunicipal entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná, no início da madrugada desta quarta-feira (15). Segundo a Polícia Militar (PM), houve perseguição, e o sequestrador só libertou os cerca de 20 reféns e se rendeu após quase uma hora de negociação, já por volta das 4h. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido.
Ainda de acordo com a PM, a tentativa de assalto foi informada pelo motorista do ônibus via telefone celular, pouco antes de passar pelo posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu, quando o condutor percebeu que um dos passageiros, sentado atrás dele, estava armado. Quando o suposto assaltante notou que o veículo estava sendo seguido, fez o motorista de refém e exigiu que ele seguisse pela BR-277 em direção a Cascavel.
Na perseguição, o ônibus passou pela praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu e só parou próximo de um posto de combustível às margens da rodovia em Medianeira, a cerca de 65 km da fronteira.
Durante o sequestro, o suspeito manteve uma arma apontada para o motorista e ordenou que os demais reféns ficassem deitados no chão. Policiais rodoviários federais e de tropas especiais da PM acompanharam as negociações. As duas pistas da BR-277 ficaram interditadas por uma hora.
O suspeito foi preso e levado para a delegacia da Polícia Civil de Medianeira, onde será ouvido. O ônibus só voltou à garagem em Foz do Iguaçu por volta das 6h30. A cobradora do veículo disse à polícia que reconheceu o suposto assaltante assim que ele embarcou no ônibus, já na saída da cidade, pois era o mesmo homem que teria assaltado essa linha no dia 1° de janeiro.

Lutadora de jiu-jitsu reage a roubo e imobiliza assaltante em Manaus Faixa roxa de jiu-jitsu disse que saía de treino quando assalto ocorreu. Homem foi preso e deverá ser conduzido à Cadeia Pública Vidal Pessoa.



Lutadora reagiu a assalto (Foto: Arquivo pessoal/Edione Karoline)Lutadora, faixa roxa, reagiu a assalto
(Foto: Arquivo pessoal/Edione Karoline)
A lutadora de jiu-jitsu Edione Karoline, de 22 anos, reagiu a uma tentativa de assalto na noite desta terça-feira (14) no bairro Japiim, na Zona Centro-Sul de Manaus, e deteve o assaltante. A jovem estava em uma parada de ônibus quando o suspeito, de 20 anos, roubou o celular da atleta. Segundo a polícia, ela percebeu que o homem estava desarmado e o golpeou.

O caso aconteceu na Avenida Rodrigo Otávio por volta de 22h. Conforme a polícia, ele chegou a roubar o celular da jovem, que reagiu e imobilizou o assaltante. Populares que viram a ação acionaram policiais da 3ª Companhia Comunitária (Cicom), que prenderam o suspeito.
A lutadora faixa roxa de jiu-jitsu disse que saía de um treino quando a tentativa de assalto ocorreu. Segundo ela, o assaltante utilizava um pedaço de cabo de vassoura e fazia ameaças.
- Eu estava na parada de ônibus, quando senti ele se aproximando. Queria levar o meu celular e a minha mochila. Ele ameaçava, supostamente com uma arma, mas vi que não era faca nem arma, era só um pedaço de cabo de vassoura. Foi então que segurei a mão dele e ataquei. Tentei soltar socos, mas ele conseguiu se soltar. Depois, fui para a perna e levei ele para o chão. Ele caiu, eu segurei, e depois ele fugiu, contou Edione ao Globoesporte.com. A atleta disse ainda que seguiu o ladrão junto com um mototaxista e entrou em contato com a polícia.

Segundo a Polícia Civil do Amazonas, o suspeito do crime mora no bairro onde o crime ocorreu. Ele foi levado para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus. O homem deve responder por roubo, de acordo com a polícia. O caso foi registrado no 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Cantor Giovani chega no fim do enterro da filha em Franca, SP Familiares, amigos e famosos participaram de cerimônia nesta quarta-feira. Gessyca Morais, de 21 anos, morreu em acidente de carro em Osasco (SP)



Cantor Giovani foi amparado por familiares durante o enterro da filha em Franca, SP (Foto: Kelven Melo/Palavra Fácil Comunicação)Cantor sertanejo Giovani foi amparado por familiares durante o enterro da filha em Franca, SP, na manhã desta quarta-feira (Foto: Kelven Melo/Palavra Fácil Comunicação)
O cantor Giovani, da dupla Gian & Giovani, chegou ao Cemitério da Saudade, em Franca (SP), nos minutos finais do enterro da filha, Gessyca Morais, de 21 anos, na manhã desta quarta-feira (15). Sem falar com a imprensa, o músico observou os participantes e, bastante emocionado, foi amparado por familiares. Gessyca morreu em um acidente de carro na madrugada de terça-feira (14), em Osasco, na Grande São Paulo.
Mais de cem pessoas, entre amigos, familiares e fãs da dupla Gian & Giovani participaram do enterro da jovem. A cerimônia também foi acompanhada por famosos como a dupla Rionegro & Solimões e o cantor sertanejo Juliano Cézar.
"Somos amigos das duas famílias [a atual de Giovani e a da ex-mulher dele, mãe de Gessyca] e, nesse momento, temos que dar apoio. A Gessyca era uma criança, e o que aconteceu é uma fatalidade", disse o cantor José Divino Neves, o Rionegro.
Muito abalada, a mãe da jovem, Laisa Cintra, não se pronunciou. Sem se aproximar da multidão ao redor do corpo da filha, o cantor Giovani também observou de longe o enterro e não deu nenhuma declaração à imprensa, deixando o cemitério após o caixão ter sido colocado no túmulo.
Uma nota na página oficial da dupla Gian & Giovani no Facebook agradece a solidariedade dos fãs e pede privacidade. "Neste momento difícil, lidando com a triste notícia do falecimento de sua filha Gessyca Morais, Giovani e sua família gostariam de agradecer a todos pela solidariedade, simpatia, força, mensagens de carinho, amor, fé e esperança."
Amigos e familiares oraram diante do caixão de Gessyca, antes do enterro em Franca (Foto: Márcio Meireles/EPTV)Amigos e familiares oraram diante do caixão de
Gessyca, antes do enterro em Franca (Foto: Márcio
Meireles/EPTV)
Acidente
O acidente que matou a filha do cantor Giovani aconteceu por volta das 2h, na Avenida Fuad Auada, no bairro de Presidente Altino. Gessyca estava acompanhada dos amigos Pierluigi Patroni Valentim Cruz, de 22 anos, e Felipe Moraes, também de 22. Pierluigi, que dirigia o carro, morreu no local. Felipe ficou gravemente ferido e está internado no Hospital Municipal Antônio Giglio, em Osasco, segundo policiais do 5° Distrito Policial (DP) da cidade.
Testemunhas indicaram aos policiais que os três amigos haviam saído de uma "festa" (em uma padaria e, depois, em um posto de conveniência) em um carro da marca Honda, quando Pierluigi teria perdido o controle da direção e batido em um poste, que se dividiu ao meio. Com o impacto, parte do carro foi parar a 15 metros de distância do local da batida. Segundo um primo de Pierluigi, que não quis se identificar, os três haviam comido uma pizza e depois pegaram o carro.
De acordo com o familiar de Pierluigi, o jovem não bebia, lutava jiu-jítsu e tinha uma luta marcada para a terça-feira. Uma garrafa de cerveja foi encontrada dentro do carro.
Amigos beberam, diz PM
Um policial militar relatou na delegacia que o sobrevivente do acidente, Felipe Morais, disse ainda no local que todos os ocupantes do carro haviam bebido. A informação aparece no boletim de ocorrência registrado no 9° DP de Osasco, ao qual o G1 teve acesso.
Uma amiga de Gessyca, que esteve com o grupo antes do acidente, foi à delegacia e contou que todos foram à Padoca do Anão, em Osasco, e em seguida a um posto de conveniência. A jovem decidiu ir embora, e os outros três continuaram a noite. Segundo a testemunha, Pierluigi havia bebido antes do acidente.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Juíza diz que não há abrigo para acolher bebê com doença rara em GO Alegando não ter condições de cuidar do filho, mãe quer doá-lo. Magistrada e Conselho Tutelar insistem para que guarda fique com a família.

  A juíza de Infância e Juventude de Goiânia, Maria Socorro de Souza Afonso da Silva, afirmou que não há abrigo no estado com condições de receber o bebê de 1 anos e 4 meses diagnosticado com osteogenese imperfeita. A mãe do menino quer dá-lo para adoção, alegando não ter condições de cuidar do filho, que sofre fraturas com facilidade. A criança segue internada no Hospital da Criança, onde está desde que nasceu, devido à indefinição em relação ao seu futuro.
De acordo com a magistrada, os abrigos não possuem servidores suficientes para cuidar devidamente do menino. “Ele necessita de ter um acompanhamento 24 horas. Nós teríamos que ter pelo menos três pessoas inteiramente à disposição. Nossas entidades de acolhimento já contam com número insuficiente de servidores, não teríamos como tirar três servidores pra ficar exclusivamente por conta dele”, alega.
A juíza afirma que, antes de encaminhar o bebê para adoção, vai insistir para que os pais ou familiares próximos, como avós e tios, fiquem com a criança.
“Se os pais chegarem à conclusão de que não têm condições materiais, emocionais, de levar essa criança e acolhê-la em casa, o Conselhor Tutelar deve buscar a família extensa, procurar os parentes para ver se tem alguém que tem essa condição pra acolher esse bebê. Só depois disso, e se chegar à conclusão que nenhum deles têm condições ou quer assumir a responsabilidade dessa criança, é que se passará realmente ao Juizado da Infância e da Juventude”, explica.
O Conselho Tutelar está dando apoio à família e tentando convencê-los para quem fiquem com o menino. "Nós acolhemos a criança, trabalhamos com ela e com a família. Eles precisam, sim, de ajuda, tanto financeira, se for o caso, como também encaminhamento para psicólogos. A aceitação, a autoestima precisa ser trabalhada", afirmou a conselheira tutelar Divina Pereira dos Santos.
Pediatra cuida de bebê em hospital de Goiânia, Goiás (Foto: Renata Costa/ TV Anhanguera)Pediatra cuida de bebê em hospital de Goiânia
(Foto: Renata Costa/ TV Anhanguera)
Fragilidade
O bebê teve todas as fraturas possíveis dentro do útero, inclusive nas costelas, pois a doença se caracteriza pela deficiência de colágeno nos ossos, deixando-os frágeis. Ao nascer, em 2012, ele foi levado direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança. O menino respirou com a ajuda de aparelhos por nove meses.
Mesmo na UTI, o bebê já quebrou o braço duas vezes ao brincar com chocalho. Apesar das fraturas, segundo a pediatra Paula Pires, ele é um menino forte e já consegue comer papinha e até segurar a mamadeira.
A fisioterapeuta Fernanda Ameloti Gomes Avelino diz que a criança deve ser estimulada constantemente. "É uma criança que entende tudo, tem um cognitivo bom, só precisa mesmo da estimulação multidisciplinar para que ele consiga, dentro dos seus limites, ter uma independência maior", ressalta.
Embora tenha recebido alta médica, a pediatra ressalta que o menino precisa de atenção especial. "Ele vai precisar de acompanhamento pediátrico, ortopédico, fisioterápico, com fonoaudióloga em centro específico para estas doenças. Precisa de manipulação com cuidados especiais. Uso de brinquedos que não ofereçam risco para ele. Precisa de almofadinhas, travesseiros", explica.
Sabendo das restrições da criança, a mãe diz que é impossível cuidar dele. Ela mora com o marido em Alvelinópolis, no interior goiano. Com mais dois filhos, um de 6 anos e outro de 4 meses, ela e o esposo concordaram com a adoção do menino. "Ele precisa de muita atenção. Decidi dar para adoção porque eu não tenho condição de ficar com ele", afirma a mulher que não quis ser identificada.

Bebê com doença rara está internado no Hospital Materno Infantil, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Bebê com doença rara está internado no Hospital da Criança (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Bebê nasce com 5,32 kg em Presidente Prudente Menino nasceu nesta terça-feira (7), no Hospital Estadual. Pais tiveram que trocar diversas peças do enxoval e fraldas.



Sheila e Luiz Marcelo posam com o grande Luiz Gustavo e Letícia, filha dela (à frente) (Foto: Ynaiê Botelho/G1)Sheila e Luiz Marcelo posam com o grande Luiz Gustavo e Letícia, filha dela (à frente) (Foto: Ynaiê Botelho/G1)
O Hospital Estadual de Presidente Prudente registrou o nascimento de um bebê bem maior do que outros recém-nascidos. Luiz Gustavo nasceu nesta terça-feira (7), com 5,32 kg e 57 centímetros – o comum é que meninos nasçam com cerca de 3,5 kg, segundo os médicos. O tamanho da criança pegou de surpresa até os pais, o vendedor Luiz Marcelo Moreira e a auxiliar geral Sheila Maria Ambrósio, ambos de 36 anos, que esperavam um bebê com cerca de 4 kg.
“Os médicos disseram que era um menino grande, mas não sabíamos que ele chegaria a esse peso”, afirma a mãe, que passou por cesariana para dar à luz, após gestação de nove meses.
Mas fatos inusitados permearam a gravidez desde o começo, já que ela só foi descoberta no quinto mês. “Minha menstruação sempre foi irregular. No terceiro mês, realizei alguns exames para tomar remédios de emagrecimento, mas a médica não percebeu nada. Foi quando surgiram as manchas na pele, que também apareceram na minha primeira gravidez. Então, suspeitei, fiz um exame e deu positivo. Eu já estava quase no sexto mês”, conta.
Luiz Gustavo nasceu com 5,32 kg, fato considerado 'incomum' pelos médicos (Foto: Ynaiê Botelho/G1)Luiz Gustavo nasceu com 5,32 kg, fato considerado
'incomum' pelos médicos (Foto: Ynaiê Botelho/G1)
Sheila tem outros dois filhos de um primeiro relacionamento. “Na primeira vez, meu filho nasceu com peso normal, 3,7 kg. Já a menina nasceu grande, com quase 4 kg. No entanto, o Luiz Gustavo nos surpreendeu. Os nove meses de gestação foram muito difíceis”, destaca.
O tamanho do bebê mexeu também com os preparativos do casal. “Não pude acompanhar o parto, mas já estávamos com tudo pronto, só esperando ele nascer. Quando a enfermeira veio me mostrar a criança, tive que voltar para casa, porque tudo que eu trouxe na primeira bolsa não ia servir nele”, lembra o pai.
As roupas e fraldas, preparadas com todo carinho para o recém-nascido, segundo os pais, terão que ser trocadas. “Ele perdeu tudo. Compramos e ganhamos roupinhas e fraldas pequenas, mas ele já está usando tamanho M”, relata a mãe.
No entanto, as medidas da criança são proporcionais à felicidade da família. “Ele é abençoado e nós também somos por ter uma criança tão especial. Ele é quietinho, não dá trabalho nenhum”, diz Luiz Marcelo.
Família precisou trocar roupas compradas durante a gestação, já que não serve no bebê (Foto: Ynaiê Botelho/G1)Família precisou trocar roupas compradas durante
a gestação, já que não serve no bebê
(Foto: Ynaiê Botelho/G1)
Grandes cuidados
De acordo com o pediatra responsável pelo hospital, Daniel Honorato, é normal que um bebê nasça com essas medidas. No entanto, ele não considera uma situação comum. “Não é frequente registrarmos um dado como este. Há muito tempo, tivemos um caso no hospital de um bebê que nasceu com 6 kg. Mas o comum, para meninos, é o peso médio de 3,5 kg e, para meninas, 3,3 kg”, afirma.
O motivo do excesso de peso da criança, conforme o profissional, está relacionado a diversos fatores, entre eles, a obesidade adquirida durante a gravidez. “No caso específico do Luiz Gustavo, a mãe ganhou peso na gestação. Quando há excesso de peso no nascimento da criança, o bebê é considerado macrossômico. Por isso, o Luiz vai ficar em observação até o próximo sábado [11], para que possamos controlar os índices de glicose”, explica o profissional.
Para evitar a macrossomia, o médico orienta às gestantes que acompanhem a gravidez por meio de exames e do pré-natal. “A mãe precisa de orientações, principalmente em casos de obesidade, relacionadas à alimentação. No futuro, uma criança macrossômica pode ter complicações cardiovasculares e problemas com o controle de peso”, destaca.

Palmeiras anuncia a contratação de Lúcio por duas temporadas Contrato do zagueiro, de 35 anos, vence no fim de 2015. Apresentação será nesta sexta-feira, em Itu, onde ele já está treinando com os novos companheiros

                                

O Palmeiras confirmou a contratação do zagueiro Lúcio nesta quinta-feira. O jogador já está em Itu, no interior de São Paulo, para participar da pré-temporada e será apresentado nesta sexta-feira à tarde. O contrato vale até o dia 31 de dezembro de 2015. Também nesta quinta, o Verdão anunciou a contratação de outro zagueiro: o uruguaio Victorino, emprestado pelo Cruzeiro.
Lúcio chega após uma passagem polêmica pelo São Paulo Ele estava afastado desde julho após atrito com o então técnico Paulo Autuori e não treinava no clube desde outubro. O pentacampeão receberá um terço do salário que ganhava no São Paulo, mas terá bônus por metas alcançadas. 
Lúcio, de 35 anos, é o 12º jogador campeão mundial pela seleção brasileira em 2002 a vestir a camisa do Verdão. Marcos, Cafu, Roque Júnior, Edmílson, Roberto Carlos, Rivaldo, Júnior, Denílson, Juninho Paulista, Edílson e Luizão são os outros. 
Carreira
Revelado nas categorias de base do Internacional, Lúcio se transferiu em 2001 para o Bayer Leverkusen. Ainda na Alemanha, atuou pelo Bayern, clube pelo qual foi tricampeão nacional (2004/2005, 2005/2006 e 2007/2008).
Na sequência, foi para o Inter de Milão e conquistou quase tudo na temporada 2009/2010: Campeonato Italiano, Copa da Itália, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes e Supercopa Italiana. Também na Itália, teve passagem rápida pela Juventus no início do ano passado.
Na Seleção, além da Copa de 2002, Lúcio disputou os mundiais de 2006 e 2010. Conquistou também a Copa das Confederações de 2005 e 2009.
lucio palmeiras apresentação (Foto: Divulgação / Palmeiras)Lúcio: contrato até dezembro de 2015 com o Palmeiras (Foto: Divulgação / Palmeiras)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Idoso de 98 anos cai e abre a cabeça após ficar sozinho em sala de raio-x Segundo a família, funcionária não deixou o cuidador acompanhar o idoso. Vítima levou mais de 10 pontos. Familiares acusam hospital de negligência.



s
Ananais teve que levar mais de dez pontos na cabeça (Foto: Ana Cláudia Domingues/Arquivo Pessoal)Ananias levou mais de dez pontos na cabeça
(Foto: Ana Cláudia Domingues/Arquivo Pessoal)
Um idoso de 98 anos caiu e abriu a cabeça após ficar sozinho dentro de uma sala de raio-X da Santa Casa de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo os familiares da vítima, a funcionária do hospital não deixou o cuidador do idoso acompanhá-lo na sala. Após o acidente, a vítima teve que levar pontos na cabeça e os familiares acusam o hospital de negligência.
Ananias Alves Domingues estava se sentindo mal no primeiro dia do ano. Por isso, a esposa dele e o cuidador levaram o idoso a Santa Casa de Santos, onde paga um plano de saúde. Ele passou por um médico que o encaminhou para o raio-x. O genro de Ananias, Abnesio Lopes Cruz, conta que eles foram até a sala do exame e, na hora do idoso fazer o procedimento, o cuidador do idoso não conseguiu acompanhá-lo. “A moça disse que ele não podia ficar lá. Ele saiu, ficou do lado de fora aguardando”, conta Abnesio. Como o exame estava demorando muito, o cuidador resolveu entrar na sala para verificar o que estava acontecendo. “Ele entrou na sala e o Ananias estava caído no chão, com uma poça de sangue do lado dele e algumas pessoas em volta. Tinham falado que ele tinha caído”, afirma o genro.
As funcionárias do hospital disseram à família que o idoso escorregou, caiu e bateu a cabeça. O genro do idoso, porém, acredita que o acidente aconteceu porque Ananias tem dificuldade de locomoção por conta da idade, o que foi agravado porque não havia ninguém para auxiliá-lo. “Ela (enfermeira) alega que não teve culpa de nada. Se estava ela e o paciente é de inteira responsabilidade dela e do hospital. Se não podia ficar ninguém lá ela tinha que convocar outras pessoas”, reclama Abnesio. O idoso disse aos familiares que ficou atordoado com o acidente e não sabe direito o que aconteceu.
Após o acidente, a família de Ananias o retirou da sala de raio-x e o levou para o pronto-socorro da Santa Casa. O idoso passou por outro médico e levou mais de dez pontos na cabeça.
Os familiares chamaram a Polícia Militar no hospital e fizeram um boletim de ocorrência sobre o caso. Em seguida, foram orientados a notificar o hospital sobre o ocorrido por meio de uma carta escrita a mão. “Até hoje, o hospital não se manifestou. “Foi uma falta de respeito e o hospital ignorou isso. Tenho testemunhas de que o hospital não deixa ninguém ficar no raio-x. Não foi um acidente. Foi uma negligência do hospital”, disse o genro.
O G1 entrou em contato com a Santa Casa de Santos para comentar o caso mas, até o fechamento da reportagem, não houve retorno.

Mulher que atropelou crianças em Ferraz é presa em Poá Advogado disse que suspeita está muito abalada e precisa de remédios. Para ser solta, ela precisa pagar complemento na fiança de R$ 28,5 mil.

Polícia ainda procura por motorista qye atropelou seis pessoas em Ferraz de Vasconcelos  (Foto: Reprodução/TV Diário)Suspeita se entregou à polícia nesta quarta.
(Foto: Reprodução/TV Diário)
A mulher suspeita de ter tomado bebida alcoólica antes de atropelar seis pessoas em Ferraz de Vasconcelos (SP) se entregou nesta quarta-feira (8) à polícia. Nadja Dias Soares, de 38 anos, foi solta depois do acidente, no dia 1º de janeiro, após pagar fiança de R$ 1,5 mil. Mas depois a Justiça determinou a prisão preventiva dela e um complemento na fiança no valor de R$ 28,5 mil.Desde o fim de semana a dona de casa era considerada foragida.
Entre as vítimas do atropelamento, estão três crianças. Quatro pessoas precisaram ser hospitalizadas. Uma jovem de 15 anos e uma menina de 11 anos continuam internadas. A suspeita é vizinha das vítimas.
Suspeita de atropelar seis se apresentou na delegacia de Poá. (Foto: Willian Pereira/G1)Suspeita de atropelar seis se apresentou em Poá.
(Foto: Willian Pereira/G1)
A suspeita se apresentou na delegacia de Poáe está na Cadeia Pública do município. Ela chegou ao plantão policial ao meio dia, acompanhada do advogado Daniel Calixto. Nadja foi encaminhada para a carceragem, onde tem a companhia de mais cinco presas, segundo a Polícia Civil.
Por volta das 14h, uma viatura saiu em direção ao Fórum de Ferraz de Vaconcelos para comunicar o cumprimento do mandado de prisão preventiva. Em entrevista ao G1, momentos antes de se dirigir ao Fórum deFerraz de Vasconcelos, o advogado afirmou que a fiança de R$ 28,5 mil será paga até o final desta tarde e que a expectativa é que a dona de casa deixe a prisão ainda nesta quarta. O advogado ainda afirmou que a motorista está bastante abalada e sob efeito de remédios. “O emocional dela está permanentemente abalado. Ela está à base de medicamentos. Está muito abalada primeiro pela situação em si e segundo porque todas as crianças envolvidas, e seus familiares, são do convívio social dela. São vizinhos, alguns até amigos de redes sociais. Ela conhece a história de muitas destas crianças”, afirmou.
O advogado também disse que a defesa técnica da motorista vai ser preparada a partir desta quarta-feira (8). “Eu procurei não entrar neste assunto [oocorrido] com ela, até então”.
Mulher atropela crianças em Ferraz (Foto: Reprodução/TV Diário)Câmera de segurança flagrou atropelamento.
(Foto: Reprodução/TV Diário)
Imagens
Uma câmera de segurança flagrou o atropelamento. O vídeo mostra o momento em que a mulher faz uma manobra a  poucos metros do local do acidente.Enquanto isso, as crianças brincam em uma calçada. De repente, o carro desgovernado atinge o grupo.
De acordo com o boletim de ocorrência, o acidente ocorreu na Rua Aureliano Alves Genuíno, na Vila Santo Antônio, por volta das 19h de quarta-feira.
A mulher disse à polícia que bebeu algumas cervejas antes de pegar o veículo. Ela foi submetida a um exame de sangue, mas o resultado ainda não saiu. O caso foi registrado como "embriaguez ao volante e lesão corporal culposa".

Vítima
Nesta quarta-feira, duas vítimas do acidente continuam internadas. Uma criança de 11 anos ficou em estado mais grave e foi transferida na terça-feira (7) para um hospital em Francisco Morato, onde foi submetida a uma nova cirurgia. Nesta quarta, o estado dela é considerado grave, mas estabilizado, segundo a Santa Casa de São Paulo, responsável pela unidade. Ela já havia passado por dois procedimentos cirúrgicos no Hospital Regional, em Ferraz de Vasconcelos.