Da Redação, com Agência Brasil
cidades@eband.com.br
Os 513 deputados e 54 senadores eleitos nas últimas eleições, em outubro de 2010, tomam posse às 10h desta terça-feira no plenário da Câmara dos Deputados e no Senado.Os parlamentares foram diplomados em 2010, deputados para um mandato de quatro anos e senadores para oito anos.
No Senado, são 17 reeleitos, cinco que retornam e 32 estreantes. Na casa, já há 27 senadores que cumprem mandato até 2015.
José Sarney (PMDB) vai presidir a sessão, e os eleitos farão o juramento: "Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil.”
A primeira tarefa será escolher o presidente da casa. Os candidatos podem ser lançados no momento da votação, e até o momento apenas Sarney e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) anunciaram candidaturas. Depois serão eleitos os membros da nova Mesa do Senado, com mandato de dois anos.
Já os deputados lerão coletivamente o juramento: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
Mário Negromonte (PP-BA), ministro das Cidades; Pedro Novais (PMDB-MA), do Turismo; Luiz Sérgio (PT-RJ), das Relações Institucionais; Maria do Rosário (PT-RS), da Secretaria de Direitos Humanos; e Iriny Lopes (PT-ES), da Secretaria de Políticas para as Mulheres, se afastarão de seus cargos para tomar posse como deputados e eleger a Mesa Diretora da Câmara.
Às 18h, os novos deputados se reúnem novamente no plenário da Câmara, em sessão convocada para a eleição da nova Mesa Diretora. Em votação secreta, os deputados vão eleger o novo presidente da Câmara, dois vices-presidentes e quatro secretários, além de três suplentes. Concorrem à presidência o petista Marco Maia e Sandro Mabel (PR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário