Powered By Blogger

sábado, 5 de março de 2011

150 mil preservativos já foram dispensados nos circuitos do carnaval

Neste sábado (05), às 09 horas, começa a funcionar o Projeto Fique Sabendo, chamando atenção para a importância da detecção precoce do HIV

Redação CORREIO
Desde a noite de quinta-feira (03), equipes da Coordenação Municipal de DST/Aids já dispensaram nas ruas dos principais circuitos da folia, cerca de 150 mil preservativos. A ação faz parte da campanha educativa da Secretaria Municipal da Saúde de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e incentivo ao sexo protegido. As atividades também serão desenvolvidas no Ferry-boat, Estação de Transbordo de Pirajá, Centro Náutico e Rodoviária até o fim do carnaval (confira programação abaixo).
Neste sábado (05), às 09 horas, começa a funcionar o Projeto Fique Sabendo, chamando atenção para a importância da detecção precoce do HIV, de extrema importância para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada.
Os interessados em realizar o teste rápido podem procurar o serviço nos postos montados pela Secretaria Municipal da Saúde no Instituto Bahiano de Reabilitação ? IBR, em Ondina, e no Colégio Apoio, no Corredor da Vitória, entre os dias 05 e 08 de março, das 09 às 17 horas. Quem realizar o teste contará com apoio e orientação  psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo pelos profissionais de saúde.
Com o fim do carnaval, o teste poderá ser feito gratuitamente durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento Marymar Novais, que funciona no Dendezeiros. O CTA é uma unidade básica de saúde que oferece diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV, VDRL, Hepatite Viral B e C e HTLV de forma sigilosa e orientada, acompanhado de aconselhamento como estratégia para fortalecer as práticas seguras de prevenção, contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissão das DST/Aids.
No carnaval do ano passado, mais de 2.200 pessoas passaram pelos postos do Projeto Fique Sabendo onde buscaram orientações e preservativos. Destas, 545 realizaram testes rápidos para detecção do HIV, sendo que 6 tiveram o diagnóstico confirmado. Elas foram encaminhadas para serviços especializados e passaram a ser acompanhadas pela Secretaria Municipal da Saúde. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário: