Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Idoso de 98 anos cai e abre a cabeça após ficar sozinho em sala de raio-x Segundo a família, funcionária não deixou o cuidador acompanhar o idoso. Vítima levou mais de 10 pontos. Familiares acusam hospital de negligência.



s
Ananais teve que levar mais de dez pontos na cabeça (Foto: Ana Cláudia Domingues/Arquivo Pessoal)Ananias levou mais de dez pontos na cabeça
(Foto: Ana Cláudia Domingues/Arquivo Pessoal)
Um idoso de 98 anos caiu e abriu a cabeça após ficar sozinho dentro de uma sala de raio-X da Santa Casa de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo os familiares da vítima, a funcionária do hospital não deixou o cuidador do idoso acompanhá-lo na sala. Após o acidente, a vítima teve que levar pontos na cabeça e os familiares acusam o hospital de negligência.
Ananias Alves Domingues estava se sentindo mal no primeiro dia do ano. Por isso, a esposa dele e o cuidador levaram o idoso a Santa Casa de Santos, onde paga um plano de saúde. Ele passou por um médico que o encaminhou para o raio-x. O genro de Ananias, Abnesio Lopes Cruz, conta que eles foram até a sala do exame e, na hora do idoso fazer o procedimento, o cuidador do idoso não conseguiu acompanhá-lo. “A moça disse que ele não podia ficar lá. Ele saiu, ficou do lado de fora aguardando”, conta Abnesio. Como o exame estava demorando muito, o cuidador resolveu entrar na sala para verificar o que estava acontecendo. “Ele entrou na sala e o Ananias estava caído no chão, com uma poça de sangue do lado dele e algumas pessoas em volta. Tinham falado que ele tinha caído”, afirma o genro.
As funcionárias do hospital disseram à família que o idoso escorregou, caiu e bateu a cabeça. O genro do idoso, porém, acredita que o acidente aconteceu porque Ananias tem dificuldade de locomoção por conta da idade, o que foi agravado porque não havia ninguém para auxiliá-lo. “Ela (enfermeira) alega que não teve culpa de nada. Se estava ela e o paciente é de inteira responsabilidade dela e do hospital. Se não podia ficar ninguém lá ela tinha que convocar outras pessoas”, reclama Abnesio. O idoso disse aos familiares que ficou atordoado com o acidente e não sabe direito o que aconteceu.
Após o acidente, a família de Ananias o retirou da sala de raio-x e o levou para o pronto-socorro da Santa Casa. O idoso passou por outro médico e levou mais de dez pontos na cabeça.
Os familiares chamaram a Polícia Militar no hospital e fizeram um boletim de ocorrência sobre o caso. Em seguida, foram orientados a notificar o hospital sobre o ocorrido por meio de uma carta escrita a mão. “Até hoje, o hospital não se manifestou. “Foi uma falta de respeito e o hospital ignorou isso. Tenho testemunhas de que o hospital não deixa ninguém ficar no raio-x. Não foi um acidente. Foi uma negligência do hospital”, disse o genro.
O G1 entrou em contato com a Santa Casa de Santos para comentar o caso mas, até o fechamento da reportagem, não houve retorno.

Nenhum comentário: