Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Temporal deixa 74 mil consumidores sem luz durante 10 horas no Paraná Falta de energia ocorreu em União da Vitória e outros quatro municípios. Copel informou que galhos de árvore afetaram a linha de transmissão.

  Moradores das cidades de União da Vitória, Paula Freitas, Porto Vitória, General Carneiro, na região sul do Paraná, e Porto União, na divisa de Santa Catarina, ficaram sem luz durante dez horas entre domingo (26) e segunda-feira (27). Segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), um temporal atingiu a linha de transmissão Foz do Areia – União da Vitória e interrompeu o fornecimento de energia nesses municípios. Cerca de 74 mil consumidores ficaram sem luz.
De acordo com a Copel, equipes percorreram os 63 quilômetros de linha de transmissão e verificaram que vários galhos de eucalipto foram lançados na rede pelos ventos. Ainda segundo a companhia, quando não há danos na rede elétrica, a energia pode ser restabelecida normalmente em cerca de duas horas. Nesse caso, o temporal provocou a interrupção do fornecimento, o que ocasionou na demora da normalização.
A moradora de União da Vitória, Marisa Holovaty Heil, conta que uma nuvem negra encobriu a cidade por volta das 20h. Segundo ela, antes mesmo de começar o temporal, a energia acabou. “Vimos que todos os vizinhos estavam sem luz. Como estava demorando para voltar, ligamos para a Copel. Apenas uma mensagem eletrônica informava que, por motivos de emergência, tiveram de desligar a transmissão”, afirma. Marisa relata que a energia só foi retomada na manhã desta segunda, por volta das 6h.
Prejuízos
Segundo a prefeitura de União da Vitória, com a falta de energia, supermercados, sorveterias e outros tipos de comércio que necessitam de espaço de refrigeração sofreram prejuízos. A administração pública ainda afirmou que as partes mais altas do município ficaram sem água. Sem energia, as três bombas de água que fazem esse serviço não funcionaram. Durante a manhã desta segunda-feira, o serviço foi restabelecido, mas a normalização deve ocorrer nas próximas horas. Até o fim da tarde, a prefeitura deve terminar um levantamento sobre os prejuízos causados pela falta de energia em postos de saúde e outros pontos da cidade.

A prefeitura de Porto União – município que faz divisa com União da Vitória – informou que também enfrentaram problemas com a queda de luz. A falta de energia afetou a distribuição de água, que deve ser normalizada até o fim desta segunda-feira. O município ainda sofreu com a chuva forte, que atingiu a região central da cidade. Árvores caíram e bueiros ficaram entupidos, ocasionando alagamentos em algumas ruas.

Nenhum comentário: