Powered By Blogger

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Encontro do Paraná discute combate à corrupção e democracia

Na ocasião, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou investimento de R$ 1,1 milhão no sistema prisional brasileiro.

Em Curitiba, um encontro reúne mais de sete mil pessoas para discutir assuntos importantíssimos para o Brasil: combate à corrupção, democracia e liberdade de imprensa.
Para os estudantes de Direito, é uma grande aula prática. “Na faculdade a gente fica preso ao mundo fechado, com pessoas iguais. Aqui a gente conversa com várias pessoas, vários advogados, professores”, comenta o estudante Vinicius Zampier.
Para os profissionais, é a chance de defender uma única causa: melhorar o sistema jurídico no Brasil. São quase 200 palestrantes debatendo os temas mais polêmicos e importantes do direito brasileiro. O novo Código Florestal, casamento entre pessoas do mesmo sexo, acesso à educação, mudanças nos códigos de processo civil e penal estão entre os temas discutidos.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai se reunir nesta terça-feira (22) para julgar na conferência a suspensão de jogadores que podem ficar fora das ultimas rodadas do Brasileirão.
Quando o tema foi a liberdade de expressão, o auditório ficou lotado. “Meu tema, por exemplo, me parece que é certo, é sobre liberdade de imprensa. Nós sabemos que a liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade”, declarou Carlos Ayres Britto, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Quando se trata de segurança pública, o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, defende que a pena de prisão só deve ser aplicada depois do julgamento. “Passou a ser a regra prender para depois apurar, quando o certo não é isso. Só se prende em hipóteses excepcionais”, defende o ministro do STF, Marco Aurélio Mello.
Para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o sistema prisional ainda precisa ser aperfeiçoado. “De um lado o cumprimento das penas, de outro lado a rigorosa observância dos direitos humanos”, ressaltou.
“É nessa perspectiva que o governo federal vai lançar agora, nessa semana, um programa de melhoria do nosso sistema prisional. Nós vamos investir R$ 1,1 milhão, além de baixarmos algumas normas e atos, e encaminharmos alguns projetos, que serão muito importantes para o país”, anunciou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
 

Nenhum comentário: