Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PR: estudantes disputam vaga para oficial da PM neste fim de semana Média de quase 77 candidatos por vaga é maior que concorrência para cursos tradicionais de Medicina (45 por vaga) e Direito (35 por vaga).



Uma surpresa entre os cursos mais concorridos no vestibular. Neste fim de semana, milhares de estudantes vão disputar uma vaga para ser policial militar. Para conquistar uma vaga na universidade, o caminho do estudante passa por muitas fases. A primeira foi no mês passado, com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A nota é fundamental para quem quer tentar o ensino superior gratuito. Dezessete universidades públicas vão adotar a nota do exame no processo seletivo desse ano. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por exemplo, decidiu usar a prova como eliminatória na primeira fase.
Para as instituições que não adotaram a nota do Enem, essa é a época dos vestibulares. No Paraná, neste fim de semana, 50 mil estudantes passam pelas provas da principal universidade do estado.
Para chegar ao treinamento de formação de oficiais, os alunos têm de passar por um funil apertadíssimo. O curso de formação de oficiais, da Academia de Polícia Militar de Curitiba, é o mais concorrido no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Dez por cento dos inscritos para a primeira fase das provas da instituição querem ser policiais militares. É uma média de quase 77 candidatos por vaga, bem maior que a concorrência para os cursos tradicionais de Medicina (45 por vaga) e Direito (35 por vaga), por exemplo.
“A vocação é o primeiro ponto para o jovem entrar na força policial militar. Tem também, claro, o salário. Ele estará recebendo aqui como funcionário público, como militar estadual e funcionário do estado e terá o seu ganho para estudar”, afirma o comandante João de Paula Carneiro Filho, da Academia Policial Militar.
 

Nenhum comentário: