Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Termina período de Piracema no Paraná


A Polícia Ambiental informou que a partir desta quarta-feira (29) a pesca amadora e profissional, com o fim do período de piracema (período de reprodução dos peixes), está liberada na bacias hidrográficas do estado do Paraná.
Vale lembrar que mesmo com a pesca liberada, o uso de tarrafas, redes, espinhéis, são objetos proibidos aos pescadores amadores, sendo permitido apenas aos pescadores profissionais na forma regulamentada.
Aos pescadores amadores é permitido os instrumentos previstos na Instrução Normativa nº 26 – IBAMA, em seu artigo 7º, sendo eles: linha de mão, caniço simples ou com molinete ou carretilha, com isca natural ou artificial, com ou sem garatéia.
Os pescadores deverão respeitar ainda, determinados locais onde a pesca é proibida durante todo ano, que são os seguintes:

- em lagoas marginais;
- a menos de 200 m a montante e a jusante de cachoeiras e corredeiras;
- a menos de 500 m de saídas de efluentes, confluências e desembocaduras de rios, lagoas, lagos e reservatórios;
- a menos de 1.000 m a montante e a jusante de barragens de empreendimentos hidrelétricos;
- A menos de 1.500m a montante e a jusante de mecanismos de transposição de peixes;
- No rio Bela Vista, em toda a sua extensão e nos canais e lagos artificiais do Parque da Piracema, da UHE da Itaipu Binacional;
Lembrando sempre que para realizar a pesca amadora a pessoa deve portar também a licença para pesca e respeitar o limite de captura de dez quilos mais um exemplar por pescador e respeitar também o tamanho mínimo para captura, de acordo com a seguinte tabela:
Morenita: 20 cm
Piau-três- pintas: 25 cm
Piapara, piavuçu: 40 cm
Mandi: 25 cm
Curimba: 38 cm
Pintado: 90 cm
Dourado: 60 cm
Jaú: 90 cm
Barbado: 50 cm
Armal, abotoado: 40 cm
Pacu: 45 cm              Redação Bonde com Polícia Ambiental

Nenhum comentário: