Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ladrões roubam tábuas de madeiras em obras no PR; nem igreja escapa

Construções inteiras estão sendo desmanchadas por ladrões. Alvos são construções abandonadas. Quanto mais longe da cidade, melhor.

Um novo tipo de crime surpreende a polícia e os moradores do interior do Paraná. É o roubo de tábuas de madeira. Construções inteiras estão sendo desmanchadas pelos ladrões. Da casa simples, levaram telhado, janelas e paredes. Sobraram só o piso e preocupação. “Pessoal está com medo. Antes não tinha roubo por aqui”, disse uma moradora.
Os alvos das quadrilhas são as construções abandonadas, como casas, currais e armazéns. Quanto mais longe da cidade, melhor. A polícia acredita em roubo por encomenda. As tábuas de peroba rosa estariam sendo vendidas para uma fábrica de móveis rústicos muito valorizados no mercado. Fotos mostram o flagrante de um caso mal sucedido, quando a polícia foi chamada e prendeu a quadrilha.
“O carro já estava totalmente carregado com 84 tábuas. O destino final desta madeira furtada ainda está sendo investigado”, conta o investigador Clodoaldo de Souza.
Na cidade de Cambira, os ladrões atacaram uma igreja, uma das primeiras construídas na zona rural. Em pouco tempo, desmancharam mais de 50 anos de história. A paróquia, que recebia fiéis de toda a comunidade, ficou desfigurada, para revolta dos moradores.
“Eu acho que são pessoas que não têm Deus no coração”, conta uma mulher.
A imagem da igreja inteirinha agora só existe nos arquivos e na memória. A estudante Mariane Duarte fez nela sua primeira comunhão. “Muita tristeza. A casa de Deus é a casa de Deus. Tem que respeitar”, lembra.
Sem igreja nem pista dos ladrões, a comunidade transferiu as missas para um sítio. No galpão, tudo que sobrou da velha igrejinha: bancos, imagens e a fé, que resiste ao improviso.
“Vamos rezar por eles para que não façam mais isso em lugar nenhum”, lamenta outra senhora.
 

Nenhum comentário: