Powered By Blogger

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PF cumpre sete mandados contra quadrilha que fraudava Previdência

Mandados de busca e apreensão foram expedidos em Pontal do PR e Curitiba.
Prejuízo estimado é de R$ 8 milhões, em 80 benefícios forjados.

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério da Previdência Social, cumpre sete mandados de busca e apreensão no estado do Paraná, nesta terça-feira (23). A “Operação Avatar” busca colher provas sobre a atuação de uma quadrilha especializada em fraudar a Previdência, que teria causado um prejuízo de R$ 8 milhões aos cofres públicos em 80 benefícios forjados.
Quatro mandados serão cumpridos em Pontal do Paraná e três em Curitiba, nas residências e escritórios de intermediários do esquema. Segundo a PF, as investigações começaram em outubro de 2010, a partir de denúncias da existência de concessões indevidas de benefícios de pensão por morte e aposentadorias por tempo de contribuição.
A delegada responsável pela operação Priscila Fanini explicou ao G1 como as fraudes ocorreram. “Essa quadrilha tinha muito conhecimento do procedimento do INSS. Eles ajudavam o beneficiário a montar toda fraude, mas nunca apareciam”. Segundo Fanini, o grupo era formado por contadores e técnicos com acesso a informações de diversas empresas. “Eles pegavam empresas que estavam inativas ou que o proprietário era falecido, o que não gerava tributos, e criavam vínculos com essas empresas. Esses vínculos eram incluídos no sistema da Previdência”, explicou a delegada.
De acordo com Fanini, os mandados buscam a obtenção de documentos que liguem a quadrilha às empresas e aos beneficiários, além de encontrar possíveis novas fraudes.

Nenhum comentário: