Powered By Blogger

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Meteorologia alerta para mais chuva em várias cidades da Região Sul

O que explica a chuva é uma nova frente fria, que pode avançar pelo mar nesta quarta-feira (31) e mudar o tempo até o litoral norte do Rio de Janeiro.

O mau tempo deve chegar ao Paraná nesta terça-feira (30). Em algumas cidades deve chover o esperado para dez dias. É muita água e o alerta de um volume tão grande de chuva de uma só vez vale para o sul do Paraná. No oeste desse estado, já choveu forte na última segunda (29).
Em Foz do Iguaçu, os ventos destelharam aproximadamente 200 casas. Na cidade de Francisco Beltrão, teve ventania e até granizo. Árvores caíram, algumas, em cima da rede de energia. No município de Coronel Vivida, cerca de 50 casas ficaram danificadas pelo temporal. O vento arrebentou o vidro das janelas de uma escola e arrancou o telhado de outra.
Nesta terça (30) deve chover de novo com rajadas de vento, granizo e raios no Paraná. Só o norte do estado escapa. A mesma previsão de chuva forte vale para Santa Catarina, o norte do Rio Grande do Sul e até para o sul e o oeste de Mato Grosso do Sul.
O que explica essa chuvarada é uma nova frente fria, que pode avançar pelo mar nesta quarta-feira (31) e mudar o tempo até o litoral norte do Rio de Janeiro. O que se espera é que esse aumento na umidade ajude a evitar incêndios como o que acontece no maciço da Pedra Branca, em Realengo, Zona Oeste do Rio. As chamas estão próximas à torre de transmissão.
Na capital paulista, o céu claro vai dar lugar a uma quarta-feira chuvosa, depois de dias muitos quentes. Na segunda-feira (29), São Paulo teve a tarde mais quente do inverno com 32,1°C. Em Santos, no litoral paulista, a imagem impressionante de uma densa camada de nuvens, que rapidamente cobriu a cidade, assustou os moradores. Segundo especialistas, isso acontece porque o ar úmido condensa quando encontra o ar frio que desce da Serra do Mar.
Uma nova frente fria deve se formar sobre o oceano, a leste do Rio Grande do Sul. Por isso, há risco de temporais localizados na faixa que se estende do litoral gaúcho ao oeste de Mato Grosso do Sul.
A previsão é de tempo abafado e de pancadas de chuva entre o sul de São Paulo, o Acre e o norte do Maranhão e também na faixa litorânea da Bahia a Pernambuco. Está mantido o estado de atenção para a baixa umidade do ar à tarde no Centro-Oeste.

Nenhum comentário: