Powered By Blogger

sábado, 21 de abril de 2012

Devotos conseguem na Justiça reconstrução de capela no Paraná

Gruta em Toledo, foi demolida para a construção de um loteamento.
Capela foi construída há 50 anos; 'aquilo nunca mais vai voltar', diz arquiteta.

Do G1 PR com informações da RPC TV Cascavel



Uma gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que foi demolida, começou a ser reconstruída numa comunidade de Toledo, no oeste do Paraná. Moradores do lugar ficaram revoltados com a demolição e denunciaram o caso ao Ministério Público. Um dos devotos chegou a organizar um abaixo-assinado. A justiça aceitou as reclamações e determinou a reconstrução da gruta.
Veja a reportagem do ParanáTV 2ª edição, da RPC TV
A capela havia sido construída há 50 anos em um terreno doado por agricultores e ofertado ao seminário, que acabou vendendo a área para uma empresa. Para construir um loteamento no lugar, a empreiteira demoliu a gruta. E os devotos perderam o refúgio onde costumavam rezar. “Nós tínhamos coisas guardadas na gruta. Levaram embora tudo. A Santa também”, conta Silvino Dalbosco.
A devota e também responsável pelo projeto, Andrea Becker, disse que a reconstrução da nova capela é uma tentativa de dar novamente à comunidade um local para as suas preces. “Aquilo que a comunidade tinha antes, isso nunca mais vai voltar. Isso se perdeu. Ficou apenas na memória de quem pôde aproveitar o espaço”, completou.
As pedras, que estavam jogadas em uma pedreira e chegam a pesar 300 kg, serão usadas novamente. A obra, segundo o artista plástico Vanderlei Lessa, terá um toque de arte, mas vai procurar imitar ela o máximo possível para devolver a capela aos moradores da comunidade.
 

Nenhum comentário: