Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Secretaria da Justiça do PR identifica lista de presos marcados para morrer

13 nomes são apontados; 4 presos mortos no domingo (22) estavam na lista.
PM realiza operação pente-fino nas 24 unidades penitenciárias.

Do G1 PR

O Serviço de Inteligência da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) constatou a existência de uma lista de 13 presos marcados para morrer, em decorrência de disputa entre facções. De acordo com a secretaria, os quatro presos encontrados mortos no Complexo Penal de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, no último domingo (22) faziam parte da lista que só agora foi encontrada.
Em nota divulgada pela Seju, a secretária Maria Tereza Uille Gomes comenta que assim que os nove nomes ameaçados foram identificados, a Seju tomou todas as medidas de segurança para a proteção deles.


Com o objetivo de prevenir ocorrências como as registradas no fim de semana, a Polícia Militar (PM) do Paraná realiza uma operação pente-fino nas 24 unidades do sistema penitenciário do Paraná. A ação foi iniciada na terça-feira (24) e segue até sexta-feira (27).
A operação foi definida pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) com a participação de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, OAB/PR e PM do Paraná.. A expectativa é apreender possíveis celulares, armas e outros objetos que possam estar em poder dos 14.560 presos custodiados nos estabelecimentos penais.

Uma sindicância administrativa deve apurar as circunstâncias das quatro mortes no Complexo de Piraquara, que custodia 5 mil presos. O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) estão adotando as medidas necessárias para reprimir a prática dos crimes e responsabilizar os envolvidos nessas mortes, informou a Seju.

Nenhum comentário: