Powered By Blogger

terça-feira, 17 de maio de 2011

Polícia de três estados procura homem que rouba senhas na internet para fazer ameaças



 A polícia está procura de um pirata da internet que rouba senhas de mensagens e de redes sociais e as usas para chantagear as vítimas. Há denúncias contra este golpista em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Uma estudante, que não quer se identificar, teve as senhas das redes sociais e de email roubadas no início do ano pelo criminoso, que começou a usá-las para obter informações sobre o grupo de amigos da estudantes.
- Eu fui como uma ponte para ele obter as informações que ele queria das outras pessoas - diz a estudante.
Segundo a polícia, ele se aproximou de uma amiga da estudante. Identificou-se como um pirata da internet, afirmou que tinha um programa espião capaz de captar imagens do quarto da moça e ameaçou divulgar o vídeo na internet, se ela não ficasse nua diante da câmera para ele.
Então, com a mesma senha roubada, ele se passava de novo pela amiga e incentivava a moça a obedecer ao criminoso. O bandido também fez ameaças, inclusive de morte, usando dados da estudante, que estavam disponíveis na rede.
- Ele descobria nome dos pais, endereço, telefone, universidade em que estuda, e fazia ameaças para conseguir tirar das pessoas o que ele queria - conta.
A estudante não imaginava que informações deixadas na internet poderiam um dia ser usadas num crime. Ela ficou tão traumatizada pela situação que saiu de todas as redes sociais para se proteger. Peritos em crimes deste tipo, dizem que não há necessidade de abandonar a internet, mas é preciso tomar alguns cuidados para não escancarar, mesmo sem querer, a própria privacidade.
Quanto menos informação, menos material para os bandidos agirem, melhor. Segundo este especialista em segurança na internet, uma maneira de se proteger é colocar poucos dados pessoais no perfil e fotografias que não possam ser adulteradas.
- Evitem colocar imagens com roupa de banho ou fotos com a qualidade alta, porque quando alguém baixa estas fotos é mais fácil de tratar e deixar uma pessoa de biquíni, por exemplo, nua - alerta Wanderson Castilho, perito em crimes digitais.
Quem quer compartilhar fotos deve impedir que desconhecidos tenham acesso a elas.
Esse bloqueio pode ser feito nas próprias páginas das redes sociais. E informações íntimas só devem trocadas com quem o internauta conhece pessoalmente. Para se proteger dos golpistas, o especialista recomenda ainda que as pessoas evitem revelar o seu local de trabalho ou de estudo.
- E nunca divulgar o seu endereço ou os locais que você costuma frequentar - diz o especialista


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/05/17/policia-de-tres-estados-procura-homem-que-rouba-senhas-na-internet-para-fazer-ameacas-924480648.asp#ixzz1MdaFJ2sH
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário: