Powered By Blogger

terça-feira, 20 de março de 2012

Câmaras municipais criam leis para combater música alta nos ônibus

Em Guarapuava, no interior do Paraná, quem não usar o fone, pode ser obrigado a descer do ônibus. Em Sorocaba, no interior de São Paulo, além de sair do ônibus, o passageiro que compartilhar a música pode ser multado.



Quem nunca se sentiu incomodado na rua, no ônibus, no metrô, no avião, quando surge aquela música alta que vem de um celular? O problema está tão sério que várias cidades criam leis pra forçar os espaçosos a baixar o volume.
Se enfrentar o aperto nos ônibus lotados já estressa, imagine então ter de ouvir uma música indesejada, em um volume alto, do passageiro logo ao lado. “Você está com dor de cabeça, está estressada. Então, a gente também quer silêncio”, comenta uma senhora.
Robson estava à espera do ônibus com celular na mão e música alta para quem quisesse ouvir. Ele sabe que incomoda, mas não liga. “Até hoje não reclamaram, mas olham de cara feia. Mesmo assim, eu escuto”, conta.
O gosto musical de alguns está invadindo o espaço de outros. O incômodo vem dos celulares e até de caixinhas de som.
As reclamações dos passageiros deram início a uma discussão que foi parar nas câmaras municipais de todo país. Em algumas cidades, música no ônibus só é permitida com fone de ouvido.
Em Guarapuava, no interior do Paraná, quem não usar o fone, pode ser obrigado a descer do ônibus. Em Sorocaba, no interior de São Paulo, além de sair do ônibus, o passageiro que compartilhar a música pode ser multado. “Assim, quem está ouvindo não incomoda os outros”, diz uma senhora.
Os DJ’s de ônibus gaúchos também vão ter que mudar de comportamento. Em Porto Alegre, uma lei municipal aprovada esse mês proíbe o som coletivo. “Cada um tem que ouvir seu som, delicadamente no seu ouvidinho”, afirma uma mulher.
 

Nenhum comentário: