Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bombeiro ajuda mãe a dar à luz em banheiro de casa em Santa Rosa, RS

Menino nasceu com 4,4 quilos e recebeu o mesmo nome do bombeiro.
Há 26 anos na atividade, homem que fez o parto também é enfermeiro.

Do G1 RS

Mãe parto banheiro Brigada Militar (Foto: Lisandra Steffen/RBS TV) 
Mãe e o bebê posam para foto com bombeiro autor
do parto (Foto: Lisandra Steffen/RBS TV)
Um bombeiro ajudou a mãe a dar à luz um menino de 4,4 quilos nesta quarta-feira (18) em Santa Rosa, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O parto ocorreu dentro do banheiro da casa onde morava a mulher no município gaúcho, como mostra a reportagem da RBS TV (veja o vídeo).
Vizinhas da nova mãe foram chamadas às pressas por ela. Quando chegaram à residência, a mulher estava no banheiro, em trabalho de parto e com muita dor. "Eu arrombei a porta do banheiro, só que não sabia o que fazer. Aí liguei para os bombeiros, eles vieram e deu tudo certo", disse Magali Rodrigues, vizinha e amiga da mãe.
Três bombeiros foram prestar socorro e encontraram a mãe já em trabalho de parto. O sargento Valmir Fernando pediu a ajuda da mulher, que já estava com boa dilatação e, devido às complicações, achou melhor fazer o parto ali, no banheiro da casa.
"Só restou eu acalmar a mãe e pedir que ela ajudasse no trabalho de parto. Logo em seguida, em questão de 5 a 10 minutos, a criança começou a vir. Houve uma complicação com o cordão umbilical que estava feito um laço no pescoço, mas realizamos a técnica necessária. No momento do nascimento, ele não estava respirando, mas desobstruímos as artérias", disse o bombeiro.
Este foi o primeiro parto de emergência feito por Fernando. Ele, que trabalha há 26 anos na atividade, tem curso técnico de enfermagem e é socorrista da Samu. Experiência que foi fundamental para o sucesso do parto. "É muito gratificante porque a gente trabalha só com tragédias", disse o bombeiro.
Após o parto, a mãe e o bebê foram encaminhados ao Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa. Em homenagem ao bombeiro que fez o parto, o menino recebeu o nome de Fernando. De acordo com os médicos do hospital, o parto domicial é raro, ainda mais no caso de um bebê com este peso. Quanto maior é o bebê, mais difícil é o parto normal.

Nenhum comentário: