Powered By Blogger

sábado, 14 de julho de 2012

No Paraná, 19 candidatos à prefeituras concorrem contra a própria rejeição

Eles são os únicos candidatos ao Executivo dos 19 municípios.
Cientista político da UFPR avalia situação como ruim para a democracia.

Fernando Castro Do G1 PR

Pelo menos 19 candidatos a prefeito de municípios do estado do Paraná terão um cenário eleitoral aparentemente perfeito para o pleito de 2012 – a candidatura única. Seja por alianças, desistências ou falta de alternativa, estes políticos disputarão as eleições de 7 outubro apenas contra a própria rejeição, a qual precisam derrotar com mais da metade dos votos válidos. Do total, dez deles tentam a reeleição, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Betto Vizzotto, prefeito de Paraíso do Norte (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paraíso do Norte) 
Vizzotto tenta a reeleição como único candidato
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Paraíso do Norte)
Em alguns destes casos, como o do prefeito de Paraíso do Norte, Betto Vizzotto (PT), a situação não é novidade. Ele tenta a reeleição do mandato que assegurou no ano de 2008, quando também concorreu como candidato único. “Eu atribuo isso ao diálogo. Em cidade pequena é mais fácil de construir diálogo com todos os partidos”, explicou ao G1 o prefeito, que garante que o mandato também tem sido satisfatório para a população.
Mesmo sem concorrentes, Vizzotto diz que levará a campanha às ruas para contar com o apoio da população. Ele considera que a falta de um adversário resulta na necessidade de uma maior aprovação dele mesmo. “Em cidade que concorrem três, quatro candidatos, você pode ser eleito com 22% dos votos válidos. Eu tenho que me desdobrar para ter mais de 50%”, justifica. Ele acredita que a unidade partidária em torno da candidatura não prejudica a democracia. “O leitor tem outra opção, que é o voto em branco. É uma situação democrática, porque a candidatura é fruto de entendimento, de diálogo, não é fruto de imposição”, assegurou.
  •  
Celia Cabrera, prefeita de Campina da Lagoa (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina da Lagoa) 
A prefeita Celia Cabrera terá oposição em 2012
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina da Lagoa)
Existem exemplos, contudo, de que a solidão eleitoral pode não perdurar ao longo dos pleitos. Também concorrente à reeleição, a prefeita de Campina da Lagoa, Célia Cabrera (PRTB) terá duas candidaturas de oposição para enfrentar. Assim como Vizzotto, ela foi eleita em 2008 quando era a única concorrente, já que o adversário ficou inelegível, mas terá de enfrentar um cenário eleitoral diferente em 2012.
Mesmo com a concorrência, ela se mantém confiante de que renovará o mandato, e garante que o enfrentamento acrescenta ao debate eleitoral. “Eu até vejo que é importante ter saído outo candidato, é positivo isso”. Ela nega que o surgimento de oposições seja reflexo da vontade de mudança, de forma que não acredita que sejam necessárias mudanças na forma de fazer campanha ou governar.
Democrático?
Apesar de legítima, a condição de candidatura única não é vista como saudável para os municípios e eleitores pelo cientista político Ricardo Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele entende a situação como característica de municípios pequenos, mas lamenta a falta de opções. “Sempre é recomendável que haja um debate, uma competição, e também que eleitor tenha uma escolha”. Esse contraditório , segundo Oliveira, é princípio elementar da democracia e enriquece o processo eleitoral.
Entre as razões apontadas pelo especialista para a falta de disputa está no desânimo da concorrência diante de uma cadeia de poder já estruturada. “Ou porque não conseguem reunir forças, não têm recursos, ou eventualmente já tenham sido cooptadas no grande conchavo politico local” analisou.
Confira abaixo os municípios que terão apenas um candidato:
Município Candidato Partido Reeleição?
Boa Esperança do Iguaçu Claudemir PMDB Sim
Bom Sucesso do Sul Celso Pilonetto PSDB Não
Catanduvas Olimpio de Moura PMDB Não
Godoy Moreira Primis PTB Sim
Guaporema Marcão Barranco PDT Não
Icaraíma Paulo de Queiroz Souza PSDB Sim
Indianópolis Paulinho Mineiro PSDB Não
Jardim Olinda Juraci Paes da Silva PTB Sim
Marmeleiro Luiz Bandeira PP Sim
Matelândia Gilmar Motta PMDB Não
Miraselva Ferrer PTB Sim
Nova Aliança do Ivaí João Tormena PT Não
Paraíso do Norte Betto Vizzotto PT Sim
Pinhal de São Bento Argeu Geittenes PSDB Não
Presidente Castelo Branco Gisele do Tilera DEM Não
Rancho Alegre D'Oestes Valdinei Peloi DEM Sim
São José das Palmeiras Nelton DEM Sim
São Pedro do Paraná Ivanildo PSDB Não
Tupãssi Cal DEM Sim

Nenhum comentário: