Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Bebê que caiu ao nascer na recepção de maternidade recebe alta, em Goiás Recém-nascida deixou hospital nesta tarde levada por um tio, em Goiânia. Paciente filmou mãe da menina dando à luz sem ajuda da equipe médica.

Gabriela Lima Do G1 GO

Bebê está amamentando normalmente, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ Secretaria de Saúde de Goiânia)Bebê está amamentando normalmente
(Foto: Reprodução/ Secretaria de Saúde de Goiânia)
A criança que nasceu na recepção da Maternidade Nascer Cidadão, em Goiânia, recebeu alta na tarde desta sexta-feira (14). Por volta das 13h, um tio retirou a menina, que caiu no chão ao nascer, da unidade de saúde. Ele saiu pelos fundos, sem falar com a imprensa.
Nesta manhã, a mãe, de 34 anos, havia deixado o hospital. Mas a menina continuou internado porque aguardava o resultado de exames de sangue. Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, ela não apresentou nenhum problema e foi liberada.

Sofia, como foi registrada, nasceu na noite de terça-feira (11). Imagens gravadas por celular mostram o momento em que a mulher deu à luz, sem ajuda médica, na recepção da maternidade (veja vídeo abaixo).
Os médicos calculam que a mãe estava com 39 semanas e 5 dias de gestação quando o parto aconteceu. Esta é uma estimativa da equipe da maternidade, pois a mulher, segundo a unidade de saúde, não fez pré-natal e nem se lembrava da última vez que menstruou, explicou a chefe da Divisão de Urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Patrícia Antunes.
Sindicância
A conduta da equipe que estava de plantão no momento em que a mulher deu à luz é investigada. O Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) abriu uma sindicância, na quinta-feira (13), para apurar se houve falha médica no atendimento à paciente. No mesmo dia, o  Conselho  Regional  de Enfermagem de Goiás informou que também estava apurando a atitude dos enfermeiros.
Mulher dá à luz na recepção da maternidade e bebê cai no chão, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Médico pega bebê que caiu no chão ao nascer
(Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Antes, na quarta-feira (12), dia em que as imagens foram divulgadas, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou o afastamento de todo o corpo técnico que estava de plantão no momento do parto. "A gente acredita que não houve erro ou negligência no atendimento. De qualquer forma, instauramos uma sindicância para apurar o procedimento", disse o secretário Fernando Machado, em entrevista coletiva. O procedimento deve ficar pronto em quatro dias.
A presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, Zelma Bernardes, acredita que não houve negligência, pois a gestante não teria passado informações corretas à médica. "Quantos partos, quantos abortamentos essa mulher tem, essas informação têm que ser dadas da forma correta para que o profissional possa lhe assistir da forma correta e melhor", declarou.

Quanto ao fato da ginecologista ter atendido a mulher e a mandado de volta a recepção,  Zelma Bernandes explica que é um procedimento comum. "Habitualmente, na maternidade, temos conduta de permitir que a paciente possa caminhar pelos corredores, que isso facilita a evolução do trabalho de parto", defendeu.

Vídeo
Uma pessoa que estava na maternidade na terça-feira registrou o momento em que a mulher teve a filha na recepção. O material foi repassado a João Paulo Araújo, que também estava no local com sua esposa, Thainy Prudência da Silva, 25 anos, que está grávida e aguardava atendimento. Ele encaminhou o vídeo à TV Anhanguera.
As imagens mostram que a gestante estava sentada em um banco quando a criança nasceu. Segundo testemunhas, o bebê bateu a cabeça no chão. Pelo áudio do vídeo original, postado pelo telespectador no Facebook, é possível ouvir pacientes revoltados, que dizem: "Povo Irresponsável". Uma funcionária de roupa azul chega para atender a mulher que havia acabado de dar à luz e se defende: "Sou só enfermeira".
Thainy Prudência, que está na 10ª semana de gestação, se sentia mal e procurou a maternidade, por volta das 19h. "Quando eu cheguei, [a mulher que deu à luz] estava gritando de dor na sala de uma médica residente, que a atendeu. Ela já saiu da sala sangrando e ficou aguardando no banco. Ela gritava 'gente, me ajuda, vai nascer', mas teve até uma enfermeira que riu dela", diz a jovem.
Thainy classificou a cena como a mais desumana que já viu e ainda se emociona ao falar do episódio: "Eu nunca pensei na minha vida que fosse presenciar uma coisa dessas. Todas as grávidas que ficaram lá ficaram indignadas. Quando a criança nasceu, comecei a chorar".
Segundo ela, o bebê nasceu às 20h, uma hora após o casal ter chegado à unidade de saúde. "Mas falaram que ela passou a tarde todo lá", relata. A criança nasceu com 47 centímetros, pesando 2.270 quilos.

Nenhum comentário: