Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

30/12/2010

Ministros se reportam primeiro a Dilma, e depois a Lula

30/12/2010 15h57

Antônio Cruz/ABr Segundo o Financial Times, ministros se dirigem primeiro a Dilma, e depois a Lula
São Paulo - O jornal Financial Times, um dos mais importantes no mundo da economia e dos negócios, trouxe nesta quinta-feira uma reportagem sobre a expectativa da posse da presidente eleita, Dilma Rousseff. Segundo a publicação, a primeira governante mulher do Brasil já começou a demonstrar como será seu estilo na Presidência da República.

De acordo com uma fonte entrevistada pelo jornal britânico, Dilma Rousseff já está dando ordens no governo. “Ela [Dilma Rousseff] já está impondo sua vontade, colocando os ministros para se reportarem a ela, antes de se reportarem a Lula”, disse a fonte ao correspondente Jonathan Wheatley.

A reportagem do Financial Times lembra que boa parte dos próximos ministros estão ou já atuaram no governo Lula, sugerindo que a “continuidade será uma prioridade”.

Ortodoxismo

Sobre a política econômica do novo governo, o Financial Times afirma que os analistas acreditam num ortodixismo.

Primeiro pela mudança de tom do ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerado um “desenvolvimentista” e mais inclinado a deixar a inflação crescer em detrimento de um crescimento econômico mais rápido.

Segundo devido ao retorno de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda e futuro chefe da Casa Civil do governo Dilma. “Sua volta é agora vista por alguns como um sinal de um novo compromisso com o ortodoxismo”, diz a reportagem.

Durante sua permanência no governo Lula, Palocci adotou os pilares do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: austeridade fiscal, metas de inflação e uma taxa de câmbio flutuante.

Nenhum comentário: