Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Mundial Sem Carro terá marcha das mil bicicletas em Curitiba

Ciclistas vão se concentrar às 17h na Praça Santos Andrade.
Em Londrina, a rua de maior movimento ficará fechada entre 7h e 19h.

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quinta-feira (22), será marcado em Curitiba pela marcha das mil bicicletas. A concentração dos ciclistas será a partir das 17h na Praça Santos Andrade, com saída prevista para as 18h. O percurso incluirá principalmente as ruas próximas ao prédio da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A manifestação foi organizada pelo projeto Arte, Bicicleta e Mobilidade e pelo movimento Bicicletada. O objetivo, além de promover o evento, é mostrar a falta de ciclovias na cidade.
Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, a prefeitura, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, vai promover caminhadas e pedaladas com alunos de escolas da rede municipal.
Em Londrina, na região Norte, a rua de maior movimento Professor João Cândido, entre a avenida Juscelino Kubitscheck e a rua Benjamim Constant, ficará fechada entre 7h e 19h. Será permitido apenas o tráfego de táxis e ônibus do transporte coletivo. Esta é a primeira vez que a data tem o apoio da prefeitura na cidade.
O Dia Mundial Sem Carro foi comemorado pela primeira vez no Brasil em 2001 e envolveu 11 cidades. O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados para as pessoas e a cidade.
Exemplos em Ponta GrossaDois moradores de Ponta Grossa, na região do Campos Gerais, mostram que ir ao trabalho a pé e de bicicleta, além de contribuir para o meio ambiente, faz muito bem para a saúde.
O metalúrgico e atleta há 15 anos Jorge Luís Ferreira, vai a pé todos os dias para o trabalho. "Eu tenho meu carro e ganho vale-transporte para ir ao trabalho, mas prefiro ir a pé porque além de respirar um ar mais puro, eu alio a corrida e a caminhada ao meu treinamento de atleta", conta Ferreira.
A engenheira agrônoma Fátima Ribeiro usa a bicicleta como meio de transporte sempre que pode. "Um dos benefícios quando eu uso a bicicleta, é que eu estou fazendo exercício enquanto vou para o trabalho. Um outro ponto importante é que assim eu colaboro para a redução da poluição e ainda contribuo melhorar o trânsito da cidade", explica Fátima.

Nenhum comentário: