Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Diagnóstico precoce do câncer de próstata      As estatísticas colocam o Rio Grande do Sul no topo da incidência e da mortalidade do câncer de próstata no Brasil. De acordo com dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, o Estado tem o maior número de casos no país – são 80,4 novos diagnósticos para cada 100 mil homens.
Para se ter uma ideia, o segundo Estado desta lista, o Paraná, conta com 67,16, seguindo a mesma escala.  Segundo o urologista Túlio Graziottin, membro da equipe da CliniOnco – Tratamento Integrado do Câncer, os motivos decorrem de fatores genéticos e ambientais. Ele ressalta que não há formas de prevenir o câncer de próstata, por isso a importância da realização do diagnóstico precoce.
O médico explica que inicialmente os tumores são localizados na próstata, porém, quando o tumor não é tratado de forma adequada no princípio, há a possibilidade do alojamento das células tumorais em outros órgãos. Nesta fase, as chances de cura da doença reduzem consideravelmente. O ideal, na opinião do especialista, é a consulta com o urologista uma vez por ano, a partir dos 45 anos. Caso existam casos na família, é aconselhável iniciar aos 40 anos. Graziottin ressalta que não há sintomas do câncer nas fases iniciais

Nenhum comentário: