Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Governo do PR quer adaptar prédios públicos para deficientes até 2014

Apesar dos esforços, lei sobre acessibilidade é federal, do ano 2000.
Ambição do vice-governador Arns é transformar PR em 'referência'.

Do G1 PR

Um diagnóstico das condições de acessibilidade dos prédios públicos da administração do Paraná deve começar nesta semana. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (24), depois de encontro do grupo Ponto Focal de Atendimento. Esse grupo tem a responsabilidade de definir ações de atenção especial à pessoa com deficiência.
De acordo com a nota oficial, o Ponto Focal é “formado por representantes de todas as secretarias e órgãos vinculados ao governo, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Coede) e de entidades do setor”. A partir do levantamento deve também sair um cronograma de adequações.
A ambição do vice-governador Flavio Arns é de transformar o Paraná uma “referência em acessibilidade, um tema que afeta diretamente milhões [de pessoas no estado]”. Ele também promete que “até o fim da gestão, os prédios estejam adequados”.
De acordo com a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, o governo vai “dar tratamento especial à pessoa com deficiência. Há barreiras arquitetônicas e de comunicação que precisamos resolver a partir da elaboração de políticas públicas claras”.
Apesar dos esforços do governo do Paraná, a lei sobre acessibilidade em prédios públicos é federal, do ano 2000, já normatizada pela ABNT.

Nenhum comentário: