Powered By Blogger

terça-feira, 26 de junho de 2012

Apucarana confirma morte de mulher por Gripe A

Do Jornal Tribuna do Norte
A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou nesta segunda-feira (25) um óbito relacionado à Influenza A (H1N1), na 16ª Regional de Saúde, no município de Apucarana. A paciente, do sexo feminino, com 46 anos, conforme consta no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), foi internada no dia 19 de junho, no Hospital da Providência com quadro de pneumonia.
Com base no quadro clínico todos os procedimentos necessários foram realizados conforme o Protocolo do Ministério da Saúde, como coleta do material para a realização do exame laboratorial e dispensação do antiviral Oseltamivir (Tamiflu), medicamento indicado para o tratamento da Influenza A, no dia 21 de junho. O óbito da paciente ocorreu no dia 22 de junho. A confirmação do caso foi realizada por critério laboratorial pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Todos os comunicantes intradomiciliares da paciente não apresentam sintomas e estão sendo acompanhados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde. A Gripe A (H1N1) inegavelmente está em nosso meio e agora infelizmente com caso de óbito. A orientação da Autarquia Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, é manter todos os cuidados preventivos que são preconizados pelo setor de Saúde Pública através da Comissão Permanente de Enfretamento da Influenza A (CPEIA). Esta Comissão mantém profissionais de plantão 24 horas para receber notificações e para prestar orientações diante de casos suspeitos e confirmados.

Cuidados que devem ser redobrados:
- Sintomas como: febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo, mal estar geral ou dificuldade para respirar, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima;
- Não compartilhe alimentos, copos, talheres e objetos de uso pessoal;
- Evite tocar olhos, nariz ou boca com as mãos;
- Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar com lenços de papel descartável;
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou na falta deste utilize álcool gel 70%
para fricção das mãos;
- Mantenha o ambiente ventilado e arejado;

Nenhum comentário: