Powered By Blogger

terça-feira, 12 de junho de 2012

Municípios ainda contabilizam prejuízos em função do mau tempo

Do Jornal Paraná Centro

O cenário de destruição ainda é visível em vários municípios da região central que sofreram com as fortes chuvas entre os dias 3 e 5 de junho. A bacia do Rio Corumbataí foi a região mais devastada pela força das águas, especialmente entre Manoel Ribas, Nova Tebas, Arapuã e Godoy Moreira.
O entreposto da Coamo de Manoel Ribas conta com dois pontos de medição do índice pluviométrico: um na sede, próximo ao centro da cidade, e outro na região da Subestação de Furnas. Em ambos, o volume praticamente dobrou a média de chuvas esperadas para o mês de junho, que é de 75 milímetros.
Na unidade central foram registrados, em 48 horas, 177 milímetros e, em Furnas, o pluviômetro apontou uma precipitação de 155 milímetros, mas praticamente 80% desse total caiu apenas na segunda-feira.

A tromba d’água acabou causando prejuízos na área urbana, como queda de muros e danificando ruas, mas nada comparado ao que aconteceu no bairro de Barra Santa Salete.
Os rios Jacutinga e Vaca Gorda, que cortam a comunidade, subiram muito rápidos e destruíram casas, lojas e inclusive o salão paroquial da igreja. O cenário de destruição foi notícia no Brasil, principalmente no Jornal Nacional/Rede Globo de Televisão.
A situação crítica fez com que a Prefeitura de Manoel Ribas decretasse situação de emergência. A Defesa Civil atendeu pelo menos 20 famílias que tiveram as casas invadidas pela água. O número de pontes e bueiros que foram destruídos em Manoel Ribas está sendo levantado pela Prefeitura Municipal, mas calcula-se em dezenas.
No sábado, dia 9 de junho, o senador Sérgio de Souza, o ex-governador Orlando Pessuti e o prefeito Valentin Darcin visitaram a localidade para apoiar as famílias e verificar o que poderá ser feito junto ao Governo Federal. “Vim para ver o tamanho do estrago provocado pelas chuvas e vou me empenhar na liberação de recursos para apoiar a população de Barra Santa Salete”, disse o senador.
As águas dos mananciais que cortam a comunidade de Barra Santa Salete desembocaram no Rio Corumbataí, que também subiu rapidamente e inundou as comunidades. Em Nova Tebas, calcula-se que pelo menos 300 pessoas tiveram as casas afetadas pelas águas: 23 residências foram danificadas e 4 delas foram destruídas.
As comunidades mais afetadas foram aquelas que margeiam o Rio Vorá, Muquilão e o Corumbataí. A prefeita Heloísa Ivasek Jensen visitou as famílias atingidas e decretou situação de emergência no município. Além das casas, pelo menos 400 quilômetros de estradas vicinais foram destruídos e 4 pontes foram destruídas pelas chuvas – uma de 78 metros que liga o distrito de Poema ao município de Iretama e uma de 38 metros entre Nova Tebas e Água Boa.
A Prefeitura Municipal disse que, na semana passada, começaram a chegar as doações de colchões e cobertores, e espera receber cestas básicas e água para atender as famílias desabrigadas. O cenário lembra o que aconteceu, em 2010, quando uma forte chuva provou enormes estragos na comunidades.

Nenhum comentário: