Powered By Blogger

terça-feira, 19 de junho de 2012

Paraná já registra cinco mortes provocadas pela gripe A em 2012

Do G1 Paraná
O número de mortes provocadas pela gripe A subiu para cinco no Paraná, segundo o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta segunda-feira (18). Até a terça-feira (12), a doença havia matado dois paranaenses.
Entre os mortos, há um morador de Curitiba que foi infectado fora do estado e morreu em São Luís, no Maranhão. Os outros óbitos ocorreram em Astorga, São Mateus do Sul, Cornélio Procópio e Curitiba. O problema é que o inverno, que começa nesta semana, pode complicar ainda mais a situação, já que os casos de gripe aumentam com o frio.

Ao todo, são 64 casos confirmados em 21 municípios, desde o início do ano. Metade deles contabilizados só no mês de junho. O número é muito superior ao registrado durante todo o ano passado, quando apenas duas pessoas foram diagnosticadas com a doença.
Para conter o avanço da gripe A, a Secreataria de Saúde está orientando os médicos a receitar o antiviral em todos os casos de gripe. “Nós distribuímos esse medicamento para secretarias municipais de saúde, para os hospitais públicos e agora também para os hospitais particulares que atendem urgência e emergência”, assegurou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
O remédio pode ser retirado gratuitamente, mediante a apresentação da receita médica. Para ser liberado, o médico precisa entregar a receita em duas vias aos pacientes e preencher o formulário disponível no site da secretaria.
A população também deve ficar atenta às medidas de prevenção. “Temos um grande contingente que não tomou a vacina, em torno de 8 milhões de pessoas, que não eram do grupo prioritário”, explicou o superintendente. Por isso, essas pessoas devem lavar bem as mãos, usar o álcool gel e manter os ambientes arejados.

Nenhum comentário: