Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Mais de 65 mil pessoas moram em áreas de risco no litoral do Paraná

Levantamento do Governo do Estado mostra 84 pontos vulneráveis.
Deslizamentos, enchentes e alagamentos foram considerados pela pesquisa.

Segundo o Governo do Estado, 65,5 mil pessoas residem em áreas de risco nos sete municípios do litoral do Paraná. O levantamento feito pela Defesa Civil e a Minerais do Paraná (Mineropar) apontou para 84 pontos com riscos de deslizamentos e enchentes, e foi divulgado nesta quarta-feira (11).
Chuvas no litoral (Foto: Reprodução RPC TV)Chuvas no litoral paranaense, em 2011, desabrigou milhares de pessoas (Foto: Reprodução RPC TV)
O objetivo do mapeamento, que deve ser atualizado constantemente, é auxiliar a coordenação de ações de prevenção e ajuda aos municípios vulneráveis. Foram levados em conta três tipos de desastres – deslizamentos de encostas, alagamentos ocasionados pela dificuldade de escoar água, e inundações por elevação de rios.
Os alagamentos representam riscos para 64 áreas, enquanto as enxurradas preocupam três regiões e os deslizamentos outras 15. O município de Guaratuba foi o que apresentou mais pontos – 23, seguido de Guaraqueçaba (17), Paranaguá (16), Matinhos (10), Antonina (10), Morretes (5) e Pontal do Paraná (3).
A preocupação com Guaratuba ocorre pela existência do Ferry Boat, que realiza a travessia entre o município e Matinhos. Um deslizamento na região pode prejudicar toda infraestrutura local, segundo a Defesa Civil.
Os dados coletados devem compor o Plano Preventivo para Controle de Desastres, do Governo do Estado.
 

Nenhum comentário: