Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Assassinos de Eudes Viana já estão em Aquidauana
Desde de abril de 2009 quando ocorreu a morte do jovem taxista Eudes Paulo Cunha Viana em Aquidauana que o clima de impunidade pairava no ar, mesmo com a movimentação dos colegas taxistas e da própria família da vitima.

A impressão era de que os elementos tinham cometido o crime perfeito e que poderiam ficar impunes, no entanto a dedicação de valorosos policiais militares do Estado do Paraná impediu que o crime ficasse sem solução.

O 'barraco' da dupla de assassinos começou a cair no ultimo dia 16 de fevereiro quando a equipe da PM de Guairaçá sob o comando do sargento PM Magalhães abordou um veiculo Fiat Uno, Cor Cinza, HRY 3136 (tarjeta da cidade de Paranavaí) que se encontrava de posse de um rapaz de 27 anos, natural de Diamante do Norte-PR. Os estranharam o fato de que o carro não constava no cadastro do DETRAN do Estado do Paraná.

Imediatamente a equipe do Sargento PM Magalhães suspeitou de possível irregularidade. Diante da situação a PM iniciou investigação e descobriu que o suspeito havia pintado a placa do Fiat Uno de cor branca (sendo que a cor original seria vermelha utilizada em veículos taxi) além de ter substituído a tarjeta original da cidade de AQUIDAUANA-MS por uma da cidade de PARANAVAI-PR.
Consulta efetuada no banco de dados de Mato Grosso do Sul identificou que o referido veículo havia sido roubado do taxista Eudes Paulo Cunha Viana na cidade de Aquidauana no dia 02/04/2009, segundo consta no inquérito instaurado pela Delegacia de Policia Civil de Aquidauana.

Para roubar o veiculo, os assaltantes mataram o taxista Eudes Paulo Cunha Viana cujo corpo foi encontrado cinco dias depois do desaparecimento já em estado de decomposição em uma invernada nas imediações da Fazenda “Boi Branco” rodovia MS 419 próximo de Nioaque.

Eudes Paulo Cunha Viana foi morto com dois tiros, sendo um na cabeça do lado direito com orifício de saída do lado esquerdo e outro, na nuca. O crime na época causou um grande clamor popular por justiça e manifestações por parte da população de Aquidauana. O retrato falado dos criminosos foi preparado e distribuido em MS.

Diante dos fatos e visando identificar os autores deste crime hediondo, foi solicitada pela policia a prisão temporária do suspeito bem como o Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar em sua residência o qual foi deferido de imediato pelo Poder Judiciário do Paraná.

Segundo informações da PM o elemento detido teria adquirido o carro de outro rapaz (morador de Guairaçá) e trocado as tarjetas. O homem de 46 anos que havia repassado o carro ao preso também foi conduzido a Unidade da PM de Guairaçá.

Ele disse aos policiais que adquiriu o carro de uma terceira pessoa que seria morador da cidade de Terra Rica/PR. Todos os envolvidos foram encaminhados a autoridade competente para as providências que o caso requer.

O Comandante do Destacamento da PM de Guairaçá no Paraná, Sargento Magalhães responsável pelas diligências que resultaram na prisão de dois homens e na apreensão do carro disse em entrevista ao Aquidauana News que foram sete dias consecutivos de trabalho. “Fizemos campana na casa do suspeito durante uma semana para evitar que o veiculo fosse retirado do local, pois o suspeito estava em Mato Grosso do Sul segundo os vizinhos”.

Para evitar a fuga do suspeito os policiais decidiram antecipar a ação e ir de encontro ao elemento que acabou detido na divisa do Paraná com são Paulo.

A apreensão do carro provocou um efeito dominó, as pedras foram caindo e os fatos foram se revelando graças a dedicação dos policiais militares de Guairaçá.

Durante a operação policial, o primeiro a ser preso foi Ronei Grumiker Schmidt e a noite foi preso em uma propriedade rural o Claudinei dos Santos. Ambos serão transferidos para Aquidauana onde ficarão a disposição do Poder Judiciário.

O Comandante do Destacamento Militar de Guairaçá Sargento Magalhães que comandou a operação disse ao Aquidauana News que toda a equipe se empenhou ao máximo, imaginando o quanto a família da vítima bem como seus companheiros de serviço clamavam por justiça, mas agora os os latrocidas vão pagar pelo crime hediondo que cometeram. “É muito importante para nós tirarmos de circulação indivíduos de alta periculosidade com estes , pois estavam na nossa região e poderiam cometer outros delitos semelhantes. Esta é uma orientação da Secretaria de Segurança Publica do Paraná e do Comando Geral da PM/PR”, frisou o policial.

Sargento PM Magalhães disse ainda que não poderia deixar de frisar o total apoio da Policia Militar, da Policia Civil de Aquidauana e do Poder Judiciário. “Quando se estabelece parcerias o resultado sempre é positivo”, disse o PM.

Quanto ao roubo ocorrido na cidade de Marechal Cândido Rondon/PR cuja vitima também foi um taxistas as informações coletadas serão repassadas as autoridade para que os cúmplices dos criminosos sejam identificados e presos.

Nenhum comentário: