Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Produtores recebem orientações                           Produtores rurais da região de Ji-Paraná participaram de uma reunião na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente sobre o Fundo de Assistência e Previdência do Trabalhador Rural (Funrural).  Realizado pela equipe jurídica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o encontro foi para orientar sobre a decisão Supremo Tribunal Federal, que alega a inconstitucionalidade da contribuição para manutenção do Funrural, por incidir sobre a comercialização da produção rural.

“Nós estamos trazendo informações mais concretas ao produtor rural sobre os procedimentos que serão adotados a partir de agora. A decisão  do  STF julgou inconstitucional a forma de arrecadação do Funrural, mas ela não  serve para todos. Para que você possa parar de pagar o  Funrural hoje dentro dessa decisão, é necessário  que o produtor entre com uma ação judicial, para pedir a devolução do  que foi  pago nos últimos cinco  anos”, disse o  Max Rolim, assessor jurídico do Senar.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) o  momento  é de cautela, e a orientação é que o  produtores  regularizem a situação e não  cancelem o  Funrural.

“A nossa orientação via Fetagro e Contag é que os trabalhadores rurais continuem com o Funrural. É importante pra gente porque é um imposto que o trabalhador paga para adquirir sua aposentadoria. Nós temos hoje mais de 15 mil associados e  todos foram orientados a não  entrar com  ação  judicial”, explicou Vitalina Ornelis, presidente do  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Nenhum comentário: