Powered By Blogger

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

indefinição no retorno às aulas

Um dia antes que as aulas retornam na rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) entrou com recurso para anular a decisão tomada pela justiça na semana passada, no início da noite veio a primeira conquista. A Secretaria de Estado de Educação (Seed) ganhou o recurso contra a suspensão do Processo. A ação coletiva havia sido resultado de reclamações levadas pelos candidatos à APP Sindicato pedindo a revisão da classificação divulgada no último dia 17. O Processo de Seleção Simplicada (PSS) deveria suprir a falta de professores concursados em todo o Paraná. Com a conquista do recurso pelo menos temporariamente o processo volta a valer. Até o fechamento dessa edição, não havia mais detalhes sobre o próximo passo na contratação.
No final de 2010, a falta de professores para algumas disciplinas tornou-se o principal motivo de reclamações contra a educação no Estado. Escolas chegaram a transferir pedagogos e professores de outras áreas para que os alunos não terminassem o ano com a carga horária defasada. Nas escolas sob responsabilidade do Núcleo Regional de Educação o problema era semelhante ao de outros municípios. Parte do problema era para ser resolvida com a convocação dos aprovados no último concurso público, realizado em 2007. As vagas que não fossem preenchidas com os concursados seriam ocupadas por professores substitutos, selecionados por meio do PSS.
Os problemas para o novo governo começaram com a divulgação da classificação dos inscritos no processo. Havia a reclamação de que erros na forma de inscrição fizeram com que professores com menos experiência ou títulos ficassem melhor classificados. No início da noite de sexta-feira, logo após a distribuição de aulas para os primeiros classificados e a apresentação de documentação comprobatória, a secretaria divulgou uma nota oficial suspendendo o processo.
Os professores que já estavam se preparando para os primeiros dias de aula em Campo Mourão, foram surpreendidos com comunicado do Núcleo Regional de Educação (NRE). “Tendo em vista a liminar que determina a revisão da classificação dos professores PSS da Educação Básica (edital 117/2010) e o técnico administrativo (edital 121/2010), concedida à APP Sindicato, comunicamos que as atribuições de aulas referentes ao Edital n° 117/2010, estão suspensas até segunda ordem, bem como os professores PSS já contratados pelo referido Edital não deverão participar do último dia da semana pedagógica”, diz a nota.
A orientação para os professores que deveriam começar hoje as aulas é que aguardem novas orientações que serão publicadas no site oficial: www.diaadia.pr.gov.br/nre/campomourao. A Secretaria reiterou já na sexta-feira, que necessita da contratação imediata de no mínimo 9.500 professores para iniciar o ano letivo de 2011 sem prejuízo algum para os estudantes atendidos pela rede estadual de ensino. "Mesmo que o processo de classificação dos PSS tenha de ser revisto, as aulas serão iniciadas. Algumas escolas não terão todos os professores, algumas terão 60%, outras 70% dos docentes, mas isso depende do número de PSS contratados para cada escola", afirmou o chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial da Seed, Arnaldo Moreira de Matos.

Nenhum comentário: