Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Projeto do salário mínimo é enviado ao Congresso       Foi             enviado ao Congresso Nacional o texto do projeto de lei que estabelece o valor do salário mínimo em 2011, e sua política de valorização de longo prazo. A mensagem, que não faz menção ao valor do mínimo, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira. Um aumento neste valor está fora de negociação, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O governo já havia fixado a proposta em R$ 545.

O Palácio do Planalto avisou aos parlamentares da base aliada, na última terça-feira, que a diferença terá que ser compensada com um corte nas emendas individuais dos parlamentares caso haja modificações na proposta do governo.

O deputado Paulo Pereira da Silva, da PDT, afirmou que se a proposta do governo fixar o mínimo em R$ 545, isso implicará no rompimento das negociações com os sindicalistas. Na tentativa de conquistar votos de parlamentares da base aliada que estão insatisfeitos, as seis centrais sindicais pretendem juntas realizar um protesto no Congresso, na próxima terça-feira.

Durante o Fórum Social Mundial no Senegal, no início desta semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que os sindicalistas eram oportunistas por tentarem mudar a regra do mínimo. A expectativa do governo é que o projeto do mínimo passe na frente das dez medidas provisórias (MPS) e seja votado na próxima semana.

Nenhum comentário: