Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cacique manda trancar ônibus escolares no Norte do Paraná

Índios de Apucaraninha estão revoltados com a situação da escola.
Aulas foram suspensas por falta de luz elétrica, merenda e materiais.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Londrina
Índios da reserva indígena de Apucaraninha, no Norte do Paraná, revoltados com a situação precária da escola da região, trancaram os ônibus escolares. A ordem é do cacique da aldeia Juscelino Virginio. Para ele, os ônibus só voltam a rodar, quando as autoridades responsáveis tomarem alguma providência e a escola estiver funcionando direito.
A direção mandou os 340 alunos para casa e suspendeu as atividades na escola por falta de luz elétrica, merenda e materiais escolares.
De acordo com o cacique, a administração da escola é feita com verbas estaduais e municipais, mas ninguém assume a responsabilidade. “O município, a gente cobra, e ele fala que é do estado, Quando fala com estado, ele diz que é do município” critica o cacique Juscelino Virginio.
Os índios também reclamam da situação das estradas rurais que levam à aldeia, cheia de buracos e atoleiros.
“Eu me sinto discriminada, nós não temos computador, não tem material escolar, não tem merenda. A gente quer fortalecer a nossa cultura” afirma a índia Gilda Kuitá.
A Secretaria de Educação do Paraná informou que a merenda e o dinheiro para compra de alimentos perecíveis estão sendo repassados corretamente.
 

Nenhum comentário: