Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Cemitérios de interior do PR viram abrigo de usuários de drogas

Materiais usados no consumo de drogas ficam jogados entre os túmulos.
Prefeitura disse que a responsabilidade é da Guarda Municipal.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Ponta Grossa
Os cemitérios de Ponta Grossa, na região central do Paraná, estão servindo de pontos de consumo de drogas, vandalismo e roubos. Em todos eles é possível encontrar túmulos e lápides quebrados, peças saqueadas e materiais utilizados para o consumo de drogas.
No Cemitério Municipal São José, no centro da cidade, os portões laterais foram trancados. Apenas o principal fica aberto, para maior controle da visitação.
Já no Cemitério São Sebastião, latas utilizadas para queimar pedras de crack são encontradas espalhadas pelos jardins. Uma moradora da região que não quis se identificar disse que costuma chamar a polícia, mas “eles dão uma olhada e vão embora”.
A prefeitura e a polícia não sabem exatamente o número de ocorrências em cemitérios, pois grande parte das famílias que tiveram túmulos violados ou roubados não registra o boletim de ocorrência na delegacia.
A Prefeitura de Ponta Grossa explicou que são 16 funcionários para cuidar de 21 cemitérios e que a responsabilidade pela segurança nestes locais é da Guarda Municipal. “O funcionário do cemitério não tem função de polícia. Ele tá aqui pra abrir cova, fechar cova, varrer o cemitério, tirar o lixo, atender as reinvindicações dos familiares”, afirmou diretor do Serviço Funerário Municipal, José Martins.
A Guarda Municipal disse que são feitas rondas frequentes nos cemitérios da cidade, mas que faltam homens para o trabalho.

Nenhum comentário: