Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Extintores de incêndio com selo do Inmetro falsificado

 
A Polícia Federal de Curitiba (PR) fez, ontem, uma ação contra a falsificação de selos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o uso irregular deles em extintores de incêndio para carros. Foram expedidos sete ordens de prisão e 33 de mandados de busca e apreensão.
De acordo com a PF, 160 policiais federais, além de 16 servidores do Inmetro, participaram da operação. Os selos falsos eram produzidos no Distrito Federal e em seis estados: Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Bahia.
Segundo as investigações, as empresas envolvidas no esquema colocavam os selos de autenticação do Inmetro em extintores de incêndio. Os produtos eram revendidos como se tivessem sido recarregados, colocando os usuários em risco.
O Inmetro divulgará o laudo de vistoria das empresas envolvidas e o balanço da operação nos próximos dias. Para maior segurança, siga as dicas do instituto na hora de recarregar o extintor do seu veículo.
Como procurar
É possível se informar sobre as normas de manutenção e recarga de extintores de incêndio no endereço www.inmetro.gov.br/ouvidoria/faqs.asp.
Empresas certificadas
A lista das empresas certificadas encontra-se disponível no www.inmetro.gov.br/prodcert/. Acesse o item "Empresa", digite o número da razão social ou do CNPJ da mesma e selecione "buscar". O Inmetro recomenda, ainda, que seja feita uma busca das novas empresas no endereço www.inmetro.gov.br/qualidade/extintor/index.asp.

Nenhum comentário: