Powered By Blogger

terça-feira, 5 de julho de 2011

Cidades de Kaloré e Bituruna elegem novos prefeitos no PR

Dois municípios paranaenses elegeram neste domingo novos prefeitos. Os mandatários eleitos em 2008 nas cidades de Kaloré (no norte do Paraná) e Bituruna (sul do Estado) foram cassados pela Justiça Eleitoral e novas eleições foram marcadas para escolher os prefeitos que ficarão no cargo até o final de 2012.
Em Kaloré, Edmilson Stencil (PDT) foi eleito com 1.749 votos, contra 1.265 votos do candidato André Pereira (PT). Houve 3.014 votos válidos em Kaloré. Ainda foram registrados 60 votos brancos, 106 nulos e 463 abstenções. Stencil já comandou o município. Ele foi o segundo colocado nas eleições de 2008 e assumiu a prefeitura em 2009 depois de denúncias de abuso de poder durante a campanha eleitoral na qual saiu vencedor Adnan Luiz Canelo (PMDB) e o vice Mauro Labegaline (PT), que foram cassados pela Justiça Eleitoral. Mas houve uma decisão do Tribunal de Justiça que tirou Stencel e colocou no cargo o então presidente da Câmara Municipal, André Pereira (PT). Posteriormente, o presidente da Câmara mudou e a cidade está sendo comandada pelo vereador Osni Aparecido Franco (PT).
Em Bituruna, o cartório eleitoral de União da Vitória (responsável por coordenar pelas eleições de hoje no município vizinho) registrou problemas na transmissão de dados de duas urnas. Uma delas estava na zona rural do município. Com isto, a apuração demorou mais de quatro horas. O vencedor das eleições suplementares foi Rodrigo Rossoni (PSDB), filho do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB). A diferença para o segundo colocado, Carlos Roberto de Oliveira Silveira (PPS), foi de apenas 64 votos (4.614 contra 4.550). Detalhe: Carlos Roberto é cunhado de Valdir Rossoni, pai do prefeito eleito neste domingo.
As novas eleições em Birituna foram necessárias após a cassação do prefeito Remi Ranssolin (PTB), em março deste ano. Ele foi cassado pela Câmara Municipal, que confirmou um parecer contrário sobre as contas da gestão de Ranssolin entre 2000 e 2004. O município é ainda administrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Conrado (PP).

Nenhum comentário: