Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Paraná se firma como maior produtor e exportador de frango

Cerca de 120 países compram a carne produzida no estado.
No primeiro semestre, vendas externas cresceram em volume e faturamento.

Do Globo Rural
A produção de frango de 2007 para cá aumentou 31,11% no Paraná. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado, só no primeiro semestre foram abatidos 5,71% a mais que no mesmo período de 2010.
Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, explica que o Paraná é um grande produtor de milho e soja, matérias-primas essenciais na produção de ração. Além disso, o estado concentra 80% das propriedades rurais ideais para a produção de frango.
A exportação também aumentou no estado, o Paraná exportou 499 mil toneladas no primeiro semestre, 4,5% a mais que no mesmo período de 2010. Segundo Dilvo, o aumento se deve aos frigoríficos do estado estarem voltados ao mercado externo, eles possuem estruturas que atendem as exigências desse consumidor. Os cortes também estão especializados, a Europa importa peito sem osso e a Ásia importa coxa e sobrecoxa sem osso. Além das plantas estarem de acordo com as exigências do mercado externo, o Paraná registra tecnologia adequada.
Confira o vídeo com a entrevista completa e saiba como está a relação consumo/produção e a expectativa do setor para os próximos meses.

Nenhum comentário: