Powered By Blogger

terça-feira, 26 de julho de 2011

Pastoral da Criança atua no combate à desnutrição, no Paraná

Iniciativa de voluntárias ajuda as crianças das vilas rurais do estado.
Uma vez por mês a Pastoral da Criança pega o caminho da roça.

Do Globo Rural
A vida das famílias de um vilarejo no Paraná mudou nos últimos 10 anos por causa da iniciativa de voluntários da Pastoral da Criança. A desnutrição que era um problema sério já não se vê mais por ali.
O destino é uma vila rural do distrito de Pulinópolis, em Mandaguaçu, no norte do Paraná. Logo o povo vai chegando, a criançada fica reunida debaixo da sombra das árvores. As voluntárias fazem a pesagem e reforçam as dicas de cuidados com a alimentação dos filhos.
O trabalho já tem uma longa história, são 10 anos de presença na comunidade rural. Isolina Marin e Vilma Cavalaro participam desde o começo e contam que de lá pra cá muita coisa mudou, a desnutrição, por exemplo, sumiu.
Em cada encontro, uma nova lição. Hoje, as crianças aprenderam a plantar sementes de árvores.
A conversa sobre os cuidados com a alimentação acaba com um banquete à mesa: torta de legumes, bolo de cenoura, bolacha feita com multi mistura, suco de couve com limão e de laranja com cenoura, tudo muito nutritivo para não descuidar da saúde do povo da roça.
“As crianças são mais saudáveis pelo fato de correrem livres, brincarem, se alimentarem melhor, a gente percebe uma qualidade de vida”, comenta Leilane Wesselovicz, coordenadora da Pastoral da Criança.
O trabalho da Pastoral na comunidade não fica só nos encontros com as mães e os filhos, acaba envolvendo a família inteira. Isso é facilmente percebido quando se chega nas casas, em cada uma tem uma horta, resultado da orientação das voluntárias.

Nenhum comentário: