Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MP investiga 7 mil por improbidade

o investigações relacionadas à defesa do patrimônio público, principalmente sobre atos de prefeitos e vereadores
Sete mil inquéritos civis por improbidade administrativa estão em andamento no Ministério Público do Paraná atualmente. São investigações relacionadas à defesa do patrimônio público, principalmente sobre atos de prefeitos, vereadores e funcionários públicos comuns.

Segundo o corregedor do MP-PR, Moacir Gonçalves Nogueira, não é possível estimar quantos desses inquéritos se transformarão em ações impetradas na Justiça, mas o Ministério Público do Paraná tem aprimorado sua capacidade de investigação, o que torna os inquéritos mais completos.

“Investigações sobre improbidade administrativa envolvem muito conhecimento técnico, que o promotor não tem. Por isto, temos que ter as equipes de especialistas, como auditores, peritos. E isso no Paraná nós estamos conseguindo”, diz o corregedor.

Ações

Moacir Gonçalves Nogueira está coordenando um levantamento nacional deações por improbidade administrativa. Ontem e hoje, em Maceió, os corregedores do Ministério Público de todos os Estados brasileiros estão reunidos para juntar os dados deste levantamento.

Segundo o promotor paranaense, hoje estão prontas para ser julgadas 1.111 ações em todo o país, mas este número deve aumentar com informações de cinco Estados que ainda não entregaram os dados.

No Paraná, são pouco mais de 50 ações concluídas há mais de 60 dias. A preocupação dos corregedores, segundo Moacir, é que estas ações estejam julgadas em segunda instância para o próximo pleito presidencial, em 2014 e tenham reflexo na lei da ficha limpa.

Assim, com o levantamento pronto, eles vão trabalhar para que essas ações sejam priorizadas na Justiça.

Nenhum comentário: