Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Quase metade dos alunos reprovam na prova teórica no PR, diz Detran

42,5% dos candidatos reprovam no teste para a primeira habilitação.
Um dos principais motivos seria a interpretação dos textos.

Do G1 PR, com informações da RPC TV de Maringá
Um levantamento feito pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), mostrou que dos alunos que fizeram a prova teórica para fazer a primeira habilitação nos quatro primeiros meses de 2011, 42,54% reprovaram. Um dos principais motivos seria a interpretação dos textos. A reclamação por parte dos candidatos é frequente nas auto-escolas.
Nas cidades de Catanduvas, Imbituva, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, o índice de reprovação foi de 60% no mesmo período.
Um teste rápido com motoristas habilitados realizado pela equipe da RPC TV nas ruas de Maringá, mostrou que entre dez pessoas, cinco erraram a resposta. "Complicadíssimo, não dá pra entender nada", afirmou um dos motoristas.
Durante a prova, que é obrigatória para a primeira habilitação, os alunos tem 50 minutos para responder 30 questões. Para ser aprovado e seguir com as aulas práticas, o candidato precisa acertar pelo menos 21 questões.
Segundo os instrutores, entre os principais motivos para a reprovação estão o nervosismo, desatenção e a prova eletrônica realizada pelo computador que se torna um desafio por pessoas que não são acostumadas com o sistema, principalmente os idosos.

Nenhum comentário: