Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dengue tipo quatro é diagnosticada em Ibiporã, interior do Paraná

Do G1
Um morador de Ibiporã, na Região norte do Paraná, foi diagnosticado com o tipo quatro da dengue (DENV-4). Este é o segundo caso registrado no estado. O primeiro foi verificado em outubro de 2011. O paciente procurou um posto de saúdede Londrina, a 14 km de Ibiporã, em 7 de abril, com os sintomas característicos da patologia que são dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor no corpo e dor nas articulações. As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta terça-feira (15), junto com o boletim semanal da doença.

A dengue possui quatro variedades DENV-1, DENV-2, DENV-3, DENV-4, sendo que as três primeiras têm circulação no Paraná. Cada pessoa pode ser contaminada apenas uma vez por cada tipo de vírus.
Ambos os casos de DENV-4 registrados no estado são importados. O paciente de Londrina foi contaminado em Mato Grosso, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde.
Estatísticas de Dengue no Paraná
De agosto de 2011 até a segunda-feira (14) foram confirmados 18.828 casos de dengue no Paraná, sendo 1.650 autóctones, ou seja, o paciente foi contaminado dentro do estado, e 178 importados.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, de uma semana para a outra, algumas cidades tiveram um crescimento significativo no número de casos como Alto Piquiri (aumento de 29 casos), Boa Vista da Aparecida (15), São Jorge do Patrocínio (14), Jaguapitã (10) e Maringá (10).

Nenhum comentário: