Powered By Blogger

terça-feira, 15 de maio de 2012

Menina de 10 anos tem tumor do tamanho de bola de futebol removido do abdômen

Tumor de 3 quilos era benigno, mas poderia ter matado britânica se não tivesse sido removido.

Da BBC

Uma menina britânica de dez anos de idade teve um tumor de três quilos -- do tamanho de uma pequena bola de futebol -- removido de seu abdômen.
A mãe de Eliana Mann, Tara, disse que a vida da menina foi transformada pela complexa operação, realizada no Hospital Infantil de Great Ormond Street, em Londres.
Apesar de ser benigno, o tumor poderia ser fatal se continuasse a crescer.
"Se ela não tivesse o tumor removido, ele acabaria crescendo, crescendo e crescendo e acabaria a matando simplesmente devido a seu tamanho", disse Tara à BBC.
"Não tínhamos muita opção. Foi uma operação vital".
Eliana Mann comemora o aniversário de dez anos (Foto: Arquivo pessoal/BBC)Eliana Mann comemora o aniversário de dez anos (Foto: Arquivo pessoal/BBC)
Sintomas
Os primeiros indícios de que alguma coisa não ia bem apareceram no verão de 2009. Eliana não estava se desenvolvendo de forma normal: seus pés não cresciam havia dois anos, ela não se alimentava bem e estava cansada o tempo todo.
Seu pai, Paul, achou que a barriga da menina estava dura demais. O médico concordou e pediu exames.
Quando o enorme tumor benigno foi descoberto, os médicos tentaram reduzi-lo com quimioterapia, mas após um ano e meio de tratamento, ele ainda estava aumentando de tamanho.
'Caso raro'
Em julho de 2011, foi tomada a decisão de remover o tumor.
"Este tipo de tumor nesta localização é muito raro. Vemos menos de um por ano no Great Ormond Street Hospital", disse o cirurgião Edward Kiely.
Havia uma chance em dez de que a operação não desse certo. Foram nove horas de cirurgia e diversos pedaços de tumor foram retirados, o maior deles pesando três quilos.
Em setembro, Eliana voltou para a escola e, segundo a mãe, ela é uma nova criança.
"Ela está crescendo, ganhou peso, tem muita energia. Ela luta boxe, joga netball [uma variação do basquete praticada na Grã-Bretanha] e faz natação", conta Tara.
A história de Eliana foi tema de um documentário que vai ao ar no canal BBC2, na Grã-Bretanha, na noite desta terça-feira (15).

Nenhum comentário: