Powered By Blogger

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cinco estados brasileiros têm alerta para chuva de granizo; veja previsão

O granizo se forma em nuvens grandes que alcançam altos níveis da atmosfera, onde a temperatura é muito baixa e congelam as gotas de água.

No Brasil, a meteorologia alerta para chuva de granizo em cinco estados. No norte do Paraná, no Centro-Oeste de São Paulo, no leste de Mato Grosso do Sul, no Triângulo Mineiro e no sul de Goiás. Em todas essas regiões pode chover granizo, na tarde desta terça-feira (12) até à noite.
O granizo se forma quando uma nuvem fica tão grande que alcança altos níveis da atmosfera. Lá em cima, a temperatura é muito baixa, menor do que zero grau. As gotas de água congelam e caem sob a forma de granizo.
No Nordeste do país, chove há vários dias, em boa parte da região. No Recife, por exemplo, desde sexta-feira (8) já choveu 40% do esperado para o mês todo em apenas quatro dias.
Na cidade mineira de Tapira, os moradores se uniram para limpar a sujeira deixada pela tempestade do fim-de-semana. Casas ficaram alagadas depois que um córrego transbordou.
Nesta terça (12), poucas áreas do país devem ficar com o tempo seco. Parte do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Espírito Santo e o interior da Bahia. Mas, o tempo fica abafado por todo o país.
Veja a previsão do tempo completa
Nuvens carregadas se espalham pela maioria das regiões. Há risco de temporais entre o litoral de Alagoas, Acre, Mato Grosso do Sul e o norte do Paraná. Pode chover forte também no interior paulista e no Triângulo Mineiro.
Tempo firme, o dia todo, apenas no sul e leste do Rio Grande do Sul e do norte do Rio de Janeiro até o leste da Bahia.

Nenhum comentário: